01-06-2020, 16:30:31
Sistema: Sistema de injeção Delphi
Combustível: Gasolina I álcool
Problema: Motor apresentava detonação - batida de pino
Veículo: Celta VHC
Componente: Cabo de aterramento
Causa: Havia falta de aterramento entre o negativo da bateria e a carroceria
Procedimentos e solução: Examinamos, em primeiro lugar, a qualidade do combustível.
Aparentava normalidade. Procuramos por obstruções no sistema de exaustão. Tudo estava perfeito, inclusive o catalisador. Verificamos o circuito de alimentação e de aterramento da bateria.
A tensão entre o negativo da bateria e a carroceria estava elevada, em torno de 480 mVDC.
Retiramos o cabo de aterramento. Notamos que na região da sua fixação na lataria, havia mau contato, porque o parafuso tinha sido apertado sobre a tinta. Refizemos o aterramento e novamente medimos a tensão. Obtivemos o valor correto, menor que 100 mVDC, com o circuito submetido à carga. O motor não manifestou mais detonação.
Esclarecimentos adicionais: Sempre que formos testar aterramentos, sugerimos usar a medida de tensão (DDP - diferença de potencial) com carga aplicada ao circuito. O teste de resistência é realizado com o circuito sem carga, podendo mascarar o resultado.
Combustível: Gasolina I álcool
Problema: Motor apresentava detonação - batida de pino
Veículo: Celta VHC
Componente: Cabo de aterramento
Causa: Havia falta de aterramento entre o negativo da bateria e a carroceria
Procedimentos e solução: Examinamos, em primeiro lugar, a qualidade do combustível.
Aparentava normalidade. Procuramos por obstruções no sistema de exaustão. Tudo estava perfeito, inclusive o catalisador. Verificamos o circuito de alimentação e de aterramento da bateria.
A tensão entre o negativo da bateria e a carroceria estava elevada, em torno de 480 mVDC.
Retiramos o cabo de aterramento. Notamos que na região da sua fixação na lataria, havia mau contato, porque o parafuso tinha sido apertado sobre a tinta. Refizemos o aterramento e novamente medimos a tensão. Obtivemos o valor correto, menor que 100 mVDC, com o circuito submetido à carga. O motor não manifestou mais detonação.
Esclarecimentos adicionais: Sempre que formos testar aterramentos, sugerimos usar a medida de tensão (DDP - diferença de potencial) com carga aplicada ao circuito. O teste de resistência é realizado com o circuito sem carga, podendo mascarar o resultado.