GOL 1.6 – SISTEMA IAW 1AVB – CONSUMO EXCESSIVO DE COMBUSTÍVEL - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Leves (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=28) +--- Fórum: Volkswagen (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=124) +---- Fórum: Dicas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=127) +---- Tópico: GOL 1.6 – SISTEMA IAW 1AVB – CONSUMO EXCESSIVO DE COMBUSTÍVEL (/showthread.php?tid=2811) |
GOL 1.6 – SISTEMA IAW 1AVB – CONSUMO EXCESSIVO DE COMBUSTÍVEL - Sr.Big - 16-06-2020 Resolvendo o Problema de Consumo Excessivo de Combustível no VW Gol 1.6 com Sistema IAW 1AVB
No VW Gol 1.6 equipado com o sistema de injeção eletrônica IAW 1AVB, o consumo excessivo de combustível é um problema que pode ser causado por um aterramento inadequado da Unidade de Controle Eletrônico (UCE). Mesmo sem a presença de códigos de falha registrados na memória da UCE, um aterramento defeituoso pode afetar o tempo de injeção, resultando em um consumo maior de combustível. Diagnóstico do Problema: Quando o consumo de combustível está mais alto do que o normal e o tempo de injeção está elevado, é importante verificar o estado do aterramento da UCE. A má qualidade do aterramento pode interferir no funcionamento correto da UCE e afetar o controle da mistura de ar-combustível. Observações Importantes:
Causa Identificada: Aterramento Deficiente da UCE A causa do problema foi identificada como um aterramento inadequado da UCE, com uma resistência de pouco mais de 3Ω entre o pino 1 da central e o pólo negativo da bateria. Essa resistência adicional pode afetar o funcionamento da UCE, levando a tempos de injeção mais altos e, consequentemente, a um consumo excessivo de combustível. Por Que o Aterramento Deficiente Afeta o Consumo de Combustível? - A UCE precisa de um bom aterramento para funcionar corretamente. Uma resistência excessiva no aterramento pode causar leituras imprecisas dos sensores e ajustar incorretamente o tempo de injeção, resultando em uma mistura de ar-combustível rica e consumo elevado. Solução: Limpeza dos Contatos Oxidados de Aterramento A solução para este problema envolve a limpeza dos contatos oxidados de aterramento até que a resistência entre o pino 1 da UCE e o pólo negativo da bateria seja inferior a 1Ω. Passos para Limpar e Melhorar o Aterramento da UCE:
Comentário Adicional: É importante notar que testar o ponto de aterramento com um voltímetro ou uma caneta de polaridade pode não ser a melhor abordagem. Uma resistência de 3Ω, que pode ser significativa para o funcionamento da UCE, muitas vezes não é detectada com essas ferramentas. O uso de um ohmímetro é recomendado para garantir que o aterramento esteja realmente adequado. Sempre utilize um ohmímetro ao testar o aterramento em sistemas eletrônicos de veículos. Mesmo pequenas resistências podem causar grandes problemas no funcionamento de módulos eletrônicos. Conclusão: Com estas orientações, os aprendizes de mecânica estarão mais preparados para diagnosticar e resolver problemas de consumo excessivo de combustível em veículos Volkswagen como o Gol 1.6 com sistema IAW 1AVB, assegurando um desempenho eficiente e econômico do motor.
|