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Biz 125 Ex Falhando , Passo a Passo
#1
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Oi aqui é uma Biz 125 EX 2014 certo essa moto é Flex seguinte gente falou que ela está falhando ela dá falhas ela pega normalmente só que quando começa a andar Ela fica dando falhas hora ela dá falhas hora não dá falhas mas não percurso que ela anda ela dá várias em vários momentos da faixa certo então vamos funcionar motocicleta e olha aí funcionando corretamente as ruas e ler agora e observe o e já está falhando você topa e ela fica dando alguns cortes mas se acelerar e puxar o acelerador e ganhar velocidade ela para de falhar Em alguns momentos ela falha e outros não mas a maioria das vezes quando vai sair na moto ela dá falhas observe a obra já está começando a postar vou acelerar aqui ó percebe que já não falhou como falha o antes e Ah tá falhando certo então qual o primeiro procedimento a ser analisado certo toda moto injeção eletrônica certo temos que ter o multímetro comprecimetro manômetro e o conhecimento de como analisar certo Qual os paranto tem que dar nessa motocicleta Ok Temos tem que ter essas quatro ferramentas multímetro manômetro comprei assento e o conhecimento ok então vamos lá começar um dos primeiros testes a ser analisado é verificar se em algum momento que essa moto estava andando ela armazenou algum código de falha em algum momento ela pode ter ligado aqui a luz de injeção ou de ligado aqui a luz da LC é porque ao teor de o e dependendo da situação de condições nesse momento ela armazenou algum código de falha então é é aonde temos que ir lá no coreto da LC certo que nessa moto é aqui vem aqui na frente iremos desconectar e conectar a ferramenta diagnóstica e analisar Você tem algum código de falha armazenar Ok tanto podemos fazer isso com essa ferramenta ou com Scania Então vamos subir analisar lá caso não tem nenhum código de falha caso não tenha mudado o mapa de combustível iremos analisar a pressão da bomba de combustível certo e isso é um dos momentos também aqui pode ser a vela de ignição muito fechada ou aberta demais ou defeituosa ou danificada certo então vamos tirar a parte frontal e lá no quarto dela e sei fazer uma análise tem código de falha senhores reparadores a URI sempre fazer o estudo de diagnóstico de acordo com o modelo que você irá fazer a manutenção e para isso você tem no acesso ao site MS Big lá você consegue fazer os estudos certo nos serviços e antes de fazer a reparação da motocicleta e já sabe os parâmetros e análise em cima de acordo com o modelo daquela moto certo então vamos desconectar aqui tira aqui a frente e fazer a verificação lá no controle de ser vamos lá Pronto já tirei aqui a frente certo a parte frontal e aqui ao conector deve ser grato vamos retirar ele aqui do local e pronto agora iremos tirar aqui acaba aqui de proteção e com a ferramenta de Diagnóstico certa iremos conectar ao conectar aqui a ferramenta e faz o jumpeamento certo aqui ó do Fio Verde com listra preta para o fio azul certo do fio azul para o fio verde com listra Preta hoje amplamente aqui da ferramento Pronto já está conectado o conector deve ser e vamos ligar a ignição certo e verificar aqui ó se vai apresentar algum código de falha armazenada central ou o mapa de combustível aqui ó no teor de álcool certo na luzinha a LC chave ignição ligada e absorvem o Aloísio que já acendeu ó kójico olha aí aqui vamos primeiro aqui ó tá dando uma duas piscada indicando que o teor de álcool certo está no mapa 2 indicando que tem de 30 a 50 por cento de teor de álcool dentro do tanque de combustível e essa luz está indicando o que tem de 30 a 70 porcento de álcool dentro do tanque agora essa no dia que quer dizer o que observa uma as duas rápida uma longa Observe 10 uma duas certo eu duas piscadas rápido duas unidades então uma pescada longa significa 10 e duas rápida significa 12 então 12 Observe novamente É uma longa 10 unidade 12 então 12 código dos indicando que o bico de injetor Está defeituoso ok então esse código foi armazenado em algum momento certo nesse momento agora vou desligar aqui