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Como Testar o Sensor de Pulso da Honda CG Titan 125 KS 2002 - Guia Técnico Completo
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Como Testar o Sensor de Pulso da Honda CG Titan 125 KS 2002 - Guia Técnico Completo


Olá, pessoal! Sou o Hélio Rodrigues, professor de mecânica de motos, e hoje vou explicar de forma detalhada e simples como realizar o teste do **sensor de pulso (CKP)** na Honda CG Titan 125 KS, ano 2002. Esse componente é crucial para o sistema de ignição da motocicleta, e falhas nele podem causar diversos problemas de funcionamento, como falhas na aceleração e problemas na marcha lenta.

Vamos lá, passo a passo, entender como testar esse sensor utilizando as ferramentas adequadas!



1. Introdução ao Sensor de Pulso (CKP)

O sensor de pulso, também conhecido como **sensor CKP**, é um componente indutivo que gera um pulso ao detectar a passagem de um ressalto metálico no magneto. Esse sinal é enviado para o TCI (Transistor de Controle Integrado), que utiliza essa informação para controlar a ignição.

A CG Titan 125 KS 2002 não vem originalmente com motor de partida elétrico (KS significa "Kick Start" ou "partida a pedal"), mas um motor de partida pode ser adaptado posteriormente.



2. Verificação Inicial: Teste de Centelha

Antes de testar o sensor de pulso, é essencial verificar a **centelha na vela de ignição** para determinar se o problema está no sistema de alimentação de combustível ou no sistema de ignição.

Para isso, usamos uma ferramenta específica de teste de centelha. Aqui está como você pode proceder:

1. Conecte uma ponta da ferramenta no **cachimbo de vela** (supressor de ruído).
2. A outra ponta da ferramenta é conectada na **vela de ignição**.
3. Observe o espaçamento entre os riscos na ferramenta (normalmente 5 mm entre o primeiro e o segundo risco). Ajuste a ferramenta para um espaçamento de 5 mm.
4. Ligue a motocicleta e acelere. Se a centelha estiver pulando corretamente entre os eletrodos, o sistema de ignição está funcionando bem. Caso contrário, há um problema no sistema de ignição.

Se houver falha na centelha durante a aceleração, o problema é no sistema de ignição, e é hora de testar o sensor de pulso.



3. Teste de Resistência do Sensor de Pulso

O próximo passo é realizar o teste de resistência no sensor de pulso. Para isso, siga estas etapas:

1. Localize o **fio azul com listra amarela** no conector do sensor de pulso, que fica na lateral esquerda do motor.
2. Configure o multímetro na escala de 2k ohms (2000 ohms).
3. Coloque uma das pontas do multímetro (preta ou vermelha) no aterramento do motor ou no borne negativo da bateria.
4. Conecte a outra ponta no conector do sensor de pulso.

O valor de resistência correto deve estar entre **180 a 280 ohms**. No nosso exemplo, o valor obtido foi 259 ohms, indicando que está dentro do padrão. Porém, esse teste por si só não é suficiente.



4. Teste de Pico de Voltagem do Sensor de Pulso

Para um diagnóstico mais preciso, devemos realizar o teste de pico de voltagem no sensor de pulso, que nos indica se ele está gerando o sinal corretamente durante a operação.

Para isso, utilize um adaptador de pico de voltagem no multímetro:

1. Retire as pontas convencionais do multímetro e conecte o adaptador de pico de voltagem.
2. Coloque a escala do multímetro em **20 volts DC (corrente contínua)**.
3. Conecte a ponta preta do adaptador ao aterramento e a ponta vermelha ao fio azul com listra amarela do sensor de pulso.
4. Acione o motor de partida e observe o valor no multímetro. O valor mínimo aceitável é **700 milivolts (0,7 volts)**.

Se o valor for inferior a 700 milivolts, o sensor pode estar com problemas. O valor observado deve aumentar de acordo com o aumento do RPM. Se não aumentar ou se oscilarem drasticamente, o sensor pode não estar funcionando corretamente em altas rotações.



5. Considerações Importantes e Conclusão

- Mesmo que o teste de resistência e o teste de pico de voltagem estejam corretos, é importante realizar o teste em funcionamento acelerando a motocicleta, pois o sensor pode falhar em RPM mais altos.
- Em casos onde o sensor de pulso parece estar funcionando, mas a moto ainda falha, é possível que o suporte do sensor esteja empenado ou que haja um problema de fiação, como fio rompido ou solda quebrada.

Sempre certifique-se de realizar uma análise completa antes de substituir componentes. Muitos reparadores acabam trocando peças sem necessidade porque não realizam todos os testes de diagnóstico.

Espero que este guia tenha ajudado a esclarecer o processo de teste do sensor de pulso na Honda CG Titan 125 KS 2002. Qualquer dúvida, deixem suas perguntas nos comentários!

Bons reparos e até a próxima aula!

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