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YAMAHA FAZER YS 250 2013 - SOLUCIONANDO O CÓDIGO DE ERRO 46 (PASSO A PASSO) - Versão de Impressão

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YAMAHA FAZER YS 250 2013 - SOLUCIONANDO O CÓDIGO DE ERRO 46 (PASSO A PASSO) - admin - 08-10-2024



YAMAHA FAZER YS 250 2013 - SOLUCIONANDO O CÓDIGO DE ERRO 46 (PASSO A PASSO)


Olá, pessoal! Sou o Hélio Rodrigues, professor de mecânica de motos, e hoje vamos resolver o problema da Yamaha FAZER YS 250 2013, que está apresentando o código de erro 46 no painel. Vou explicar o passo a passo para diagnosticar o problema e encontrar a solução.



1. Entendendo o Código de Erro 46 na Yamaha FAZER YS 250

Quando você liga a chave de ignição da FAZER YS 250 2013, o painel exibe o código de erro 46. Esse erro indica um problema de alimentação irregular no sistema de injeção eletrônica (PGM-FI). As possíveis causas para esse erro incluem:

- Estator com defeito: pode não estar gerando energia corretamente. 
- Regulador retificador defeituoso: pode não estar convertendo a corrente alternada gerada pelo estator para corrente contínua de forma eficiente. 
- Bateria com defeito: pode não estar mantendo a carga necessária para o sistema PGM-FI. 

Vamos realizar uma série de testes para identificar o problema exato.



2. Verificando a Bateria e o Sistema de Carga

Primeiro, vamos verificar se a bateria está carregando corretamente:

1. Teste de Carga da Bateria: 
  - Coloque o multímetro na escala de 20 volts DC
  - Conecte a ponta de prova vermelha no borne positivo da bateria e a ponta de prova preta no borne negativo. 
  - Ligue a chave de ignição e verifique a tensão. A tensão da bateria deve estar em torno de 12.6 a 13 volts sem carga. 

Resultado do teste: A tensão inicial foi de 11.95 volts e, ao ligar a chave de ignição, a tensão caiu consideravelmente. Ao acionar o start, a tensão caiu ainda mais, indicando que a bateria estava descarregada.

2. Recarregamento da Bateria: 
  - A bateria foi retirada, recarregada e colocada de volta na motocicleta. 
  - Ao ligar a chave de ignição, o código 46 persistiu. No entanto, ao ligar a motocicleta, a ECU (Central de Controle Eletrônico) fez uma nova leitura e o código desapareceu. Isso indica que o problema pode ter sido resolvido ao recarregar a bateria. 

Conclusão inicial: Mesmo após recarregar a bateria, a motocicleta não manteve a carga adequada. Vamos prosseguir com os testes para determinar se há um problema no estator ou no regulador retificador.



3. Testando o Estator da Motocicleta

Vamos realizar os testes no estator para garantir que ele esteja funcionando corretamente:

1. Teste de Resistência do Estator: 
  - Desconecte os três fios brancos do estator. 
  - Coloque o multímetro na escala de 200 ohms e meça a resistência entre cada par de fios brancos. 
  - A resistência deve estar entre 4 a 6 ohms

Resultado do teste: Todos os pares de fios brancos mostraram uma resistência de 4 ohms, indicando que o estator está funcionando corretamente.

2. Teste de Continuidade à Terra do Estator: 
  - Mantenha o multímetro na escala de diodo/continuidade
  - Toque uma ponta de prova no motor (terra) e a outra em cada um dos fios brancos. 
  - O multímetro não deve apitar; caso contrário, o estator está em curto. 

Resultado do teste: Nenhuma continuidade com o terra foi detectada, indicando que o estator não está em curto-circuito.

3. Teste de Corrente Alternada do Estator: 
  - Coloque o multímetro na escala de 200 volts AC
  - Meça a tensão alternada entre cada par de fios brancos com a motocicleta ligada e acelerando. 
  - A leitura deve ser de aproximadamente 120 volts AC

Resultado do teste: Todas as medições entre os fios brancos resultaram em aproximadamente 117 volts AC, confirmando que o estator está gerando corrente alternada corretamente.

4. Teste com Lâmpada de 60W: 
  - Conecte uma lâmpada de 60/55W entre cada par de fios brancos. 
  - A lâmpada deve acender forte. 

Resultado do teste: A lâmpada acendeu forte em todas as combinações de fios brancos, indicando que o estator está gerando corrente suficiente.

5. Teste de Amperagem do Estator: 
  - Utilize um amperímetro e meça a corrente nos fios brancos do sistema de carga. 
  - A corrente deve estar entre 6 a 9 amperes, dependendo da temperatura do motor. 

Resultado do teste: Todas as medições de amperagem dos fios brancos mostraram uma corrente correta, confirmando que o estator está funcionando corretamente.



4. Teste do Regulador Retificador e Inspeção de Conectores

1. Teste de Alimentação do Regulador Retificador: 
  - Coloque o multímetro na escala de 20 volts DC
  - Meça a tensão no fio vermelho com listra branca (positivo) e no fio preto (terra) que vão para o regulador. 
  - A leitura deve ser a mesma da tensão da bateria. 

Resultado do teste: A tensão na alimentação do regulador está correta.

2. Substituição do Regulador Retificador: 
  - Após verificar que o regulador retificador estava aquecendo demais (82 graus Celsius), foi realizada a substituição por um novo regulador. 
  - A motocicleta foi ligada e o sistema de carga foi testado novamente. 

Resultado após a substituição: Com o novo regulador retificador, o sistema de carga voltou a operar normalmente, mantendo a tensão da bateria em 14 volts em marcha lenta. A temperatura do novo regulador estabilizou em 41 graus Celsius, indicando que está funcionando corretamente.



5. Conclusão Geral

O problema de não carregar a bateria na Yamaha FAZER YS 250 2013 foi causado por um regulador retificador defeituoso. Após a substituição e a realização de todos os testes, o sistema de carga voltou a funcionar normalmente.

Para mais detalhes técnicos, consulte o Manual de Serviços - Yamaha - YS 250 Fazer - 2010 até 2015.

Se tiverem dúvidas ou precisarem de mais informações, deixem suas perguntas nos comentários. Até a próxima aula!

Hélio Rodrigues