26-10-2024, 17:37:11
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 26-10-2024, 17:38:43 por admin.)
Diagnóstico de Geração da Phoenix Shineray - 1ª Parte
Aqui é uma Phoenix Shineray e o cliente nos relatou que ela está descarregando a bateria. Ele já colocou uma nova bateria, mas em dois dias já descarregou completamente, não permitindo mais dar partida.
Sintomas
Ignição ligada, não dá partida e o farol fica ligado direto da bateria, sem possibilidade de desligá-lo, exceto pelo ajuste da luz baixa ou alta. A chave de luz foi modificada, mas o farol não desliga.
Diagnóstico Inicial
Precisamos analisar se o sistema da moto foi modificado para que o farol acenda ao ligar a ignição ou se isso é padrão. Também verificaremos o sistema de carga, para verificar se o farol acende apenas quando o motor entra em funcionamento, ou se ele acende ao ligar a chave de ignição e a chave de luz.
Análise do Sistema de Carga
Vamos verificar o estator, o regulador de voltagem, a fiação e os fusíveis para ver se há alguma conexão solta, sujeira ou curto-circuito. Após remover as carenagens, analisaremos a fiação e a instalação elétrica.
Sistema de Luzes
Ao verificar o conector do regulador retificador, notamos que ele tem os fios vermelho, amarelo e verde, além de um fio vermelho com listra branca, indicando que o farol deveria acender com o funcionamento do motor. No entanto, o farol está ligado direto, o que indica uma modificação no sistema. O fio vermelho com branco que deveria acionar o farol foi quebrado e refeito de forma incorreta.
Teste do Sistema de Carga
Com a ignição ligada, fizemos o teste da bateria. A bateria tem 9V, o que indica que está descarregada. Com a moto funcionando, a voltagem não passa dos 9.9V, indicando que há um problema no sistema de carga, possivelmente no estator ou no regulador de voltagem.
Verificação do Estator
Desconectamos os fios branco e amarelo do estator e medimos a resistência entre eles. A resistência estava dentro do padrão (0.8 Ohms), o que é um bom sinal. Em seguida, verificamos a continuidade entre os fios para o aterramento e também não encontramos problemas.
Ao testar a voltagem do estator, a leitura foi de 18V na lenta e 50V ao acelerar, valores abaixo do esperado (100-120V). Isso indica um problema no estator, possivelmente com as bobinas.
Reparo do Estator
Ao desmontar o estator, encontramos várias bobinas folgadas e algumas queimadas. Isso explica a baixa voltagem gerada. Realizamos o reparo, isolando e fixando as bobinas corretamente.
Teste Final
Após o reparo, refizemos os testes. A voltagem agora está chegando a 120V, o que indica que o estator foi reparado com sucesso. O sistema de carga está funcionando corretamente.
Conclusão
O problema de descarga da bateria foi causado por um estator danificado e uma modificação incorreta na fiação do farol. Após corrigir o estator e a fiação, o sistema de carga voltou a funcionar corretamente, e a moto agora gera voltagem suficiente para carregar a bateria e acionar o farol.
Aguardem pela segunda parte, onde vamos testar o CDI e a bobina de ignição para eliminar outros possíveis problemas.
Administrador