16-06-2020, 12:10:09
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 07-09-2024, 20:21:46 por admin.)
Resolvendo o Problema de Consumo Excessivo de Combustível no VW Gol 1.6 com Sistema IAW 1AVB
No VW Gol 1.6 equipado com o sistema de injeção eletrônica IAW 1AVB, o consumo excessivo de combustível é um problema que pode ser causado por um aterramento inadequado da Unidade de Controle Eletrônico (UCE). Mesmo sem a presença de códigos de falha registrados na memória da UCE, um aterramento defeituoso pode afetar o tempo de injeção, resultando em um consumo maior de combustível.
Diagnóstico do Problema:
Quando o consumo de combustível está mais alto do que o normal e o tempo de injeção está elevado, é importante verificar o estado do aterramento da UCE. A má qualidade do aterramento pode interferir no funcionamento correto da UCE e afetar o controle da mistura de ar-combustível.
Observações Importantes:
- Não há códigos de falhas registrados na UCE, o que indica que o problema não está em sensores ou atuadores diretamente monitorados pelo sistema.
- O tempo de injeção está elevado, o que geralmente sugere que o motor está recebendo mais combustível do que o necessário.
Causa Identificada: Aterramento Deficiente da UCE
A causa do problema foi identificada como um aterramento inadequado da UCE, com uma resistência de pouco mais de 3Ω entre o pino 1 da central e o pólo negativo da bateria. Essa resistência adicional pode afetar o funcionamento da UCE, levando a tempos de injeção mais altos e, consequentemente, a um consumo excessivo de combustível.
Por Que o Aterramento Deficiente Afeta o Consumo de Combustível?
- A UCE precisa de um bom aterramento para funcionar corretamente. Uma resistência excessiva no aterramento pode causar leituras imprecisas dos sensores e ajustar incorretamente o tempo de injeção, resultando em uma mistura de ar-combustível rica e consumo elevado.
Solução: Limpeza dos Contatos Oxidados de Aterramento
A solução para este problema envolve a limpeza dos contatos oxidados de aterramento até que a resistência entre o pino 1 da UCE e o pólo negativo da bateria seja inferior a 1Ω.
Passos para Limpar e Melhorar o Aterramento da UCE:
- Desligar a Bateria: Para garantir a segurança ao trabalhar no sistema elétrico, desconecte o cabo negativo da bateria.
- Localizar o Ponto de Aterramento da UCE: O aterramento da UCE geralmente está conectado ao chassi ou ao motor. Consulte o manual de serviço para a localização exata.
- Desconectar o Terminal de Aterramento e Inspecionar os Contatos: Solte o terminal de aterramento e inspecione os contatos quanto à presença de oxidação, sujeira ou corrosão.
- Limpar os Contatos de Aterramento: Utilize uma escova de aço, lixa fina ou uma escova de arame para limpar o terminal de aterramento e o ponto de contato no chassi ou motor. Remova toda a oxidação e sujeira.
- Aplicar Spray de Limpeza de Contato Elétrico: Após a limpeza mecânica, aplique um spray de limpeza de contatos elétricos para remover resíduos e evitar futuras oxidações.
- Medir a Resistência com um Ohmímetro: Use um ohmímetro para medir a resistência entre o pino 1 da UCE e o pólo negativo da bateria. A resistência deve ser inferior a 1Ω.
- Reinstalar o Terminal de Aterramento e Apertar Firmemente: Recoloque o terminal de aterramento e aperte-o bem para garantir uma boa conexão.
- Reconectar a Bateria e Testar o Veículo: Reconecte o cabo negativo da bateria, ligue o motor e verifique se o consumo de combustível voltou ao normal e se o tempo de injeção está dentro da faixa ideal.
Comentário Adicional:
É importante notar que testar o ponto de aterramento com um voltímetro ou uma caneta de polaridade pode não ser a melhor abordagem. Uma resistência de 3Ω, que pode ser significativa para o funcionamento da UCE, muitas vezes não é detectada com essas ferramentas. O uso de um ohmímetro é recomendado para garantir que o aterramento esteja realmente adequado.
Sempre utilize um ohmímetro ao testar o aterramento em sistemas eletrônicos de veículos. Mesmo pequenas resistências podem causar grandes problemas no funcionamento de módulos eletrônicos.
Conclusão: Com estas orientações, os aprendizes de mecânica estarão mais preparados para diagnosticar e resolver problemas de consumo excessivo de combustível em veículos Volkswagen como o Gol 1.6 com sistema IAW 1AVB, assegurando um desempenho eficiente e econômico do motor.