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Moto queimando bobina de ignição - Honda BIZ 125 ES 2009 - Versão de Impressão

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Moto queimando bobina de ignição - Honda BIZ 125 ES 2009 - admin - 10-01-2025



Moto queimando bobina de ignição - Honda BIZ 125 ES 2009


Problema abordado:
- Cliente relatou que a motocicleta estava queimando bobinas de ignição repetidamente (cinco bobinas substituídas).
- Sintomas adicionais:
  - Aceleração irregular e muito alta.
  - Sistema de carga apresentando falhas intermitentes.

Solução abordada:
Foi realizado um diagnóstico completo para identificar a causa raiz da queima das bobinas de ignição, além de outros defeitos presentes no sistema elétrico e mecânico.


1. Diagnóstico Inicial:
- A motocicleta foi desmontada para verificar o sistema elétrico, incluindo:
  - Bobina de ignição: Teste de resistência primária e secundária dentro dos parâmetros.
  - Vela de ignição: Resistência alterada ao aquecer, indicando defeito.
  - Cachimbo de vela (supressor de ruído): Teste dentro dos parâmetros.
- Aceleração irregular foi detectada e atribuída a um eixo de borboleta desgastado.

Conclusão parcial:
- A vela de ignição defeituosa estava contribuindo para o superaquecimento da bobina de ignição.


2. Verificação do Sistema de Carga:
- Teste de estator:
  - Resistência e voltagem dentro dos parâmetros (120V a 150V ao acelerar).
  - Corrente elétrica medida com alicate amperímetro: 9A, dentro do esperado.
- Conexões elétricas:
  - Problema encontrado: Zinabre nos conectores do relé auxiliar de carga e relé de partida.
  - Após limpeza, a voltagem da bateria estabilizou em 14.5V ao acelerar.

Conclusão parcial:
- A sujeira nos conectores estava impedindo o correto fluxo de corrente elétrica no sistema de carga.


3. Verificação do Chicote Elétrico:
- Chicote elétrico removido para inspeção detalhada:
  - Fio rosa com azul (pulsos negativos da bobina de ignição) estava desencapado e encostando no quadro da moto, causando curto-circuito.
  - Esse curto fazia com que a bobina de ignição recebesse corrente direta constante, levando à queima.

Conclusão parcial:
- O curto-circuito no fio rosa com azul era a causa principal da queima das bobinas de ignição.


4. Reparo e Testes Finais:
- Substituição e ajuste das seguintes peças:
  - Eixo da borboleta (corrigindo a aceleração alta).
  - Vela de ignição defeituosa (resistência alterada ao aquecer).
  - Limpeza completa dos conectores elétricos (relé auxiliar e de partida).
  - Reparo no chicote elétrico (fio rosa com azul desencapado).
- Após os reparos, os testes mostraram:
  - Aceleração e marcha lenta estabilizadas.
  - Voltagem da bateria estável em 14.5V ao acelerar.
  - Nenhum superaquecimento na bobina de ignição após longos períodos de funcionamento.


Conclusão Geral:
- Causas principais do problema:
  - Curto-circuito no fio rosa com azul.
  - Vela de ignição com resistência alterada ao aquecer.
  - Zinabre nos conectores do sistema de carga.
  - Aceleração alta devido ao eixo da borboleta desgastado.

Mensagem aos reparadores:
- "Sempre analise o sistema como um todo. Mesmo que um problema pareça isolado, pode haver múltiplos fatores contribuindo para o defeito. Diagnósticos cuidadosos e ferramentas adequadas são fundamentais para garantir um reparo definitivo."

Essa foi mais uma dica do Ivan Moto Show! Continue acompanhando para mais orientações práticas e técnicas. Até a próxima!