Moto queimando bobina de ignição - Honda BIZ 125 ES 2009 - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: Moto queimando bobina de ignição - Honda BIZ 125 ES 2009 (/showthread.php?tid=5985) |
Moto queimando bobina de ignição - Honda BIZ 125 ES 2009 - admin - 10-01-2025 Moto queimando bobina de ignição - Honda BIZ 125 ES 2009
Problema abordado:
- Cliente relatou que a motocicleta estava queimando bobinas de ignição repetidamente (cinco bobinas substituídas). - Sintomas adicionais: - Aceleração irregular e muito alta. - Sistema de carga apresentando falhas intermitentes. Solução abordada: Foi realizado um diagnóstico completo para identificar a causa raiz da queima das bobinas de ignição, além de outros defeitos presentes no sistema elétrico e mecânico. 1. Diagnóstico Inicial: - A motocicleta foi desmontada para verificar o sistema elétrico, incluindo: - Bobina de ignição: Teste de resistência primária e secundária dentro dos parâmetros. - Vela de ignição: Resistência alterada ao aquecer, indicando defeito. - Cachimbo de vela (supressor de ruído): Teste dentro dos parâmetros. - Aceleração irregular foi detectada e atribuída a um eixo de borboleta desgastado. Conclusão parcial: - A vela de ignição defeituosa estava contribuindo para o superaquecimento da bobina de ignição. 2. Verificação do Sistema de Carga: - Teste de estator: - Resistência e voltagem dentro dos parâmetros (120V a 150V ao acelerar). - Corrente elétrica medida com alicate amperímetro: 9A, dentro do esperado. - Conexões elétricas: - Problema encontrado: Zinabre nos conectores do relé auxiliar de carga e relé de partida. - Após limpeza, a voltagem da bateria estabilizou em 14.5V ao acelerar. Conclusão parcial: - A sujeira nos conectores estava impedindo o correto fluxo de corrente elétrica no sistema de carga. 3. Verificação do Chicote Elétrico: - Chicote elétrico removido para inspeção detalhada: - Fio rosa com azul (pulsos negativos da bobina de ignição) estava desencapado e encostando no quadro da moto, causando curto-circuito. - Esse curto fazia com que a bobina de ignição recebesse corrente direta constante, levando à queima. Conclusão parcial: - O curto-circuito no fio rosa com azul era a causa principal da queima das bobinas de ignição. 4. Reparo e Testes Finais: - Substituição e ajuste das seguintes peças: - Eixo da borboleta (corrigindo a aceleração alta). - Vela de ignição defeituosa (resistência alterada ao aquecer). - Limpeza completa dos conectores elétricos (relé auxiliar e de partida). - Reparo no chicote elétrico (fio rosa com azul desencapado). - Após os reparos, os testes mostraram: - Aceleração e marcha lenta estabilizadas. - Voltagem da bateria estável em 14.5V ao acelerar. - Nenhum superaquecimento na bobina de ignição após longos períodos de funcionamento. Conclusão Geral: - Causas principais do problema: - Curto-circuito no fio rosa com azul. - Vela de ignição com resistência alterada ao aquecer. - Zinabre nos conectores do sistema de carga. - Aceleração alta devido ao eixo da borboleta desgastado. Mensagem aos reparadores: - "Sempre analise o sistema como um todo. Mesmo que um problema pareça isolado, pode haver múltiplos fatores contribuindo para o defeito. Diagnósticos cuidadosos e ferramentas adequadas são fundamentais para garantir um reparo definitivo." Essa foi mais uma dica do Ivan Moto Show! Continue acompanhando para mais orientações práticas e técnicas. Até a próxima! |