Observe que na hora que eu fosse onde é a motocicleta a moto funcionou e não apresentou o código indicando que parcialmente o bico não está com defeito certo parcialmente mas como Apresentou um código de falha pode ter sido que alguém desconectei o bico enviar armazenar o código certo como pode ser que em algum momento a pressão da linha de combustível injetor por combustível o bico superaqueceu mais do que o normal e viveu É apresentar esse pó tipo de falha certo e aqui piscando duas vezes indicando que o teu de alcançar atendem passando por cento pode ser OB eu tô certo defeituoso em jogando pouco combustível lá na cama combustão e a sonda fez a leitura que tinha muito oxigênio pouca gasolina e veio o módulo veio mudar o mapa de combustível certo Oi e a outra causa poderia ser a bomba de combustível mandando pouca gasolina lá para o bico injetor e causando a mudar o mapa de combustível você sou eu que tomei defeituoso também poderia fazer essa modificação Então qual a primeira coisa a gente vai analisar certo já com esses paramos iremos a usar bomba de combustível pressão da bomba de combustível né isso e tem gasolina e depois vai ficar o bico injetor primeiro e nem mais aqui que é o mais fácil é só tirar aqui o assento e verificar a pressão da linha de combustível e depois analisar o bico se a pressão da bomba ativo é baixa iremos primeiro eu reparar aqui e depois fazer o procedimento em relação ao bico injetor certo então vamos agora fazer o teste agora na bomba deportivo a gente fazer a pressão não há vai ficar perto da locomotiva vamos apagar esse código de falha e mudar o mapa de combustível É certo que quando a gente fizer a reparação lá da bomba do Bico já está tudo prontinho aqui em relação a botar a moto para condicionar e seguiu reset Então vamos lá para gente pagar os focos de falha é só fazer o jamp lá no deve ser ligar a chave de ignição e quando a luzinha aqui acender certa desconecta e conecta novamente ir nessa forma iremos apagar os potes de pai que tem só tem um vai pagar somente Então já conectado chave ignição ligada ó ó tá piscando já lá então é só desconecta e conecta novamente quando faz essa conexão à luz aqui da mil vai ficar constante piscando Observe que não tá mais dando o código e sim piscando constantemente isso quer dizer que realmente conseguimos fazer o reset passa a ter a certeza Desliga a chave ignição com jamp conectado liga a chave ignição e a luz da mil diagnóstico permanecerá acesa então aqui confirma que a gente apagou o código de falha que estava armazenado poderia ser um ou dez corte que ele ia pagar todos os forte uma vez só só que aqui ainda permanece com o código de com o mapa de combustível dois ainda armazenada na central Então vamos fazer esse reset Vamos mudar para o mapão Desliga a chave ignição procedimento junto conectado no lado deve ser puxo punho total da série A se liga chave ignição quando a luz da injeção do do teor de álcool ela sente ela paga quando acender novamente desde só o tamos aqui o acelerador depois desconectamos conector do DLC certo e dentro de 5 a 10 segundos reconectarmos certo nesse momento a luz aqui ó do teu de álcool certo deve a LC irá o que ficar acesa constante indicando eu que conseguimos fazer o reset do mapa de combustível Então vamos lá jamp conectado vou puxar que o ponto aparece criador irei segurar aqui liga a chave ignição [Música] e a luz acendeu apagou e transferir novamente acender o sorteio acelerador venho aqui desde conecto e conecte novamente nesse momento a luz do teu de álcool né DLC permanece acesa então conseguimos fazer o reset do mapa de combustível certo para confirmar desligo Jump não deve ser ligo a chave ignição e observe o e a luz do aí você começa a piscar uma vez e apaga uma vez e apaga uma vez e apaga certo se tivesse tomar para 2 pescaria duas vezes rápido pagava dava um tempo e voltava a piscar duas vezes tivesse um mapa cair por isso que alguma doença que eles davam tem para pagar e depois voltar para pescar três vezes já estão quatro um dois três quatro e voltava pagar Dar um Tempo e voltar você de quatro vezes Observe que tá piscando somente uma vez