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Yamaha Fazer YS 250 (2010): Diagnóstico de Problemas de Recarregamento de Bateria
Olá, aprendizes de mecânica! Aqui é o Helio Rodrigues. Hoje, vamos aprender como diagnosticar e resolver um problema de recarregamento de bateria na Yamaha Fazer YS 250, ano 2010. O cliente relatou que a bateria não estava sendo recarregada. Vamos verificar o sistema de carga completo, utilizando multímetro, amperímetro, lâmpada de teste e conhecimento sobre o funcionamento dos componentes.
1. Verificação Inicial: Teste da Bateria e Sistema de Carga
1. Teste de Voltagem da Bateria:
- Conectamos um multímetro ajustado para 20 volts DC nos bornes da bateria. A leitura inicial foi de 12,13 volts.
- Ao ligar a motocicleta e acelerar, a tensão deveria aumentar para cerca de 14 volts ou mais, indicando que o sistema de carga está funcionando. No entanto, a tensão caiu, mostrando que a bateria não está sendo recarregada.
2. Teste do Estator:
- Removemos a tampa lateral para acessar o estator. A partir daqui, começamos a verificar a continuidade e a resistência dos fios brancos que saem do estator.
2. Testes no Estator e Sistema de Carga
1. Teste de Resistência dos Fios do Estator:
- Ajustamos o multímetro para a escala de 200 ohms de resistência.
- Medimos entre os fios brancos do estator. A leitura deve estar entre 4 a 6 ohms. Todos os testes mostraram uma resistência de 4 ohms, o que indica que o estator está em boas condições.
2. Teste de Corrente Alternada do Estator:
- Com o multímetro ajustado para 200 volts AC, verificamos a saída de tensão do estator enquanto a motocicleta estava em funcionamento.
- A leitura de saída de cada par de fios foi de cerca de 115 a 120 volts, que está dentro do padrão esperado.
3. Teste com Lâmpada de 60/55 W:
- Conectamos uma lâmpada de 60/55 W nos fios do estator e verificamos o brilho. A lâmpada acendeu fortemente em todas as combinações, confirmando que o estator está gerando a tensão correta.
3. Verificação do Regulador Retificador
1. Teste de Amperagem com Amperímetro:
- Instalamos o amperímetro em cada um dos fios brancos. O estator é trifásico, o que significa que há três fios brancos.
- A leitura de amperagem deveria estar entre 6 a 9 A, mas todos os fios mostraram zero amperes, indicando um possível problema no regulador retificador.
2. Teste de Saída do Regulador Retificador:
- Verificamos a tensão que deveria estar saindo do regulador retificador no fio vermelho que vai para o relé de partida.
- Não havia tensão saindo, indicando que o regulador retificador não estava funcionando.
4. Substituição do Regulador Retificador
1. Teste com Regulador Retificador Alternativo:
- Para confirmar que o problema era o regulador retificador, usamos um regulador retificador de uma Factor 150, ano 2016, que é monofásico.
- Conectamos dois dos três fios brancos do estator aos dois fios brancos do regulador da Factor e realizamos o teste. A tensão subiu para cerca de 14 volts, confirmando que o problema estava no regulador retificador original da Fazer 250.
2. Instalação de um Novo Regulador Retificador:
- Instalamos um novo regulador retificador compatível com a Yamaha Fazer YS 250.
- Após a instalação, o teste de voltagem mostrou um aumento adequado para 14 volts, indicando que a bateria estava sendo recarregada corretamente.
- O teste de amperagem também mostrou uma corrente adequada de 6 a 9 A nos fios de carga.
Conclusão
O problema de recarregamento de bateria na Yamaha Fazer YS 250 (2010) foi devido a um regulador retificador defeituoso. Com os testes detalhados de resistência, tensão e amperagem, conseguimos identificar o problema e corrigi-lo substituindo o regulador. Agora, o sistema de carga da motocicleta está funcionando corretamente, e a bateria está sendo recarregada como deveria.
Espero que esta explicação tenha sido clara e útil para entender o diagnóstico e reparo do sistema de carga. Se tiverem mais perguntas ou precisarem de mais orientações, estou aqui para ajudar. Até a próxima, pessoal!
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