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CG 150 Fan ES 2010 - Solução para o Problema da Motocicleta que Não Funciona
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CG 150 Fan ES 2010 - Solução para o Problema da Motocicleta que Não Funciona


Olá, pessoal! Sou o Hélio Rodrigues, professor de mecânica de motos, e hoje vou explicar como resolver um problema na Honda CG 150 Fan ES 2010, onde a motocicleta não funciona devido à falha na bomba de combustível. Vamos entender as causas desse problema e os procedimentos corretos para diagnóstico e solução.



1. Sintomas e Possíveis Causas do Problema

Ao girar a chave de ignição, a bomba de combustível da motocicleta não entra em funcionamento. Isso impede a injeção de combustível no sistema de alimentação, fazendo com que a moto não ligue. As possíveis causas incluem:

- **Falta de alimentação na bomba de combustível**, tanto no fio positivo quanto no negativo.
- **Bomba de combustível travada** devido a sujeira ou defeitos internos.
- **Problemas de pressão ou vazão na bomba**, afetando o sistema de injeção.

Vamos realizar uma série de testes para determinar a causa exata do problema.



2. Verificando a Alimentação da Bomba de Combustível

Primeiro, vamos testar a alimentação da bomba de combustível:

1. **Desconectar a Tomada da Bomba:** Retire o conector da bomba de combustível.
2. **Verificar o Aterramento (Negativo):**
  - Configure o multímetro na escala de **continuidade**.
  - Coloque um alfinete no fio **marrom** (aterramento negativo da ECU).
  - Ponta de prova negativa no **aterramento** e a ponta de prova positiva no **fio marrom**.
  - Ligue a chave de ignição; o multímetro deve apitar, indicando que o aterramento está funcionando corretamente.
3. **Verificar a Alimentação Positiva:**
  - Coloque o multímetro na escala de **20 volts DC**.
  - Ponta de prova positiva no fio **azul com listra preta** (pós-chave, alimentação positiva da bomba).
  - Ponta de prova negativa no **bloco do motor** (aterramento).
  - Ligue a chave de ignição e observe se a tensão da bateria está presente (12V).

Resultado do Teste de Alimentação

Os testes indicaram que tanto o aterramento quanto a alimentação positiva estão corretos. Portanto, o problema está na própria bomba de combustível.



3. Revisando e Limpando a Bomba de Combustível

Após verificar que a alimentação está correta, é necessário revisar a bomba de combustível.

1. **Remover a Bomba de Combustível:** Retire a bomba do tanque.
2. **Testar a Bomba Fora do Tanque:** Após retirar todo o combustível, a bomba começou a funcionar novamente, sugerindo que havia alguma obstrução ou sujeira.
3. **Limpeza Interna da Bomba:**
  - Desmonte a bomba de combustível completamente.
  - Use um descarbonizante ou fluido específico para limpeza do sistema de injeção eletrônica para limpar os componentes internos, especialmente a turbina.
  - Conecte a bomba à bateria e injete o descarbonizante pela mangueira da bomba para limpar qualquer sujeira residual.

Resultado da Limpeza da Bomba

Durante a limpeza, muita sujeira foi expelida pela bomba, indicando que a obstrução era a causa do travamento. Após a limpeza, a bomba funcionou corretamente.



4. Teste de Pressão e Vazão da Bomba de Combustível

Após a limpeza, é importante testar a pressão e a vazão da bomba de combustível para garantir que ela funcione corretamente.

1. **Testando a Pressão da Bomba:**
  - Submerja a bomba em água.
  - Conecte o manômetro à linha de alimentação e observe a pressão gerada.
  - A bomba deve gerar entre **6 a 8 bar**. No teste, a bomba atingiu **5 bar** de pressão, o que é aceitável.
 
2. **Teste de Vazão:**
  - Com a bomba no tanque, ligue a chave de ignição cinco vezes.
  - A vazão mínima deve ser de **120 ml**. No teste, a bomba apresentou **210 ml**, o que está dentro do padrão.



5. Teste de Resistência e Consumo de Amperagem da Bomba

1. **Teste de Resistência:**
  - Configure o multímetro na escala de **200 ohms**.
  - Conecte as pontas de prova aos terminais da bomba de combustível.
  - A resistência deve estar entre **2 a 4 ohms**. No teste, foi registrado **3.4 ohms**, indicando que está dentro do padrão.
 
2. **Teste de Consumo de Amperagem:**
  - Configure o multímetro na escala de **10A**.
  - Conecte o multímetro em série com a bomba e observe o consumo.
  - O consumo deve estar entre **0.7 a 1 A**. No teste, o consumo foi de **1.16 A**, o que é aceitável.



6. Conclusão

O problema na bomba de combustível da Honda CG 150 Fan ES 2010 foi causado por sujeira acumulada, que estava travando o funcionamento da bomba. Após uma limpeza completa e testes de pressão, vazão, resistência e amperagem, a bomba voltou a operar normalmente.

Portanto, se sua motocicleta apresentar problemas semelhantes, é essencial realizar uma revisão completa da bomba de combustível, seguindo todos os passos de limpeza e teste.

Para mais detalhes técnicos, consulte o Manual de Serviços da Honda CG 150 Fan ES 2010.

Se tiverem dúvidas ou precisarem de mais informações, deixem suas perguntas nos comentários. Até a próxima aula!

Hélio Rodrigues


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