Motor Titan 150 - desmontou Tem Que Trocar - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: Motor Titan 150 - desmontou Tem Que Trocar (/showthread.php?tid=5562) |
Motor Titan 150 - desmontou Tem Que Trocar - admin - 19-03-2024 Oi pessoal, se você possui uma Honda Bros 150 ou uma Titan 150 e está pensando em abrir o motor para alguns reparos, este vídeo é para você. Vou destacar algumas peças que costumam apresentar problemas e que eu recomendaria trocar para evitar gastos futuros. A primeira peça que costuma dar problema é a biela. Essa peça sofre impacto constante devido à explosão que ocorre em cima dela. Ela tem um rolamento que pode apresentar desgaste, e é aconselhável trocar tanto a biela quanto esse rolamento ao redor dos 80.000 km, dependendo do uso e da qualidade do óleo. Outra peça que merece atenção é o rolamento da lateral esquerda do estator, onde fica o magneto estator. Esse rolamento é propenso a problemas e é recomendável substituí-lo ao abrir o motor, mesmo que esteja aparentemente bom. Já o rolamento da lateral direita do virabrequim costuma ter uma vida útil mais longa devido ao seu design de agulhas. Se estiver em bom estado, pode não ser necessário trocá-lo, a menos que haja falta de óleo. O rolamento do eixo primário, onde a embreagem é montada, é crítico. Ele está sujeito a impactos e pode quebrar facilmente. Recomendo a substituição durante a abertura do motor para evitar desmontagens adicionais. Os dois rolamentos do contrapeso, que ajudam a equilibrar o motor, também devem ser trocados preventivamente. Lembre-se, a substituição dessas peças pode variar de moto para moto, dependendo do histórico de uso e manutenção. Se houver falta de óleo ou algum problema específico, é sempre bom verificar todos os rolamentos para garantir o bom funcionamento do motor. |