apaga uma vez apaga uma vez apague indica que está no mapa um de combustível indicando que tem mais gasolina praticamente somente gasolina Ok dentro do tanque combustível e automaticamente aqui ó apagamos todos os códigos de falha armazenado na central pronto é dessa forma que fazemos reset pagamos os códigos e fazendo reset do mapa de combustível perto na motocicleta na sabes aqui então desligue a chave se desconectar o conector deve ser Tá certo desconectamos e pronto agora e vamos fazer o que medir pressão de bomba de combustível analisar aqui casa tudo correto iremos passar para o bico injetor Caso não esteja correto aqui iremos fazer reparação da bomba e depois no bico ejetor Caso seja preciso vamos lá Pronto já retirei aqui O Baú da motocicleta por quê porque aqui tem um filtro de combustível e tem um relevo criação aqui então sempre tem que retirar certo o assento da motocicleta para poder fazer esses testes aqui tem um parafuso tem uma presilha aqui ó o engate aqui essa só tá aqui a instalação ó solta aqui a instalação elétrica E aí e tem um dia pronto aqui a mangueira solta aqui também a mangueira e aqui tem uma presilha ó solta também ao tirar aqui já fica fácil de tirar aqui e só dá aqui do lado de cá então vamos retirar aqui E aí [Música] o portal retirar aqui a tampa só puxar aqui ó e a mangueira aqui já está solta e puxa para o lado de carro pronto já está solto certo esse guia esse e esse justamente fica aqui nesses pontos só certo São dias então aqui iremos desconectar aqui a mangueira de combustível certo iremos medir aqui na saída da bomba Qual a pressão que tem que sair aqui se o regulador está aqui em qual a pressão então a pressão tem que ser o quê de 5 a 8 bar Ok saindo da bomba de combustível tem que ser de 5 a 8 bar depois passa pelo filtro e quando passa aqui no regulador a pressão sair para o bico injetor em três bar e o que restante passa retornando para o tanque novamente certo essa mangueira de retorno aqui ó eu vou ligação ok então vamos ver se conectar aqui vamos retirar aqui a borracha de proteção de segurança Vamos colocar o alicate aqui pressionar empurra para dentro e puxar para fora para soltar a mangueira OK vou dar uma limpeza aqui para ficar melhor vamos lá e pronto já fiz uma limpeza aqui certo agora puxamos a borracha mais vendo aqui para cima sem puxar com força para não romper a borracha e agora iremos colocar a ferramenta certo esses encaixe aqui ó irá encaixar de um lado e do Oscar certo aqui ó observem e aqui ó o OK agora é só pressionar Ó mas cavidade lá certo pressiona aqui empurra para dentro e depois puxa para fora Ok então vamos lá ó e Isso dificulta um pouco que somente com a mão atrapalha né mas usando as duas mãos sai bem mais rápido Ok pronto aí agora só tirar presilha e borrachinha Pode deixar vamos colocar o mano não poder medir a pressão saindo da bomba de combustível vamos lá já coloquei que o manômetro certo aqui ó vai ter o meu não dá fechei aqui é manivela Ei Então agora eu vou segurar aqui por causa que aqui vai sair uma pressão de 5 a 8 bar e se não se eu não segurar irá saltar porque o encaixe aqui do meu Manon está defeituoso certo foi rompido Então vou segurar aqui e agora vamos ligar a chave de ignição e e já que são ligada vamos ligar de novo Oi ó 4baa vamos ligar novamente 14 bar 4,2 vamos ligar novamente pronto levou novamente e foi a quatro pontos foto com 3 mais ou menos vamos ligar só mais uma vez a chave ignição pronto realmente 4.2 aí ó certo então ela está quase 5 barras de pressão está parcialmente certo parcialmente defeituosa com essa pressão saindo da bomba e torno aí de quatro by e-mail é para moto funcionar sem falha nenhuma mas isso quer dizer que a bomba de combustível está parcialmente defeituosa a qualquer momento essa bomba de combustível perder essa pressão certo e ela vai começar dar falhas então aqui é um dos casos que podemos já substituir tá certo o resto da bomba ou a bomba completa por motivo dessa pressão que está parcialmente irregular certo podemos deixar essa bomba de combustível corretamente é substituir essa bomba porque o refil porque por causa que a pressão