01-06-2020, 16:21:36
Sistema: Sistema de injeção Multec 700
Combustível: Gasolina
Problema: O motor apresentava perda de potência e oscilação de marcha lenta
Veículo: Kadett EFI
Componente: Distribuidor de ignição
Causa: Relutar magnético do distribuidor defasado
Procedimentos e solução: Ao inspecionar o motor notamos que tinha pouca potência e dava a impressão de motor atrasado (fora do ponto). Examinamos o sincronismo da correia do comando bem como a chaveta da polia da árvore de manivelas, porque costumam sair da posição. Tudo estava dentro das especificações. Retiramos o distribuidor e colocamos outro para teste: a falha desapareceu. Desmontamos o distribuidor que estava com defeito e notamos que o relutar do eixo estava fora de fase. Com a autorização do cliente colocamos um distribuidor novo e o problema foi solucionado.
Esclarecimentos adicionais: Esse tipo de defeito é causado por erro de manutenção. Na troca da bobina impulsora, desmontaram o distribuidor pelo lado errado. Se o relutar for retirado do eixo é possível encaixá-lo fora de posição. A posição correta do relutar é quando um dos 4 rebites se alinha ao rasgo do rotor.
Combustível: Gasolina
Problema: O motor apresentava perda de potência e oscilação de marcha lenta
Veículo: Kadett EFI
Componente: Distribuidor de ignição
Causa: Relutar magnético do distribuidor defasado
Procedimentos e solução: Ao inspecionar o motor notamos que tinha pouca potência e dava a impressão de motor atrasado (fora do ponto). Examinamos o sincronismo da correia do comando bem como a chaveta da polia da árvore de manivelas, porque costumam sair da posição. Tudo estava dentro das especificações. Retiramos o distribuidor e colocamos outro para teste: a falha desapareceu. Desmontamos o distribuidor que estava com defeito e notamos que o relutar do eixo estava fora de fase. Com a autorização do cliente colocamos um distribuidor novo e o problema foi solucionado.
Esclarecimentos adicionais: Esse tipo de defeito é causado por erro de manutenção. Na troca da bobina impulsora, desmontaram o distribuidor pelo lado errado. Se o relutar for retirado do eixo é possível encaixá-lo fora de posição. A posição correta do relutar é quando um dos 4 rebites se alinha ao rasgo do rotor.