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Como Fazer o Teste no Relé Auxiliar de 4 e 5 Pinos - Ivan Motos Show
Hoje vou mostrar como fazer o teste em relés auxiliares, tanto de 4 quanto de 5 pinos, muito utilizados em motos como a Honda. Vou explicar de maneira simples e detalhada, usando um multímetro e uma lâmpada de teste.
Passo 1: Conhecendo os Pinos do Relé
É essencial entender a função de cada pino do relé antes de fazer o teste:
- Pino 86: Aterramento da bobina do relé.
- Pino 85: Positivo da bobina do relé.
- Pino 30: Entrada de corrente (negativa ou positiva, dependendo do projeto).
- Pino 87: Saída de corrente quando a bobina é armada.
- Pino 87a (apenas em relés de 5 pinos): Realiza o jumpeamento do 30 para o 87a quando o relé não está armado.
Com essas funções em mente, podemos começar o teste.
Passo 2: Teste com Multímetro
Para este teste, você precisará de:
- Um multímetro na escala de continuidade.
- Uma bateria.
- Fios para conexão.
1. Conecte o fio verde ao Pino 86 (aterramento) e o fio vermelho ao Pino 85 (positivo).
2. Coloque o multímetro no Pino 30 e a outra ponta no Pino 87.
3. Quando o relé estiver armado, o multímetro deverá apitar, indicando que há continuidade entre o 30 e o 87.
Se o multímetro não indicar continuidade, a bobina do relé pode estar defeituosa.
Passo 3: Teste com Lâmpada de Teste
Agora, vamos fazer o teste com uma lâmpada de teste, que pode ser de qualquer potência (5W, 10W, etc.).
1. Conecte a lâmpada ao Pino 87 e ao Pino 30, e coloque uma carga positiva no Pino 85.
2. Quando a bobina do relé for armada, a corrente passará do 30 para o 87, acendendo a lâmpada.
3. Caso a lâmpada não acenda, o relé está com defeito.
Passo 4: Teste em Relé de 5 Pinos
Nos relés de 5 pinos, o pino 87a realiza o jumpeamento constante com o Pino 30. Assim, ao testar com o multímetro, você verá continuidade entre os dois, até que a bobina seja armada, momento em que a corrente será transferida para o Pino 87.
Passo 5: Usando a Ferramenta Específica para Teste de Relés
Se você tiver a ferramenta específica para teste de relés, o processo é mais simples:
1. Conecte a garra vermelha no positivo da bateria e a preta no negativo.
2. Coloque o relé na base da ferramenta, selecionando o tipo correto (4 ou 5 pinos).
3. Pressione o botão para realizar o teste. A lâmpada da ferramenta acenderá se o relé estiver funcionando corretamente.
Se a lâmpada não acender, o relé está defeituoso.
Conclusão
Agora você sabe como testar relés auxiliares de 4 e 5 pinos utilizando um multímetro, uma lâmpada de teste ou uma ferramenta específica. Lembre-se sempre de verificar as funções dos pinos e de usar os instrumentos corretos para garantir que o relé esteja funcionando corretamente.
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