Bem vindo ao Fórum MSBig, se você já é registrado e está vendo essa mensagem basta clicar em Entrar com seu usuário e senha!. Se você se registrou recentemente e preencheu todos dados corretamente a ativação demora de 24 a 48 horas, fique atento ao Celular iremos enviar um e-mail e um sms com instruções!

Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
KADETT EFI C/ TRANSMISSÃO MECÂNICA – LUZ DA TROCA DE MARCHAS ASCENDENTE LIGADA MESMO
#1
Livro - PDF 
Solucionando o Problema da Luz de Troca de Marchas Ascendente Sempre Ligada no Kadett EFI com Transmissão Mecânica

No Chevrolet Kadett EFI com transmissão mecânica, a luz de indicação de troca de marchas ascendente é um recurso que ajuda o motorista a mudar de marcha no momento ideal para economizar combustível e melhorar o desempenho. No entanto, se essa luz permanece acesa constantemente, pode ser um indicativo de um problema de incompatibilidade mecânica ou de calibragem eletrônica, especialmente após reparos significativos, como a troca da caixa de câmbio.



Diagnóstico: Luz de Troca de Marchas Ascendente Sempre Ligada

A luz de troca de marchas ascendente deve acender apenas quando o sistema detecta que o motor está em uma rotação ideal para a troca de marcha. Se a luz permanece acesa, mesmo quando o sensor de velocidade está funcionando corretamente e registrando os 16 pulsos esperados, o problema pode estar relacionado a uma incompatibilidade mecânica.

Observações Importantes:
  • O sensor de velocidade está funcionando corretamente, registrando 16 pulsos por rotação, o que indica que ele está operando normalmente.
  • O proprietário do veículo informou que o Kadett sofreu um acidente e a caixa de câmbio foi trocada por outra com uma relação de coroa e pinhão diferente da original.
  • Essa alteração na relação de coroa e pinhão pode levar a uma discrepância entre o que o sensor de velocidade reporta e o que a Unidade de Controle Eletrônico (UCE) espera, resultando na luz de troca de marchas ascendente permanecendo acesa.



Causa Identificada: Relação de Coroa e Pinhão Diferente da Original

A causa do problema foi identificada como sendo a troca da caixa de câmbio por uma com uma relação de coroa e pinhão diferente da original. A relação de coroa e pinhão afeta a maneira como o sensor de velocidade calcula a velocidade do veículo. Quando essa relação é alterada, o sinal gerado pode não corresponder ao que a UCE espera, fazendo com que a luz de troca de marchas ascendentes permaneça acesa.

Como a Relação de Coroa e Pinhão Diferente Afeta a Luz de Troca de Marchas?
- Calibragem Incorreta da Velocidade: A UCE está programada para interpretar os pulsos do sensor de velocidade com base na relação original de coroa e pinhão. Uma alteração nessa relação pode levar a leituras erradas de velocidade e rotações, fazendo a luz de troca de marchas acender indevidamente.
- Diferença nas Rotas Calculadas para Troca de Marchas: Com a relação de transmissão alterada, a UCE pode não calcular corretamente o momento ideal para trocar de marcha, o que interfere no funcionamento normal da luz de indicação de troca de marchas.



Solução: Troca da Relação de Coroa e Pinhão ou Desligamento da Luz de Troca de Marchas

Existem duas soluções para resolver esse problema:
1. Trocar a relação de coroa-pinhão pela relação original especificada para o veículo. Isso garantirá que a UCE receba o sinal correto e a luz de troca de marchas ascendente funcione conforme projetado.
2. Desligar a luz de marcha ascendente, como foi feito pela própria GM em veículos fabricados a partir de 1996. Esta opção é mais rápida e econômica, especialmente se o proprietário não quiser a indicação de troca de marchas.

Ferramentas Necessárias para Trocar a Relação de Coroa e Pinhão:
  • Chave de catraca e soquetes: Para desmontar a caixa de câmbio e substituir a coroa e o pinhão.
  • Torquímetro: Para aplicar o torque correto nos parafusos ao remontar a caixa de câmbio.
  • Manual de serviço do Kadett: Para garantir que as especificações e procedimentos corretos sejam seguidos.

