Bem vindo ao Fórum MSBig, se você já é registrado e está vendo essa mensagem basta clicar em Entrar com seu usuário e senha!

Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Acabou o Problema do Cubo Paralelo
#1
Video 


Olá pessoal, eu sou Clayton Lima, mecânico de motos, e hoje vou compartilhar uma técnica que resolve um problema comum nos cubos paralelos, especialmente nos modelos de Fan e Titan 09. Essa técnica garante que os rolamentos sejam instalados perfeitamente, evitando folgas e problemas futuros.

O problema recorrente acontece quando instalamos um cubo paralelo novo, e após alguns dias, o cliente volta pedindo garantia devido às folgas nos rolamentos, o que pode causar o amarelamento do cubo e travamento do freio.

A forma tradicional de instalar rolamentos é usando um instalador de rolamento e batendo para encaixá-lo. No entanto, isso pode gerar problemas, pois o diâmetro do cubo para o rolamento é muito pequeno, e ao bater, o rolamento pode entrar com dificuldade, causando folgas.

A solução para isso é aplicar a técnica da variação térmica. Primeiro, aquecemos a parte de alumínio do cubo. Após o aquecimento, pegamos os rolamentos que estavam no congelador para contrair. Colocamos o rolamento aquecido no cubo e ele entra suavemente, sem marcar as bordas do cubo.

Essa técnica evita o desgaste do material causado pela variação térmica. O aquecimento expande o cubo, e o resfriamento dos rolamentos faz com que eles se contraiam, facilitando a instalação sem folgas. É importante ressaltar que não é necessário aquecer até o ponto de derretimento, pois isso poderia causar danos irreparáveis.

Após o procedimento, deixamos esfriar à temperatura ambiente, e os rolamentos ficam na medida correta, eliminando as folgas. Essa técnica tem se mostrado eficaz, e desde que comecei a aplicá-la, não tive mais problemas com garantia de cubos paralelos.

Espero que essa dica seja útil para resolver problemas com cubos paralelos em suas motos. Se gostou do vídeo, não se esqueça de deixar seu like e inscrever-se no canal para mais dicas como essa.

Administrador
Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
Video CB 300, Como Resolver de Vez o Problema no Cabeçote. Pastilhamento, Desmontagem e Mon Sr.Big 0 1.224 24-04-2020, 12:52:23
Última Mensagem: Sr.Big

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 2 Visitante(s)