Celta VHC - Motor apresentava detonação - batida de pino - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Leves (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=28) +--- Fórum: Chevrolet - GM - Opel (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=76) +---- Fórum: Dicas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=79) +---- Tópico: Celta VHC - Motor apresentava detonação - batida de pino (/showthread.php?tid=1903) |
Celta VHC - Motor apresentava detonação - batida de pino - Sr.Big - 01-06-2020 Sistema: Sistema de injeção Delphi Combustível: Gasolina I álcool Problema: Motor apresentava detonação - batida de pino Veículo: Celta VHC Componente: Cabo de aterramento Causa: Havia falta de aterramento entre o negativo da bateria e a carroceria Procedimentos e solução: Examinamos, em primeiro lugar, a qualidade do combustível. Aparentava normalidade. Procuramos por obstruções no sistema de exaustão. Tudo estava perfeito, inclusive o catalisador. Verificamos o circuito de alimentação e de aterramento da bateria. A tensão entre o negativo da bateria e a carroceria estava elevada, em torno de 480 mVDC. Retiramos o cabo de aterramento. Notamos que na região da sua fixação na lataria, havia mau contato, porque o parafuso tinha sido apertado sobre a tinta. Refizemos o aterramento e novamente medimos a tensão. Obtivemos o valor correto, menor que 100 mVDC, com o circuito submetido à carga. O motor não manifestou mais detonação. Esclarecimentos adicionais: Sempre que formos testar aterramentos, sugerimos usar a medida de tensão (DDP - diferença de potencial) com carga aplicada ao circuito. O teste de resistência é realizado com o circuito sem carga, podendo mascarar o resultado. |