23-04-2020, 12:52:35
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 16-12-2023, 20:08:48 por admin.)
O vídeo aborda a questão dos parafusos espanados em motocicletas, com foco nos reparos das tampas laterais e do cárter. O modelo de moto mencionado é a Titan 150, a Y&R, a XTZ e a Biz 125. Aqui está uma explicação simplificada:
**Tampas Laterais:**
1. Importância do uso do torquímetro para apertos corretos.
2. Descrição dos problemas causados por parafusos espanados nas tampas laterais.
3. Recomendação para evitar problemas: usar o torquímetro corretamente e trocar o óleo conforme indicado.
4. Processo de reparo: remover a tampa, substituir a junta, trocar o óleo e ajustar os parafusos.
**Cárter:**
1. Problemas frequentes no parafuso do cárter, especialmente em motos como a Titan 150, Y&R, XTZ e Biz 125.
2. Explicação sobre o problema de vazamento de óleo devido ao aperto excessivo.
3. Sugestão de cuidados: usar a ferramenta certa, evitar espanar os parafusos e trocar o óleo regularmente.
4. Explicação do processo de reparo: reabrir o furo, fazer uma busca, usar uma bucha e aplicar um parafuso de tamanho diferente (14 mm, se necessário).
5. Alternativa para evitar desmontar o motor: realizar o procedimento com o motor montado, esgotar o óleo antigo e limpar para remover a sujeira.
**Conclusão:**
1. Recomendação de substituição da rosca sempre que possível para evitar vazamentos.
2. Explicação do uso de buchas para reparar parafusos espanados, destacando a importância de escolher o tamanho adequado.
3. Menciona a possibilidade de terceirizar o serviço de reparo de buchas em uma retificadora, caso necessário.
4. Ênfase na importância de apertar os parafusos com o torque adequado para evitar problemas futuros.
5. Informações adicionais sobre a aplicação de peso (quilos) nos parafusos, adaptado conforme necessário.
Esses são os principais pontos abordados no vídeo, e espero que isso ajude a entender o conteúdo.