08-10-2024, 14:34:25
YAMAHA FAZER YS 250 2013 - SOLUCIONANDO O CÓDIGO DE ERRO 46 (PASSO A PASSO)
Olá, pessoal! Sou o Hélio Rodrigues, professor de mecânica de motos, e hoje vamos resolver o problema da Yamaha FAZER YS 250 2013, que está apresentando o código de erro 46 no painel. Vou explicar o passo a passo para diagnosticar o problema e encontrar a solução.
1. Entendendo o Código de Erro 46 na Yamaha FAZER YS 250
Quando você liga a chave de ignição da FAZER YS 250 2013, o painel exibe o código de erro 46. Esse erro indica um problema de alimentação irregular no sistema de injeção eletrônica (PGM-FI). As possíveis causas para esse erro incluem:
- Estator com defeito: pode não estar gerando energia corretamente.
- Regulador retificador defeituoso: pode não estar convertendo a corrente alternada gerada pelo estator para corrente contínua de forma eficiente.
- Bateria com defeito: pode não estar mantendo a carga necessária para o sistema PGM-FI.
Vamos realizar uma série de testes para identificar o problema exato.
2. Verificando a Bateria e o Sistema de Carga
Primeiro, vamos verificar se a bateria está carregando corretamente:
1. Teste de Carga da Bateria:
- Coloque o multímetro na escala de 20 volts DC.
- Conecte a ponta de prova vermelha no borne positivo da bateria e a ponta de prova preta no borne negativo.
- Ligue a chave de ignição e verifique a tensão. A tensão da bateria deve estar em torno de 12.6 a 13 volts sem carga.
Resultado do teste: A tensão inicial foi de 11.95 volts e, ao ligar a chave de ignição, a tensão caiu consideravelmente. Ao acionar o start, a tensão caiu ainda mais, indicando que a bateria estava descarregada.
2. Recarregamento da Bateria:
- A bateria foi retirada, recarregada e colocada de volta na motocicleta.
- Ao ligar a chave de ignição, o código 46 persistiu. No entanto, ao ligar a motocicleta, a ECU (Central de Controle Eletrônico) fez uma nova leitura e o código desapareceu. Isso indica que o problema pode ter sido resolvido ao recarregar a bateria.
Conclusão inicial: Mesmo após recarregar a bateria, a motocicleta não manteve a carga adequada. Vamos prosseguir com os testes para determinar se há um problema no estator ou no regulador retificador.
3. Testando o Estator da Motocicleta
Vamos realizar os testes no estator para garantir que ele esteja funcionando corretamente:
1. Teste de Resistência do Estator:
- Desconecte os três fios brancos do estator.
- Coloque o multímetro na escala de 200 ohms e meça a resistência entre cada par de fios brancos.
- A resistência deve estar entre 4 a 6 ohms.
Resultado do teste: Todos os pares de fios brancos mostraram uma resistência de 4 ohms, indicando que o estator está funcionando corretamente.
2. Teste de Continuidade à Terra do Estator:
- Mantenha o multímetro na escala de diodo/continuidade.
- Toque uma ponta de prova no motor (terra) e a outra em cada um dos fios brancos.
- O multímetro não deve apitar; caso contrário, o estator está em curto.
Resultado do teste: Nenhuma continuidade com o terra foi detectada, indicando que o estator não está em curto-circuito.
3. Teste de Corrente Alternada do Estator:
- Coloque o multímetro na escala de 200 volts AC.
- Meça a tensão alternada entre cada par de fios brancos com a motocicleta ligada e acelerando.
- A leitura deve ser de aproximadamente 120 volts AC.
Resultado do teste: Todas as medições entre os fios brancos resultaram em aproximadamente 117 volts AC, confirmando que o estator está gerando corrente alternada corretamente.
4. Teste com Lâmpada de 60W:
- Conecte uma lâmpada de 60/55W entre cada par de fios brancos.
- A lâmpada deve acender forte.
Resultado do teste: A lâmpada acendeu forte em todas as combinações de fios brancos, indicando que o estator está gerando corrente suficiente.
5. Teste de Amperagem do Estator:
- Utilize um amperímetro e meça a corrente nos fios brancos do sistema de carga.
- A corrente deve estar entre 6 a 9 amperes, dependendo da temperatura do motor.
Resultado do teste: Todas as medições de amperagem dos fios brancos mostraram uma corrente correta, confirmando que o estator está funcionando corretamente.
4. Teste do Regulador Retificador e Inspeção de Conectores
1. Teste de Alimentação do Regulador Retificador:
- Coloque o multímetro na escala de 20 volts DC.
- Meça a tensão no fio vermelho com listra branca (positivo) e no fio preto (terra) que vão para o regulador.
- A leitura deve ser a mesma da tensão da bateria.
Resultado do teste: A tensão na alimentação do regulador está correta.
2. Substituição do Regulador Retificador:
- Após verificar que o regulador retificador estava aquecendo demais (82 graus Celsius), foi realizada a substituição por um novo regulador.
- A motocicleta foi ligada e o sistema de carga foi testado novamente.
Resultado após a substituição: Com o novo regulador retificador, o sistema de carga voltou a operar normalmente, mantendo a tensão da bateria em 14 volts em marcha lenta. A temperatura do novo regulador estabilizou em 41 graus Celsius, indicando que está funcionando corretamente.
5. Conclusão Geral
O problema de não carregar a bateria na Yamaha FAZER YS 250 2013 foi causado por um regulador retificador defeituoso. Após a substituição e a realização de todos os testes, o sistema de carga voltou a funcionar normalmente.
Para mais detalhes técnicos, consulte o Manual de Serviços - Yamaha - YS 250 Fazer - 2010 até 2015.
Se tiverem dúvidas ou precisarem de mais informações, deixem suas perguntas nos comentários. Até a próxima aula!
Hélio Rodrigues
Administrador