07-01-2025, 09:29:35
Moto não dá partida elétrica - Yamaha YBR 125 Factor 2011
Problema abordado:
- Cliente relatou que a motocicleta não dava partida elétrica e que a bateria estava descarregada.
- Informações complementares:
- Moto adquirida há 15 dias.
- Nos últimos dias, apresentava dificuldade em dar partida, funcionando apenas no neutro.
Solução abordada:
Foi realizado um diagnóstico completo para identificar o motivo da falha na partida elétrica e da descarga da bateria.
1. Diagnóstico Inicial:
- Teste da bateria do cliente:
- Bateria apresentava 12.8V, mas ao realizar o teste com equipamento apropriado, foi constatada alta resistência interna (39 mΩ) e saúde de 74%.
- Mesmo carregando por 6 horas, não atingiu 100% de saúde, indicando que a bateria estava próxima do fim de sua vida útil.
Conclusão parcial:
- A bateria do cliente estava defeituosa e precisava ser substituída.
2. Verificação do Sistema Elétrico:
- Sistema de carga:
- Voltagem de saída do estator entre 80V e 140V (AC) ao acelerar.
- Corrente elétrica com farol ligado ficou entre 8A e 10A (dentro do padrão).
- Voltagem na bateria após aceleração: 14.6V, indicando funcionamento correto do regulador retificador.
- Corrente fluindo para a bateria confirmada com alicate amperímetro.
- Motor de partida:
- Escovas e induzido em perfeitas condições, testados com multímetro e tatuzinho.
- Nenhum curto ou falha foi encontrado.
- Conexões elétricas:
- Limpeza completa das conexões foi realizada, eliminando zinabre e sujeira que poderiam causar falhas intermitentes.
- Regulador retificador e conectores estavam com acúmulo de sujeira, corrigido durante a manutenção.
3. Teste Final com Nova Bateria:
- Foi utilizada uma bateria de teste em bom estado para confirmar o funcionamento do sistema:
- Moto deu partida elétrica sem problemas.
- Voltagem na bateria atingiu 14.7V ao acelerar, e a corrente elétrica fluiu corretamente para a bateria.
- O sistema foi considerado 100% funcional.
Teste da Bateria do Cliente com Ferramenta:
- A resistência interna elevada e a saúde reduzida confirmaram que o problema era a bateria.
- Mesmo a bateria do cliente dando partida em condições normais, ela não conseguia manter carga por longos períodos devido ao desgaste interno.
4. Conclusão e Dicas Finais:
- Diagnóstico detalhado é essencial:
- A bateria parecia funcional, mas apresentava defeitos internos que só foram detectados com ferramentas adequadas.
- Conexões elétricas limpas são essenciais:
- Zinabre ou sujeira em conectores podem causar falhas intermitentes no sistema elétrico.
Mensagem aos reparadores:
- "Utilize ferramentas apropriadas para diagnosticar. Um estudo aprofundado evita trocas desnecessárias de peças e garante um serviço confiável. Investir em conhecimento técnico e equipamentos é fundamental para o sucesso."
Essa foi mais uma dica do Ivan Moto Show! Continue acompanhando para mais orientações práticas e técnicas. Até a próxima!
- Cliente relatou que a motocicleta não dava partida elétrica e que a bateria estava descarregada.
- Informações complementares:
- Moto adquirida há 15 dias.
- Nos últimos dias, apresentava dificuldade em dar partida, funcionando apenas no neutro.
Solução abordada:
Foi realizado um diagnóstico completo para identificar o motivo da falha na partida elétrica e da descarga da bateria.
1. Diagnóstico Inicial:
- Teste da bateria do cliente:
- Bateria apresentava 12.8V, mas ao realizar o teste com equipamento apropriado, foi constatada alta resistência interna (39 mΩ) e saúde de 74%.
- Mesmo carregando por 6 horas, não atingiu 100% de saúde, indicando que a bateria estava próxima do fim de sua vida útil.
Conclusão parcial:
- A bateria do cliente estava defeituosa e precisava ser substituída.
2. Verificação do Sistema Elétrico:
- Sistema de carga:
- Voltagem de saída do estator entre 80V e 140V (AC) ao acelerar.
- Corrente elétrica com farol ligado ficou entre 8A e 10A (dentro do padrão).
- Voltagem na bateria após aceleração: 14.6V, indicando funcionamento correto do regulador retificador.
- Corrente fluindo para a bateria confirmada com alicate amperímetro.
- Motor de partida:
- Escovas e induzido em perfeitas condições, testados com multímetro e tatuzinho.
- Nenhum curto ou falha foi encontrado.
- Conexões elétricas:
- Limpeza completa das conexões foi realizada, eliminando zinabre e sujeira que poderiam causar falhas intermitentes.
- Regulador retificador e conectores estavam com acúmulo de sujeira, corrigido durante a manutenção.
3. Teste Final com Nova Bateria:
- Foi utilizada uma bateria de teste em bom estado para confirmar o funcionamento do sistema:
- Moto deu partida elétrica sem problemas.
- Voltagem na bateria atingiu 14.7V ao acelerar, e a corrente elétrica fluiu corretamente para a bateria.
- O sistema foi considerado 100% funcional.
Teste da Bateria do Cliente com Ferramenta:
- A resistência interna elevada e a saúde reduzida confirmaram que o problema era a bateria.
- Mesmo a bateria do cliente dando partida em condições normais, ela não conseguia manter carga por longos períodos devido ao desgaste interno.
4. Conclusão e Dicas Finais:
- Diagnóstico detalhado é essencial:
- A bateria parecia funcional, mas apresentava defeitos internos que só foram detectados com ferramentas adequadas.
- Conexões elétricas limpas são essenciais:
- Zinabre ou sujeira em conectores podem causar falhas intermitentes no sistema elétrico.
Mensagem aos reparadores:
- "Utilize ferramentas apropriadas para diagnosticar. Um estudo aprofundado evita trocas desnecessárias de peças e garante um serviço confiável. Investir em conhecimento técnico e equipamentos é fundamental para o sucesso."
Essa foi mais uma dica do Ivan Moto Show! Continue acompanhando para mais orientações práticas e técnicas. Até a próxima!
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