Procedimento para Troca da Relação de Coroa e Pinhão:
  1. Remover a Caixa de Câmbio: Utilize a chave de catraca e soquetes para remover a caixa de câmbio do veículo. Isso pode envolver a remoção de outras partes, como semieixos, suporte de transmissão e componentes relacionados.
  2. Desmontar a Caixa de Câmbio: Abra a caixa de câmbio para acessar a coroa e o pinhão.
  3. Substituir a Coroa e o Pinhão: Remova a coroa e o pinhão instalados e substitua-os pela relação correta especificada no manual de serviço do Kadett.
  4. Remontar a Caixa de Câmbio e Reinstalar: Monte novamente a caixa de câmbio, certificando-se de aplicar o torque correto nos parafusos. Reinstale a caixa de câmbio no veículo.
  5. Testar o Funcionamento do Sistema: Ligue o veículo e faça um teste de direção para garantir que a luz de troca de marchas ascendente funcione corretamente.

Procedimento Alternativo para Desligar a Luz de Troca de Marchas:
  1. Acessar a UCE do Veículo: Consulte o manual do proprietário ou um profissional para encontrar o método correto de desativação da luz de troca de marchas ascendente. Em muitos casos, isso pode ser feito através de ajustes no software da UCE.
  2. Desativar a Luz de Troca de Marchas: Siga as instruções para desativar a função de indicação de troca de marchas. Isso deve resolver o problema de forma rápida e prática.
  3. Verificar com o Scanner Automotivo: Utilize um scanner automotivo para confirmar que a luz de troca de marchas foi desativada corretamente e que não há outros problemas.



Comentário Adicional:

Este caso ressalta a importância de uma comunicação eficaz com o cliente durante o diagnóstico. Saber que a caixa de câmbio foi trocada e que há uma diferença na relação de transmissão foi essencial para encontrar a causa do problema rapidamente. Sem essa informação, o diagnóstico teria demorado muito mais.

Diálogos claros e detalhados com o cliente podem economizar tempo significativo durante o diagnóstico e garantir que o problema seja resolvido de forma eficaz e eficiente.

Conclusão: Com essas orientações, os aprendizes de mecânica estarão melhor preparados para lidar com problemas de luz de troca de marchas ascendentes em veículos como o Chevrolet Kadett EFI, garantindo diagnósticos precisos e soluções eficazes.
Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
Video Troca da Bomba de Combustível E Carro Bebendo Muito da Linha Chevrolet Completo. admin 0 678 20-06-2024, 08:41:45
Última Mensagem: admin
Video Defeito Complicado no Astra 2.0 2009/10 Não Pega. Será Que é Sensor Mesmo? admin 0 635 20-02-2024, 14:13:38
Última Mensagem: admin
Video Barulho de Tucho! troca de Tuchos E Balancin do Vectra 2.2 8v Todos Motores Gm. admin 0 727 17-02-2024, 20:04:47
Última Mensagem: admin
Video Troca da correia dentada do Onix e procedimento via scaner. Sr.Big 0 1.821 01-06-2020, 17:15:04
Última Mensagem: Sr.Big
Video Troca da correia dentada do Celta VHC. Sr.Big 0 1.683 01-06-2020, 17:05:42
Última Mensagem: Sr.Big
Video Troca da Bomba de Água do Astra Sr.Big 0 1.813 01-06-2020, 16:52:34
Última Mensagem: Sr.Big
  Não engata marchas: Ré, 3ª e 5ª - GM Captiva / Ford Fusion Sr.Big 0 1.444 01-06-2020, 16:44:28
Última Mensagem: Sr.Big
  Kadett GSI - 2.0 - O motor girava e não entrava em funcionamento Sr.Big 0 1.651 01-06-2020, 16:26:38
Última Mensagem: Sr.Big
  Kadett 1.8 - O motor girava e, às vezes, não entrava em operação Sr.Big 0 1.653 01-06-2020, 16:23:09
Última Mensagem: Sr.Big
  Kadett EFI - O motor apresentava perda de potência e oscilação de marcha lenta Sr.Big 0 1.972 01-06-2020, 16:21:36
Última Mensagem: Sr.Big

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)