Yamaha Fazer YS 250 (2010): Diagnóstico de Problemas de Recarregamento de Bateria - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Yamaha (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=51) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=54) +---- Tópico: Yamaha Fazer YS 250 (2010): Diagnóstico de Problemas de Recarregamento de Bateria (/showthread.php?tid=5922) |
Yamaha Fazer YS 250 (2010): Diagnóstico de Problemas de Recarregamento de Bateria - admin - 23-11-2024 Yamaha Fazer YS 250 (2010): Diagnóstico de Problemas de Recarregamento de Bateria
Olá, aprendizes de mecânica! Aqui é o Helio Rodrigues. Hoje, vamos aprender como diagnosticar e resolver um problema de recarregamento de bateria na Yamaha Fazer YS 250, ano 2010. O cliente relatou que a bateria não estava sendo recarregada. Vamos verificar o sistema de carga completo, utilizando multímetro, amperímetro, lâmpada de teste e conhecimento sobre o funcionamento dos componentes. 1. Verificação Inicial: Teste da Bateria e Sistema de Carga 1. Teste de Voltagem da Bateria: - Conectamos um multímetro ajustado para 20 volts DC nos bornes da bateria. A leitura inicial foi de 12,13 volts. - Ao ligar a motocicleta e acelerar, a tensão deveria aumentar para cerca de 14 volts ou mais, indicando que o sistema de carga está funcionando. No entanto, a tensão caiu, mostrando que a bateria não está sendo recarregada. 2. Teste do Estator: - Removemos a tampa lateral para acessar o estator. A partir daqui, começamos a verificar a continuidade e a resistência dos fios brancos que saem do estator. 2. Testes no Estator e Sistema de Carga 1. Teste de Resistência dos Fios do Estator: - Ajustamos o multímetro para a escala de 200 ohms de resistência. - Medimos entre os fios brancos do estator. A leitura deve estar entre 4 a 6 ohms. Todos os testes mostraram uma resistência de 4 ohms, o que indica que o estator está em boas condições. 2. Teste de Corrente Alternada do Estator: - Com o multímetro ajustado para 200 volts AC, verificamos a saída de tensão do estator enquanto a motocicleta estava em funcionamento. - A leitura de saída de cada par de fios foi de cerca de 115 a 120 volts, que está dentro do padrão esperado. 3. Teste com Lâmpada de 60/55 W: - Conectamos uma lâmpada de 60/55 W nos fios do estator e verificamos o brilho. A lâmpada acendeu fortemente em todas as combinações, confirmando que o estator está gerando a tensão correta. 3. Verificação do Regulador Retificador 1. Teste de Amperagem com Amperímetro: - Instalamos o amperímetro em cada um dos fios brancos. O estator é trifásico, o que significa que há três fios brancos. - A leitura de amperagem deveria estar entre 6 a 9 A, mas todos os fios mostraram zero amperes, indicando um possível problema no regulador retificador. 2. Teste de Saída do Regulador Retificador: - Verificamos a tensão que deveria estar saindo do regulador retificador no fio vermelho que vai para o relé de partida. - Não havia tensão saindo, indicando que o regulador retificador não estava funcionando. 4. Substituição do Regulador Retificador 1. Teste com Regulador Retificador Alternativo: - Para confirmar que o problema era o regulador retificador, usamos um regulador retificador de uma Factor 150, ano 2016, que é monofásico. - Conectamos dois dos três fios brancos do estator aos dois fios brancos do regulador da Factor e realizamos o teste. A tensão subiu para cerca de 14 volts, confirmando que o problema estava no regulador retificador original da Fazer 250. 2. Instalação de um Novo Regulador Retificador: - Instalamos um novo regulador retificador compatível com a Yamaha Fazer YS 250. - Após a instalação, o teste de voltagem mostrou um aumento adequado para 14 volts, indicando que a bateria estava sendo recarregada corretamente. - O teste de amperagem também mostrou uma corrente adequada de 6 a 9 A nos fios de carga. Conclusão O problema de recarregamento de bateria na Yamaha Fazer YS 250 (2010) foi devido a um regulador retificador defeituoso. Com os testes detalhados de resistência, tensão e amperagem, conseguimos identificar o problema e corrigi-lo substituindo o regulador. Agora, o sistema de carga da motocicleta está funcionando corretamente, e a bateria está sendo recarregada como deveria. Espero que esta explicação tenha sido clara e útil para entender o diagnóstico e reparo do sistema de carga. Se tiverem mais perguntas ou precisarem de mais orientações, estou aqui para ajudar. Até a próxima, pessoal! |