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CG 150 Fan ES 2010 - Solução para o Problema da Motocicleta que Não Funciona - admin - 19-09-2024 CG 150 Fan ES 2010 - Solução para o Problema da Motocicleta que Não Funciona
Olá, pessoal! Sou o Hélio Rodrigues, professor de mecânica de motos, e hoje vou explicar como resolver um problema na Honda CG 150 Fan ES 2010, onde a motocicleta não funciona devido à falha na bomba de combustível. Vamos entender as causas desse problema e os procedimentos corretos para diagnóstico e solução. 1. Sintomas e Possíveis Causas do Problema
Ao girar a chave de ignição, a bomba de combustível da motocicleta não entra em funcionamento. Isso impede a injeção de combustível no sistema de alimentação, fazendo com que a moto não ligue. As possíveis causas incluem: - **Falta de alimentação na bomba de combustível**, tanto no fio positivo quanto no negativo. - **Bomba de combustível travada** devido a sujeira ou defeitos internos. - **Problemas de pressão ou vazão na bomba**, afetando o sistema de injeção. Vamos realizar uma série de testes para determinar a causa exata do problema. 2. Verificando a Alimentação da Bomba de Combustível
Primeiro, vamos testar a alimentação da bomba de combustível: 1. **Desconectar a Tomada da Bomba:** Retire o conector da bomba de combustível. 2. **Verificar o Aterramento (Negativo):** - Configure o multímetro na escala de **continuidade**. - Coloque um alfinete no fio **marrom** (aterramento negativo da ECU). - Ponta de prova negativa no **aterramento** e a ponta de prova positiva no **fio marrom**. - Ligue a chave de ignição; o multímetro deve apitar, indicando que o aterramento está funcionando corretamente. 3. **Verificar a Alimentação Positiva:** - Coloque o multímetro na escala de **20 volts DC**. - Ponta de prova positiva no fio **azul com listra preta** (pós-chave, alimentação positiva da bomba). - Ponta de prova negativa no **bloco do motor** (aterramento). - Ligue a chave de ignição e observe se a tensão da bateria está presente (12V). Resultado do Teste de Alimentação
Os testes indicaram que tanto o aterramento quanto a alimentação positiva estão corretos. Portanto, o problema está na própria bomba de combustível. 3. Revisando e Limpando a Bomba de Combustível
Após verificar que a alimentação está correta, é necessário revisar a bomba de combustível. 1. **Remover a Bomba de Combustível:** Retire a bomba do tanque. 2. **Testar a Bomba Fora do Tanque:** Após retirar todo o combustível, a bomba começou a funcionar novamente, sugerindo que havia alguma obstrução ou sujeira. 3. **Limpeza Interna da Bomba:** - Desmonte a bomba de combustível completamente. - Use um descarbonizante ou fluido específico para limpeza do sistema de injeção eletrônica para limpar os componentes internos, especialmente a turbina. - Conecte a bomba à bateria e injete o descarbonizante pela mangueira da bomba para limpar qualquer sujeira residual. Resultado da Limpeza da Bomba
Durante a limpeza, muita sujeira foi expelida pela bomba, indicando que a obstrução era a causa do travamento. Após a limpeza, a bomba funcionou corretamente. 4. Teste de Pressão e Vazão da Bomba de Combustível
Após a limpeza, é importante testar a pressão e a vazão da bomba de combustível para garantir que ela funcione corretamente. 1. **Testando a Pressão da Bomba:** - Submerja a bomba em água. - Conecte o manômetro à linha de alimentação e observe a pressão gerada. - A bomba deve gerar entre **6 a 8 bar**. No teste, a bomba atingiu **5 bar** de pressão, o que é aceitável. 2. **Teste de Vazão:** - Com a bomba no tanque, ligue a chave de ignição cinco vezes. - A vazão mínima deve ser de **120 ml**. No teste, a bomba apresentou **210 ml**, o que está dentro do padrão. 5. Teste de Resistência e Consumo de Amperagem da Bomba
1. **Teste de Resistência:** - Configure o multímetro na escala de **200 ohms**. - Conecte as pontas de prova aos terminais da bomba de combustível. - A resistência deve estar entre **2 a 4 ohms**. No teste, foi registrado **3.4 ohms**, indicando que está dentro do padrão. 2. **Teste de Consumo de Amperagem:** - Configure o multímetro na escala de **10A**. - Conecte o multímetro em série com a bomba e observe o consumo. - O consumo deve estar entre **0.7 a 1 A**. No teste, o consumo foi de **1.16 A**, o que é aceitável. 6. Conclusão
O problema na bomba de combustível da Honda CG 150 Fan ES 2010 foi causado por sujeira acumulada, que estava travando o funcionamento da bomba. Após uma limpeza completa e testes de pressão, vazão, resistência e amperagem, a bomba voltou a operar normalmente. Portanto, se sua motocicleta apresentar problemas semelhantes, é essencial realizar uma revisão completa da bomba de combustível, seguindo todos os passos de limpeza e teste. Para mais detalhes técnicos, consulte o Manual de Serviços da Honda CG 150 Fan ES 2010. Se tiverem dúvidas ou precisarem de mais informações, deixem suas perguntas nos comentários. Até a próxima aula! Hélio Rodrigues
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