Como Testar o Sensor de Pulso da Honda CG Titan 125 KS 2002 - Guia Técnico Completo - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: Como Testar o Sensor de Pulso da Honda CG Titan 125 KS 2002 - Guia Técnico Completo (/showthread.php?tid=5891) |
Como Testar o Sensor de Pulso da Honda CG Titan 125 KS 2002 - Guia Técnico Completo - admin - 08-09-2024 Como Testar o Sensor de Pulso da Honda CG Titan 125 KS 2002 - Guia Técnico Completo
Olá, pessoal! Sou o Hélio Rodrigues, professor de mecânica de motos, e hoje vou explicar de forma detalhada e simples como realizar o teste do **sensor de pulso (CKP)** na Honda CG Titan 125 KS, ano 2002. Esse componente é crucial para o sistema de ignição da motocicleta, e falhas nele podem causar diversos problemas de funcionamento, como falhas na aceleração e problemas na marcha lenta. Vamos lá, passo a passo, entender como testar esse sensor utilizando as ferramentas adequadas! 1. Introdução ao Sensor de Pulso (CKP)
O sensor de pulso, também conhecido como **sensor CKP**, é um componente indutivo que gera um pulso ao detectar a passagem de um ressalto metálico no magneto. Esse sinal é enviado para o TCI (Transistor de Controle Integrado), que utiliza essa informação para controlar a ignição. A CG Titan 125 KS 2002 não vem originalmente com motor de partida elétrico (KS significa "Kick Start" ou "partida a pedal"), mas um motor de partida pode ser adaptado posteriormente. 2. Verificação Inicial: Teste de Centelha
Antes de testar o sensor de pulso, é essencial verificar a **centelha na vela de ignição** para determinar se o problema está no sistema de alimentação de combustível ou no sistema de ignição. Para isso, usamos uma ferramenta específica de teste de centelha. Aqui está como você pode proceder: 1. Conecte uma ponta da ferramenta no **cachimbo de vela** (supressor de ruído). 2. A outra ponta da ferramenta é conectada na **vela de ignição**. 3. Observe o espaçamento entre os riscos na ferramenta (normalmente 5 mm entre o primeiro e o segundo risco). Ajuste a ferramenta para um espaçamento de 5 mm. 4. Ligue a motocicleta e acelere. Se a centelha estiver pulando corretamente entre os eletrodos, o sistema de ignição está funcionando bem. Caso contrário, há um problema no sistema de ignição. Se houver falha na centelha durante a aceleração, o problema é no sistema de ignição, e é hora de testar o sensor de pulso. 3. Teste de Resistência do Sensor de Pulso
O próximo passo é realizar o teste de resistência no sensor de pulso. Para isso, siga estas etapas: 1. Localize o **fio azul com listra amarela** no conector do sensor de pulso, que fica na lateral esquerda do motor. 2. Configure o multímetro na escala de 2k ohms (2000 ohms). 3. Coloque uma das pontas do multímetro (preta ou vermelha) no aterramento do motor ou no borne negativo da bateria. 4. Conecte a outra ponta no conector do sensor de pulso. O valor de resistência correto deve estar entre **180 a 280 ohms**. No nosso exemplo, o valor obtido foi 259 ohms, indicando que está dentro do padrão. Porém, esse teste por si só não é suficiente. 4. Teste de Pico de Voltagem do Sensor de Pulso
Para um diagnóstico mais preciso, devemos realizar o teste de pico de voltagem no sensor de pulso, que nos indica se ele está gerando o sinal corretamente durante a operação. Para isso, utilize um adaptador de pico de voltagem no multímetro: 1. Retire as pontas convencionais do multímetro e conecte o adaptador de pico de voltagem. 2. Coloque a escala do multímetro em **20 volts DC (corrente contínua)**. 3. Conecte a ponta preta do adaptador ao aterramento e a ponta vermelha ao fio azul com listra amarela do sensor de pulso. 4. Acione o motor de partida e observe o valor no multímetro. O valor mínimo aceitável é **700 milivolts (0,7 volts)**. Se o valor for inferior a 700 milivolts, o sensor pode estar com problemas. O valor observado deve aumentar de acordo com o aumento do RPM. Se não aumentar ou se oscilarem drasticamente, o sensor pode não estar funcionando corretamente em altas rotações. 5. Considerações Importantes e Conclusão
- Mesmo que o teste de resistência e o teste de pico de voltagem estejam corretos, é importante realizar o teste em funcionamento acelerando a motocicleta, pois o sensor pode falhar em RPM mais altos. - Em casos onde o sensor de pulso parece estar funcionando, mas a moto ainda falha, é possível que o suporte do sensor esteja empenado ou que haja um problema de fiação, como fio rompido ou solda quebrada. Sempre certifique-se de realizar uma análise completa antes de substituir componentes. Muitos reparadores acabam trocando peças sem necessidade porque não realizam todos os testes de diagnóstico. Espero que este guia tenha ajudado a esclarecer o processo de teste do sensor de pulso na Honda CG Titan 125 KS 2002. Qualquer dúvida, deixem suas perguntas nos comentários! Bons reparos e até a próxima aula!
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