Nxr 150 Bros Esd Mix 2010 Sem da Partida em Neutro com Diagrama Elétrico - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: Nxr 150 Bros Esd Mix 2010 Sem da Partida em Neutro com Diagrama Elétrico (/showthread.php?tid=5656) |
Nxr 150 Bros Esd Mix 2010 Sem da Partida em Neutro com Diagrama Elétrico - admin - 04-06-2024 Olá, aprendizes de mecânica! Vamos mergulhar na mecânica da Honda NXR 150 Bros ESD MIX 2010, especificamente no sistema de partida elétrica. Este é um caso interessante onde a moto não dava partida em neutro devido a um problema no circuito elétrico. Vou explicar passo a passo o que aconteceu e como diagnosticar e resolver o problema. ### Entendendo o Problema: - **Situação Inicial:** A moto não dava partida em neutro. - **Observação Inicial:** Havia um "jump" feito no fusível, uma ligação direta que não é recomendada, especialmente em motos injetadas, devido aos riscos de segurança. ### Análise e Diagnóstico: 1. **Verificação do Interruptor de Embreagem:** - Ao remover o "jump", a moto não dava partida, indicando que o problema não estava no interruptor de embreagem. 2. **Funcionamento em Neutro:** - Com a moto em neutro, a luz indicativa estava acesa, mas ainda assim não dava partida. Isso sugere que o interruptor do neutro estava funcionando, mas havia problema no circuito de partida. 3. **Foco no Circuito de Partida:** - O problema indicava uma falha no aterramento do relé de partida. - O circuito de partida é composto por vários componentes: bateria, relé de partida, motor de partida, diodo do neutro, interruptor de embreagem, chave de ignição, entre outros. - O circuito funciona assim: a bateria alimenta o relé, que, quando acionado (em neutro ou com embreagem pressionada), permite que a corrente flua até o motor de partida. 4. **Investigação do Circuito Elétrico:** - A análise do circuito elétrico mostrou que o aterramento não estava sendo efetuado corretamente no relé de partida quando a moto estava em neutro. - O problema estava potencialmente no fio verde claro com listra vermelha ou no diodo do neutro. ### Solução: 1. **Verificação dos Fios e Diodo do Neutro:** - Usando um multímetro, verifique a continuidade e resistência dos fios e do diodo relacionados ao circuito de partida. - Foi descoberto que o diodo do neutro estava ausente, o que impedia o aterramento correto. 2. **Reparo:** - Após reinstalar o diodo do neutro e confirmar a continuidade e resistência adequadas, o sistema de partida voltou a funcionar normalmente. ### Pontos Importantes: - **Segurança:** Nunca faça "jumps" ou ligações diretas em componentes elétricos, especialmente em motos injetadas. Isso pode causar acidentes e falhas no sistema. - **Diagnóstico Preciso:** Entender o diagrama elétrico da moto é crucial para um diagnóstico correto. Sempre siga as rotas elétricas e verifique cada componente. - **Uso de Ferramentas Corretas:** Um multímetro é essencial para verificar continuidade, resistência e tensão em vários pontos do circuito. Lembrando que a prática leva à perfeição. Então, continuem estudando e praticando, e logo vocês estarão resolvendo problemas complexos como esse com facilidade. Boa sorte! ?️? |