KADETT EFI C/ TRANSMISSÃO MECÂNICA – LUZ DA TROCA DE MARCHAS ASCENDENTE LIGADA MESMO - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Leves (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=28) +--- Fórum: Chevrolet - GM - Opel (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=76) +---- Fórum: Dicas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=79) +---- Tópico: KADETT EFI C/ TRANSMISSÃO MECÂNICA – LUZ DA TROCA DE MARCHAS ASCENDENTE LIGADA MESMO (/showthread.php?tid=1592) |
KADETT EFI C/ TRANSMISSÃO MECÂNICA – LUZ DA TROCA DE MARCHAS ASCENDENTE LIGADA MESMO - Sr.Big - 22-05-2020 Solucionando o Problema da Luz de Troca de Marchas Ascendente Sempre Ligada no Kadett EFI com Transmissão Mecânica
No Chevrolet Kadett EFI com transmissão mecânica, a luz de indicação de troca de marchas ascendente é um recurso que ajuda o motorista a mudar de marcha no momento ideal para economizar combustível e melhorar o desempenho. No entanto, se essa luz permanece acesa constantemente, pode ser um indicativo de um problema de incompatibilidade mecânica ou de calibragem eletrônica, especialmente após reparos significativos, como a troca da caixa de câmbio. Diagnóstico: Luz de Troca de Marchas Ascendente Sempre Ligada A luz de troca de marchas ascendente deve acender apenas quando o sistema detecta que o motor está em uma rotação ideal para a troca de marcha. Se a luz permanece acesa, mesmo quando o sensor de velocidade está funcionando corretamente e registrando os 16 pulsos esperados, o problema pode estar relacionado a uma incompatibilidade mecânica. Observações Importantes:
Causa Identificada: Relação de Coroa e Pinhão Diferente da Original A causa do problema foi identificada como sendo a troca da caixa de câmbio por uma com uma relação de coroa e pinhão diferente da original. A relação de coroa e pinhão afeta a maneira como o sensor de velocidade calcula a velocidade do veículo. Quando essa relação é alterada, o sinal gerado pode não corresponder ao que a UCE espera, fazendo com que a luz de troca de marchas ascendentes permaneça acesa. Como a Relação de Coroa e Pinhão Diferente Afeta a Luz de Troca de Marchas? - Calibragem Incorreta da Velocidade: A UCE está programada para interpretar os pulsos do sensor de velocidade com base na relação original de coroa e pinhão. Uma alteração nessa relação pode levar a leituras erradas de velocidade e rotações, fazendo a luz de troca de marchas acender indevidamente. - Diferença nas Rotas Calculadas para Troca de Marchas: Com a relação de transmissão alterada, a UCE pode não calcular corretamente o momento ideal para trocar de marcha, o que interfere no funcionamento normal da luz de indicação de troca de marchas. Solução: Troca da Relação de Coroa e Pinhão ou Desligamento da Luz de Troca de Marchas Existem duas soluções para resolver esse problema: 1. Trocar a relação de coroa-pinhão pela relação original especificada para o veículo. Isso garantirá que a UCE receba o sinal correto e a luz de troca de marchas ascendente funcione conforme projetado. 2. Desligar a luz de marcha ascendente, como foi feito pela própria GM em veículos fabricados a partir de 1996. Esta opção é mais rápida e econômica, especialmente se o proprietário não quiser a indicação de troca de marchas. Ferramentas Necessárias para Trocar a Relação de Coroa e Pinhão:
Procedimento para Troca da Relação de Coroa e Pinhão:
Procedimento Alternativo para Desligar a Luz de Troca de Marchas:
Comentário Adicional: Este caso ressalta a importância de uma comunicação eficaz com o cliente durante o diagnóstico. Saber que a caixa de câmbio foi trocada e que há uma diferença na relação de transmissão foi essencial para encontrar a causa do problema rapidamente. Sem essa informação, o diagnóstico teria demorado muito mais. Diálogos claros e detalhados com o cliente podem economizar tempo significativo durante o diagnóstico e garantir que o problema seja resolvido de forma eficaz e eficiente. Conclusão: Com essas orientações, os aprendizes de mecânica estarão melhor preparados para lidar com problemas de luz de troca de marchas ascendentes em veículos como o Chevrolet Kadett EFI, garantindo diagnósticos precisos e soluções eficazes.
|