Simulação de defeito Sensor Ckp defeituoso bobina de Pulso veja Os Testes Passo a Pas - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: Simulação de defeito Sensor Ckp defeituoso bobina de Pulso veja Os Testes Passo a Pas (/showthread.php?tid=5502) |
Simulação de defeito Sensor Ckp defeituoso bobina de Pulso veja Os Testes Passo a Pas - admin - 31-12-2023 **Modelo da moto:** CG 150 Titan ESD 2013 Honda **Problema:** O vídeo demonstra uma simulação de defeito no sensor CKP (Sensor de Posição da Árvore de Cames), que é a mesma coisa que a bobina de pulso. O sensor CKP é responsável por fornecer informações ao sistema de ignição da motocicleta. Quando o sensor CKP está defeituoso ou há rompimento nos fios (azul com a faixa amarela e branco com a faixa amarela), a motocicleta não terá corrente elétrica para a vela de ignição, o que resultará na não funcionalidade da motocicleta. O vídeo também destaca que a motocicleta não apresenta nenhum código de falha no painel. **Solução passo a passo:** 1. **Preparação do teste:** O mecânico prepara um teste para verificar o funcionamento do sensor CKP, a bobina de ignição, a bomba de combustível e o bico injetor. Para isso, ele utiliza alfinetes conectados a vários pontos do sistema de ignição. 2. **Teste do sensor CKP com o sistema normal:** Com o sensor CKP funcionando normalmente, o mecânico liga a chave de ignição. O multímetro mostra continuidade no fio marrom, que fornece o negativo da bateria para a bomba de combustível. Ele também liga a luzinha vermelha ao conectar o fio rosa com branco, que alimenta o bico injetor. Além disso, a luzinha verde acende quando ele conecta o fio rosa com azul, que vai para a bobina de ignição. Isso indica que o sistema está operando normalmente. 3. **Teste com o sensor CKP defeituoso:** O mecânico desconecta o sensor CKP para simular um defeito. Ao dar partida na motocicleta, ele observa que a luzinha verde não acende mais, o que significa que o módulo não está recebendo os pulsos do sensor CKP. Isso faz com que a bomba de combustível, o bico injetor e a bobina de ignição não recebam o pulso negativo e, portanto, não funcionem. 4. **Conclusão:** O vídeo demonstra claramente a importância do sensor CKP no funcionamento do sistema de ignição da motocicleta. Quando o sensor está defeituoso ou com fios rompidos, a motocicleta não consegue dar partida e não apresenta códigos de falha no painel. Portanto, é essencial verificar e substituir o sensor CKP quando necessário para garantir o funcionamento correto do sistema de ignição. Além disso, o vídeo destaca a importância do estudo e treinamento contínuo para mecânicos de motos. |