10-01-2025, 08:22:53
Moto queimando bobina de ignição - Honda BIZ 125 ES 2009
Problema abordado:
- Cliente relatou que a motocicleta estava queimando bobinas de ignição repetidamente (cinco bobinas substituídas).
- Sintomas adicionais:
- Aceleração irregular e muito alta.
- Sistema de carga apresentando falhas intermitentes.
Solução abordada:
Foi realizado um diagnóstico completo para identificar a causa raiz da queima das bobinas de ignição, além de outros defeitos presentes no sistema elétrico e mecânico.
1. Diagnóstico Inicial:
- A motocicleta foi desmontada para verificar o sistema elétrico, incluindo:
- Bobina de ignição: Teste de resistência primária e secundária dentro dos parâmetros.
- Vela de ignição: Resistência alterada ao aquecer, indicando defeito.
- Cachimbo de vela (supressor de ruído): Teste dentro dos parâmetros.
- Aceleração irregular foi detectada e atribuída a um eixo de borboleta desgastado.
Conclusão parcial:
- A vela de ignição defeituosa estava contribuindo para o superaquecimento da bobina de ignição.
2. Verificação do Sistema de Carga:
- Teste de estator:
- Resistência e voltagem dentro dos parâmetros (120V a 150V ao acelerar).
- Corrente elétrica medida com alicate amperímetro: 9A, dentro do esperado.
- Conexões elétricas:
- Problema encontrado: Zinabre nos conectores do relé auxiliar de carga e relé de partida.
- Após limpeza, a voltagem da bateria estabilizou em 14.5V ao acelerar.
Conclusão parcial:
- A sujeira nos conectores estava impedindo o correto fluxo de corrente elétrica no sistema de carga.
3. Verificação do Chicote Elétrico:
- Chicote elétrico removido para inspeção detalhada:
- Fio rosa com azul (pulsos negativos da bobina de ignição) estava desencapado e encostando no quadro da moto, causando curto-circuito.
- Esse curto fazia com que a bobina de ignição recebesse corrente direta constante, levando à queima.
Conclusão parcial:
- O curto-circuito no fio rosa com azul era a causa principal da queima das bobinas de ignição.
4. Reparo e Testes Finais:
- Substituição e ajuste das seguintes peças:
- Eixo da borboleta (corrigindo a aceleração alta).
- Vela de ignição defeituosa (resistência alterada ao aquecer).
- Limpeza completa dos conectores elétricos (relé auxiliar e de partida).
- Reparo no chicote elétrico (fio rosa com azul desencapado).
- Após os reparos, os testes mostraram:
- Aceleração e marcha lenta estabilizadas.
- Voltagem da bateria estável em 14.5V ao acelerar.
- Nenhum superaquecimento na bobina de ignição após longos períodos de funcionamento.
Conclusão Geral:
- Causas principais do problema:
- Curto-circuito no fio rosa com azul.
- Vela de ignição com resistência alterada ao aquecer.
- Zinabre nos conectores do sistema de carga.
- Aceleração alta devido ao eixo da borboleta desgastado.
Mensagem aos reparadores:
- "Sempre analise o sistema como um todo. Mesmo que um problema pareça isolado, pode haver múltiplos fatores contribuindo para o defeito. Diagnósticos cuidadosos e ferramentas adequadas são fundamentais para garantir um reparo definitivo."
Essa foi mais uma dica do Ivan Moto Show! Continue acompanhando para mais orientações práticas e técnicas. Até a próxima!
- Cliente relatou que a motocicleta estava queimando bobinas de ignição repetidamente (cinco bobinas substituídas).
- Sintomas adicionais:
- Aceleração irregular e muito alta.
- Sistema de carga apresentando falhas intermitentes.
Solução abordada:
Foi realizado um diagnóstico completo para identificar a causa raiz da queima das bobinas de ignição, além de outros defeitos presentes no sistema elétrico e mecânico.
1. Diagnóstico Inicial:
- A motocicleta foi desmontada para verificar o sistema elétrico, incluindo:
- Bobina de ignição: Teste de resistência primária e secundária dentro dos parâmetros.
- Vela de ignição: Resistência alterada ao aquecer, indicando defeito.
- Cachimbo de vela (supressor de ruído): Teste dentro dos parâmetros.
- Aceleração irregular foi detectada e atribuída a um eixo de borboleta desgastado.
Conclusão parcial:
- A vela de ignição defeituosa estava contribuindo para o superaquecimento da bobina de ignição.
2. Verificação do Sistema de Carga:
- Teste de estator:
- Resistência e voltagem dentro dos parâmetros (120V a 150V ao acelerar).
- Corrente elétrica medida com alicate amperímetro: 9A, dentro do esperado.
- Conexões elétricas:
- Problema encontrado: Zinabre nos conectores do relé auxiliar de carga e relé de partida.
- Após limpeza, a voltagem da bateria estabilizou em 14.5V ao acelerar.
Conclusão parcial:
- A sujeira nos conectores estava impedindo o correto fluxo de corrente elétrica no sistema de carga.
3. Verificação do Chicote Elétrico:
- Chicote elétrico removido para inspeção detalhada:
- Fio rosa com azul (pulsos negativos da bobina de ignição) estava desencapado e encostando no quadro da moto, causando curto-circuito.
- Esse curto fazia com que a bobina de ignição recebesse corrente direta constante, levando à queima.
Conclusão parcial:
- O curto-circuito no fio rosa com azul era a causa principal da queima das bobinas de ignição.
4. Reparo e Testes Finais:
- Substituição e ajuste das seguintes peças:
- Eixo da borboleta (corrigindo a aceleração alta).
- Vela de ignição defeituosa (resistência alterada ao aquecer).
- Limpeza completa dos conectores elétricos (relé auxiliar e de partida).
- Reparo no chicote elétrico (fio rosa com azul desencapado).
- Após os reparos, os testes mostraram:
- Aceleração e marcha lenta estabilizadas.
- Voltagem da bateria estável em 14.5V ao acelerar.
- Nenhum superaquecimento na bobina de ignição após longos períodos de funcionamento.
Conclusão Geral:
- Causas principais do problema:
- Curto-circuito no fio rosa com azul.
- Vela de ignição com resistência alterada ao aquecer.
- Zinabre nos conectores do sistema de carga.
- Aceleração alta devido ao eixo da borboleta desgastado.
Mensagem aos reparadores:
- "Sempre analise o sistema como um todo. Mesmo que um problema pareça isolado, pode haver múltiplos fatores contribuindo para o defeito. Diagnósticos cuidadosos e ferramentas adequadas são fundamentais para garantir um reparo definitivo."
Essa foi mais uma dica do Ivan Moto Show! Continue acompanhando para mais orientações práticas e técnicas. Até a próxima!
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