Moto não dá partida elétrica - Yamaha YBR 125 Factor 2011 - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Yamaha (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=51) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=54) +---- Tópico: Moto não dá partida elétrica - Yamaha YBR 125 Factor 2011 (/showthread.php?tid=5984) |
Moto não dá partida elétrica - Yamaha YBR 125 Factor 2011 - admin - 07-01-2025 Moto não dá partida elétrica - Yamaha YBR 125 Factor 2011
Problema abordado:
- Cliente relatou que a motocicleta não dava partida elétrica e que a bateria estava descarregada. - Informações complementares: - Moto adquirida há 15 dias. - Nos últimos dias, apresentava dificuldade em dar partida, funcionando apenas no neutro. Solução abordada: Foi realizado um diagnóstico completo para identificar o motivo da falha na partida elétrica e da descarga da bateria. 1. Diagnóstico Inicial: - Teste da bateria do cliente: - Bateria apresentava 12.8V, mas ao realizar o teste com equipamento apropriado, foi constatada alta resistência interna (39 mΩ) e saúde de 74%. - Mesmo carregando por 6 horas, não atingiu 100% de saúde, indicando que a bateria estava próxima do fim de sua vida útil. Conclusão parcial: - A bateria do cliente estava defeituosa e precisava ser substituída. 2. Verificação do Sistema Elétrico: - Sistema de carga: - Voltagem de saída do estator entre 80V e 140V (AC) ao acelerar. - Corrente elétrica com farol ligado ficou entre 8A e 10A (dentro do padrão). - Voltagem na bateria após aceleração: 14.6V, indicando funcionamento correto do regulador retificador. - Corrente fluindo para a bateria confirmada com alicate amperímetro. - Motor de partida: - Escovas e induzido em perfeitas condições, testados com multímetro e tatuzinho. - Nenhum curto ou falha foi encontrado. - Conexões elétricas: - Limpeza completa das conexões foi realizada, eliminando zinabre e sujeira que poderiam causar falhas intermitentes. - Regulador retificador e conectores estavam com acúmulo de sujeira, corrigido durante a manutenção. 3. Teste Final com Nova Bateria: - Foi utilizada uma bateria de teste em bom estado para confirmar o funcionamento do sistema: - Moto deu partida elétrica sem problemas. - Voltagem na bateria atingiu 14.7V ao acelerar, e a corrente elétrica fluiu corretamente para a bateria. - O sistema foi considerado 100% funcional. Teste da Bateria do Cliente com Ferramenta: - A resistência interna elevada e a saúde reduzida confirmaram que o problema era a bateria. - Mesmo a bateria do cliente dando partida em condições normais, ela não conseguia manter carga por longos períodos devido ao desgaste interno. 4. Conclusão e Dicas Finais: - Diagnóstico detalhado é essencial: - A bateria parecia funcional, mas apresentava defeitos internos que só foram detectados com ferramentas adequadas. - Conexões elétricas limpas são essenciais: - Zinabre ou sujeira em conectores podem causar falhas intermitentes no sistema elétrico. Mensagem aos reparadores: - "Utilize ferramentas apropriadas para diagnosticar. Um estudo aprofundado evita trocas desnecessárias de peças e garante um serviço confiável. Investir em conhecimento técnico e equipamentos é fundamental para o sucesso." Essa foi mais uma dica do Ivan Moto Show! Continue acompanhando para mais orientações práticas e técnicas. Até a próxima! |