Como Medir Folga Entre Pistão e Camisa da CG150 - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: Como Medir Folga Entre Pistão e Camisa da CG150 (/showthread.php?tid=4522) |
Como Medir Folga Entre Pistão e Camisa da CG150 - Sr.Big - 19-01-2022 E aí galera camisa aqui da 150 esse
livro aqui acabou de chegar da Retífica iremos analisar se realmente o corte está correto de acordo com o pistão para mim montar certo e eu não ter surpresas eu vou ter que verificar aqui se realmente tá nas missões específicas do cilindro do pistão Tá certo eu vou ter que analisar aqui se aumente a folga tá correta se não ficou com muita folga se não ficou com pouca foca certo então vamos arrasar primeira coisa fazer porque é a gente tirar a missão aqui ó do pistão certo esse pistão Ele foi de acordo com a camisa certo sempre dentro tem dar o corte de acordo com que estão as marcas diferente tipo você não pode dar um passo na camisa é de Um fabricante de pistão o exemplo você pegar um pistão a vai e faz um corte camisa pelo pistão b não pode tem que ser pela aquele pistão que você comprou certo então vamos lá primeira coisa fazer para gente fazer o análise a gente vai medir o tamanho do pistão para medir o tamanho pistão não é pela parte de cima do Cristão e sim pela parte de baixo Você mede aqui 10 mm da base certo até aqui mais ou menos ó ó é perto da MM daqui até aqui aí você vai pegar o micrômetro e vai fazer essa medição certo então vamos lá fazer essa medição aqui do que estão em e Pronto já tirei aqui a medição observa que a distância ó certo daqui lá para os batentes Zinho 10mm então a numeração que deu aqui ó Oi oi aqui ó aqui 50 mm aí 51 52 53 54 55 55 MM aí 56/57 OK 57mm aí embaixo 57,5 já passou do zero aqui ó certo então passou um tracinho depois do zero certo então tá com 57 MM, 51 centésimo Então esse pistão aqui a medição dele é 57,50 e um centésimo de milímetro Ok pronto aí aqui eu vou fazer o travamento aqui do micrômetro certo faz o trabalho de micron tem vou pegar o súbito aqui e colocar uma medição certo que seja maior do que 57,50 e um e colocar uma ambição que seja maior Tá bom então vai ser o que vai ser 58 milímetros Então vamos pegar aqui o súbito certo e colocar uma medição de 58 MM vamos lá pronta que é o seguinte aqui tem relógio comparador certo aqui a arte curto e o seguinte aqui é os batentes e aqui são os caos certo então aqui o seguinte eu vou pegar aqui a os os batentes eu vou pegar um que chega e próximo a medição que eu do pistão perto aqui ó 60 certo 60mm então você que é muito maior do que 57 e meio certo é muito maior Então tem que pegar o número menor do que esse Então vou pegar aqui ó 55 e mais e tem calça líquida 3 milímetros de 2 de um de meio então eu vou pegar o 55mm certo esse batente Zinho aqui certo e vou somar com esses carros Tá certo eu vou pegar 55 aqui e juntar com este três porque por causa que 55 Com estes dois ali só 57 então 57 menor do que 57 meio então vou pegar 55 mais esse de 10 que dá 58mm ok então vou pegar esse Fi a Jessy vou juntar eles dois certo para fazer a soma tem que colocar aqui ó nesse lado de carro e e pronto então Aqui irei tirar aqui ó [Música] eu irei colocar aqui beleza e depois colocarei aqui certo nesse mesmo tempo irei colocar o relógio comparador aqui certo uma pré-carga aí de 1 a 2 MM certo então vamos fazer a montagem aqui depois irei fazer um vídeo maior chegando passo a passo como faço todas as medições Como inserir o relógio comparador aqui no na arte certo mostra os detalhes aqui dos dos calços batentes Tá certo vamos lá Pronto já montei aqui já coloquei o relógio comparador na arte já deu uma recarga de 2mm certo depois explicar essa situação aqui e agora eu vou zerar aqui ó [Música] e o súbito relógio comparador de acordo com o tamanho do que estão certo irei colocar aqui irei esperar aqui por causa que eu colocar aqui ó ó e eu tenho que zerar ele aqui ó quando eu ficar para o lado chato o outro né começa a retornar pronto tá vendo ó vou começar a retornar aí está no ponto zero então aqui nessa medição tem 57,50 e um centésimo de milímetro certo então aqui já está correto A minha medição beleza no ponto zero aqui não posso mais mexer aqui no ponto zero eu já tenho 57,50 e um centésimo de milímetro então agora vamos pegar a camisa Oh e vamos fazer a medição certo temos colocar aqui e pronto agora queremos analisar nós vamos até o balança para o lado para o outro quando ele começar voltar Observe como é que eu voltar Então nesse ponto aqui ó certo é a medição dele Observe que está próximo ao 0 e 2 traço para esquerda certo no sentido anti-horário isso quer dizer que o batente Zinho ali o batente móvel certo ele se deslocou para fora quer dizer que o diâmetro aqui do cilindro está maior do que 57,50 e um centésimo quanto maior e se no ponto zero é 57,50 e um centésimo Então 2-2-1 significa que é dois centésimo então ele tá a missão da camisa está com o 57,50 e três centésimos de milímetros certo então tá com dois centésimos de milímetros de folga entre o pistão e a camisa então tá correto Beleza agora vamos fazer a verificação mais no meio e observe a mesma coisa então está correto também tá certo então mais lá embaixo e vamos verificar o mesma coisa então também está correcto agora vamos verificar se existe ovalização nessa camisa se realmente a Retífica não fez algo de errado vamos lá vamos verificar aqui agora E aí e olha aí a mesma coisa dois centésimos de um litro de folga e não existe ovalização está perfeito então aqui a Retífica fez o serviço de qualidade então por isso que sempre quando eu preciso fazer Retífica eu faço lá no motobox é só falar com André motobox vou deixar aqui o contato da Retífica motobox a e pronto já vira aí o contato só entrar em contato é aqui em Itapipoca certo essa Retífica Beleza então essa ideia é assim que fazemos a verificação perto da folga do bicho da camisa entre Cristão e a camisa sempre temos que analisar essas medições para a gente não montar e vim dar problema na montagem né na por motivo de organização da camisa por motivo de pouca folga de muita folga Beleza então sempre temos que fazer se a nelas na análise na camisa e no pistão beleza Fala galera Depois irei fazer um vídeo certo mostrando o passo a passo como utilizar corretamente o súbito os cuidados que ele tem ter o nome de cada componente qual usar indeterminado camisa certo mostrando a uso do micrômetro dá certo as medições beleza ele fazer um vídeo tudo detalhado Beleza então é assim galera que fazemos a verificação do cilindro eo pistão é a folga entre as duas peças e o show |