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GOL 1.6 – SISTEMA IAW 1AVB – CONSUMO EXCESSIVO DE COMBUSTÍVEL - Versão de Impressão

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GOL 1.6 – SISTEMA IAW 1AVB – CONSUMO EXCESSIVO DE COMBUSTÍVEL - Sr.Big - 16-06-2020

Resolvendo o Problema de Consumo Excessivo de Combustível no VW Gol 1.6 com Sistema IAW 1AVB

No VW Gol 1.6 equipado com o sistema de injeção eletrônica IAW 1AVB, o consumo excessivo de combustível é um problema que pode ser causado por um aterramento inadequado da Unidade de Controle Eletrônico (UCE). Mesmo sem a presença de códigos de falha registrados na memória da UCE, um aterramento defeituoso pode afetar o tempo de injeção, resultando em um consumo maior de combustível.



Diagnóstico do Problema:

Quando o consumo de combustível está mais alto do que o normal e o tempo de injeção está elevado, é importante verificar o estado do aterramento da UCE. A má qualidade do aterramento pode interferir no funcionamento correto da UCE e afetar o controle da mistura de ar-combustível.

Observações Importantes:
  • Não há códigos de falhas registrados na UCE, o que indica que o problema não está em sensores ou atuadores diretamente monitorados pelo sistema.
  • O tempo de injeção está elevado, o que geralmente sugere que o motor está recebendo mais combustível do que o necessário.



Causa Identificada: Aterramento Deficiente da UCE

A causa do problema foi identificada como um aterramento inadequado da UCE, com uma resistência de pouco mais de 3Ω entre o pino 1 da central e o pólo negativo da bateria. Essa resistência adicional pode afetar o funcionamento da UCE, levando a tempos de injeção mais altos e, consequentemente, a um consumo excessivo de combustível.

Por Que o Aterramento Deficiente Afeta o Consumo de Combustível?
- A UCE precisa de um bom aterramento para funcionar corretamente. Uma resistência excessiva no aterramento pode causar leituras imprecisas dos sensores e ajustar incorretamente o tempo de injeção, resultando em uma mistura de ar-combustível rica e consumo elevado.



Solução: Limpeza dos Contatos Oxidados de Aterramento

A solução para este problema envolve a limpeza dos contatos oxidados de aterramento até que a resistência entre o pino 1 da UCE e o pólo negativo da bateria seja inferior a 1Ω.

Passos para Limpar e Melhorar o Aterramento da UCE:
  • Desligar a Bateria: Para garantir a segurança ao trabalhar no sistema elétrico, desconecte o cabo negativo da bateria.
  • Localizar o Ponto de Aterramento da UCE: O aterramento da UCE geralmente está conectado ao chassi ou ao motor. Consulte o manual de serviço para a localização exata.
  • Desconectar o Terminal de Aterramento e Inspecionar os Contatos: Solte o terminal de aterramento e inspecione os contatos quanto à presença de oxidação, sujeira ou corrosão.
  • Limpar os Contatos de Aterramento: Utilize uma escova de aço, lixa fina ou uma escova de arame para limpar o terminal de aterramento e o ponto de contato no chassi ou motor. Remova toda a oxidação e sujeira.
  • Aplicar Spray de Limpeza de Contato Elétrico: Após a limpeza mecânica, aplique um spray de limpeza de contatos elétricos para remover resíduos e evitar futuras oxidações.
  • Medir a Resistência com um Ohmímetro: Use um ohmímetro para medir a resistência entre o pino 1 da UCE e o pólo negativo da bateria. A resistência deve ser inferior a 1Ω.
  • Reinstalar o Terminal de Aterramento e Apertar Firmemente: Recoloque o terminal de aterramento e aperte-o bem para garantir uma boa conexão.
  • Reconectar a Bateria e Testar o Veículo: Reconecte o cabo negativo da bateria, ligue o motor e verifique se o consumo de combustível voltou ao normal e se o tempo de injeção está dentro da faixa ideal.



Comentário Adicional:

É importante notar que testar o ponto de aterramento com um voltímetro ou uma caneta de polaridade pode não ser a melhor abordagem. Uma resistência de 3Ω, que pode ser significativa para o funcionamento da UCE, muitas vezes não é detectada com essas ferramentas. O uso de um ohmímetro é recomendado para garantir que o aterramento esteja realmente adequado.

Sempre utilize um ohmímetro ao testar o aterramento em sistemas eletrônicos de veículos. Mesmo pequenas resistências podem causar grandes problemas no funcionamento de módulos eletrônicos.

Conclusão: Com estas orientações, os aprendizes de mecânica estarão mais preparados para diagnosticar e resolver problemas de consumo excessivo de combustível em veículos Volkswagen como o Gol 1.6 com sistema IAW 1AVB, assegurando um desempenho eficiente e econômico do motor.