ideal é de 5 a 8 bar certo então agora queremos fazer iremos conectar o manômetro aqui ó depois do filtro de combustível certo tem que apresentar essa mesma leitura aqui de quatro by e-mail mais ou menos Ok então vamos ver se conectado aqui vamos ver conectar a mangueira e conectar ali embaixo depois do filtro combustível como está tá conectei aqui a mangueira certo saindo da bomba e passa pelo filtro perto raizinha Desde quando aqui do regulador e pegando aqui a pressão que tá passando depois do Fio certo que a mangueira do mantra om o OK agora vamos ligar a chave de ignição é observar tem que dar mesmo a pressão late quando vai e-mail fica novamente aí ó quatro by e-mail há mais ou menos quase chegando a 5 bar certa então está mesmo pressão saindo aqui da bomba Então quer dizer que o fio de combustível Está ok certo tá deixando passar a pressão OK agora vamos reconectar essa mangueira aqui de se conectar essa e verificar qual a pressão está indo para o bico injetor certo vamos lá Pronto já coloquei aqui o mano tá agora é uma querido manômetro já retorno aqui essa mangueira aqui no regulador essa pressão agora certo tem que dar três bar de pressão tá vindo tá bom vô Tá certo venha pressão lado de 5 a 8 bar essa aqui tá dando quatro by e-mail está parcialmente correta certo não quer dizer que está perfeita mas está parcialmente correta com essa pressão ela vai funcionar só que tá indicando que está se danificando o refil da bomba feito então tá vindo a pressão quanto para e-mail Ok e agora saindo aqui tem que permanecer na pressão de 3 bar Justamente a pressão que o bico de injetor trabalha Ok então vamos lá já está aqui uma nota agora vamos ligar chave ignição e v a pressão que vai nos apresentar o chá de ser ligada E aí ó tem negócio de pressão retornar lentamente parcialmente correto ligar novamente e permanece aí três Val desliga e liga novamente ó em Ok e está parcialmente correta podemos ver que está correto aí a pressão na linha de combustível agora vamos colocar a outra mangueira aqui demoram Vamos conectar que vai para o bico injetor e verificar na hora que a gente funcionar se essa pressão vai permanecer de levar funcionando o celular ficar oscilando na hora que ela começar a da falhas certo se ela falhar EA pressão tiver oscilando então tem algo de errado aqui no relógio de pressão certo então vamos colocar essa mangueira e Vamos conectar na mangueira do bico gente poder ver como é que fica o comportamento tinha funcionamento que vai lá para o bico injetor vamos lá ó e pronto já está conectado aqui ó saindo do regulador eu já tô entrando aqui no malandro em Ok e saindo aqui do meu número é e para a mangueira que vai lá para o bico injetor certo manivela já está aberta e agora liga a chave ignição aí ó E aí [Música] o trigo a depressão agora vamos funcionar motocicletas 1 o funcionando e observe pessoal vamos ver se é um momento é lá e com silando aqui a pressão na linha de combustível Estou acelerando a Ah tá falhando ó está falhando ou trabalhando mas a pensão da Alice do Chico não caia Então vou trabalhando mas a intenção da Lei combustível não cai então isso quer dizer o que quer dizer que a bomba de combustível Está ok o filtro Está ok e o réu impressão também está OK agora iremos analisar o que o bico injetor porque quando a gente ligou a chave em direção ao fez o Japão deve ser ele mostrou um código armazenado o código O código 12 é do bico injetor Então vamos analisar o bico injetor vamos tirar aquilo que eu tô de perna e vamos verificar lá o bico injetor no corpo aceleração vamos lá e Pronto já tirei aqui que eu tô de pernas certo agora vamos retirar aqui o corpo de aceleração e retirar o bico e fazer o teste no bico injetor vamos retirar aqui a caixa do filtro de ar perto de se conectar os conectores aqui do corpo de da aceleração e remover o corpo e retirar o bico vamos lá Pronto já remover aqui a caixa do filtro de ar certo vou ver se parafuso folga do lado de cá fogo aqui a presilha e ficou super a dor perto e Empurra ele para o lado de lá certo Pronto agora vamos soltar o cabo acelerador vamos desconectar que os conectores que é preso ao congelador certo e depois retirar que a mangueira certo que vem lá do regulador de pressão e que os mexeu aqui encaixa no bico ao retirar aquele fora iremos retirar o beco é só daqui a presilha parafuso a presilhas do cooler transmissão também vamos lá Pronto já retirei fora o corpo acelerador certo agora vamos retirar o bico injetor e fazer a verificação dele lá na máquina limpeza de bico vamos lá Pronto já tirei aqui o bico fora certo é que eu vou mostrar que ele aqui ó é seis furos aqui ó E aí é 6 furos E ai ai sei se for um bico injetor Então vamos colocar ele agora na máquina e fazer o análise dele a quem vamos lá Pronto bem que já tô já está aqui no canto então vamos lá fazer o teste ele já tinha máquina Então vamos lá então vamos começar aqui ó no 01 que é vazão mundo nesse teste aqui o tempo ligado vai ser 45 segundos certo e nesse tempo nessa máquina aqui da multiscan certo ou a quantidade que ml tem que ficar aqui na média aqui de 8 a 9 ml mais ou menos nesse tempo OK a pressão que ele fez lá então vamos lá e em então vamos esperar aqui 45 segundos e ver a quantidade perto da injeção ali ó E aí E aí vamos aguardar aqui se ela vai apresentar essa quantidade de ml se não apresentar já iremos colocar aqui parar fazer a limpeza aqui na ultrassom perto e pronto ali ó há mais ou menos 5ml certo então por isso que ela está funcionando se essa filha da falha que tinha que tá aqui na média de 8 a 9 ml mais ou menos Então esse é o problema certo então vamo tirar o bico daqui colocar aqui no líquido certo até gente para poder fazer a limpeza certo Na ultrassom aqui ó certo agora vamos fazer agora limpeza e pronto o bico injetor já está lá mergulhado certo aí agora vamos aqui ó e o s certo que ultrassom e agora vamos acionar start irei colocar aqui ó 15 minutos certo ó 15 minutos ok já tem 15 minutos aqui então vamos deixar a difícil e funcionamento e com música eu não vou contar sozinho Pet novamente ó [Música] o rap da garagem Fazenda battisti Pronto já terminou agora vamos colocar lá para fazer o teste de vazão novamente certo vamos lá e pronto já coloquei ele no canto certo agora vamos fazer aqui o teste de invasão novamente e três vá vamos esperar aqui 45 segundos para ver a quantidade que vai nos apresentar e a Lia comprou aumente isso é um dos motivos de ter mudado lá o mapa de combustível certo pouco a vazão [Música] olha ali ó Tá chegando já 5 ml olha 7ml opa olha aí ó há 8 ml perfeito Justamente a vazão correta da Biz 125 OK então agora vamos colocar o bico e já estou no canto e executado novamente o teste lá se está falhando ou não vamos lá volta já coloquei aqui o bico no canto certo então vamos fazer o teste aqui você vai falhar ou não ok Pronto já está funcionando certo agora vamos acelerar ver se ela vai falhar e E aí E aí E aí e sem nenhum falhamento E aí E aí bom então é isso defeito da moto somente bico injetor parcialmente sujo tinha alguma sujeira no bico injetor e tava causando falhamento e tava causando certo a mudança de mapa de combustível ok e nessa sujeira que tinha no bico injetor fez com que fosse pouco combustível para câmara de combustão a sonda fez a leitura perto de muito oxigênio mandando a informação para o modo e o modo fez com que mudasse esse mapa de combustível é lá querendo reconhecer que tinha muito álcool certo no combustível queimado aqui na câmara de combustão por isso que mudou esse mapa de combustível filamento era parcialmente sujeira dentro perto do bico injetor tinha sujeira mas não o suficiente para enfrentar entupido e deixar passar a gasolina suficiente Ok então de feita moto o bico injetor sujo então para vocês reparadores Te essas informações para por a analisar passo a passo um sistema de uma moto você precisa ter acesso aos manuais de serviço e lá no site NS Big você tem acesso a diversos na serviço é só você ter acesso ao site fazer a doação e estudar perca tempo sem perder o seu tempo vamos estudar tira uma hora por dia para estudar os manuais de serviço Ok então defeito da moto somente bico injetor defeituoso na vazão de paramos do bico injetor show
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