11-01-2025, 16:16:24
Moto sem funcionar - Honda BIZ 125 ES 2009
Problema relatado:
- Cliente informou que a motocicleta não estava funcionando corretamente.
- Sintomas:
- Funcionava brevemente e desligava ao acelerar.
- Pressão de combustível baixa.
- Desempenho irregular ao tentar manter a moto funcionando.
Diagnóstico inicial:
- Primeira etapa: análise do sistema de alimentação, incluindo:
- Pressão da bomba de combustível: Pressão estava em 2 bar, abaixo do ideal (3 bar).
- Bico injetor: Suspeita de funcionamento inadequado.
Primeiras ações:
- Teste da bomba de combustível:
- Pressão medida: 2 bar (insuficiente, mas deveria permitir funcionamento com falhas).
- Vazão: 2 litros/minuto (dentro do esperado).
- Identificação de possível defeito no bico injetor ou em outros componentes.
2. Análise do bico injetor:
- Retirado o bico injetor para teste na máquina:
- Vazão mono: Apenas 3 ml (ideal: 8 ml em 45 segundos).
- Vazão multi: 11 ml (ideal: 25-30 ml).
- Conclusão: Bico injetor estava defeituoso e com fluxo inadequado.
- Limpeza ultrassônica realizada, mas o desempenho não melhorou o suficiente.
- Substituição do bico injetor por um novo.
Resultado parcial:
- Após troca do bico, a motocicleta começou a funcionar e responder ao acelerador, mas a pressão da bomba ainda estava irregular.
3. Diagnóstico da bomba de combustível:
- Desmontagem da bomba revelou:
- Borrachinha de vedação do refil danificada: Causando pressão instável.
- Regulador de pressão com possível entupimento: Não estava mantendo a pressão corretamente.
- Teste do refil:
- Pressão medida: 3.5 bar (ideal: 5-8 bar).
- Refletiu falha no regulador de pressão e refil.
Ações tomadas:
- Substituição do refil da bomba por um novo.
- Limpeza e teste do regulador de pressão:
- Fluxo e vedação corrigidos parcialmente, mas o regulador ainda apresentava instabilidade.
- Teste final revelou pressão na linha de combustível variando acima do ideal (3.5 bar), indicando necessidade de troca do regulador.
Conclusão geral:
- Defeitos encontrados:
- Bico injetor defeituoso.
- Refil da bomba de combustível com baixa pressão.
- Regulador de pressão irregular, causando sobrecarga na linha de combustível.
- Soluções implementadas:
- Troca do bico injetor.
- Substituição do refil da bomba.
- Recomendação de troca do regulador de pressão.
Mensagem final:
- "O diagnóstico correto depende de conhecimento detalhado do sistema e ferramentas apropriadas. Cada componente deve ser analisado individualmente, mas com uma visão global do sistema. Revisões completas são essenciais para evitar danos futuros ao motor e outros sistemas."
Mais uma dica do Ivan Moto Show!
- Cliente informou que a motocicleta não estava funcionando corretamente.
- Sintomas:
- Funcionava brevemente e desligava ao acelerar.
- Pressão de combustível baixa.
- Desempenho irregular ao tentar manter a moto funcionando.
Diagnóstico inicial:
- Primeira etapa: análise do sistema de alimentação, incluindo:
- Pressão da bomba de combustível: Pressão estava em 2 bar, abaixo do ideal (3 bar).
- Bico injetor: Suspeita de funcionamento inadequado.
Primeiras ações:
- Teste da bomba de combustível:
- Pressão medida: 2 bar (insuficiente, mas deveria permitir funcionamento com falhas).
- Vazão: 2 litros/minuto (dentro do esperado).
- Identificação de possível defeito no bico injetor ou em outros componentes.
2. Análise do bico injetor:
- Retirado o bico injetor para teste na máquina:
- Vazão mono: Apenas 3 ml (ideal: 8 ml em 45 segundos).
- Vazão multi: 11 ml (ideal: 25-30 ml).
- Conclusão: Bico injetor estava defeituoso e com fluxo inadequado.
- Limpeza ultrassônica realizada, mas o desempenho não melhorou o suficiente.
- Substituição do bico injetor por um novo.
Resultado parcial:
- Após troca do bico, a motocicleta começou a funcionar e responder ao acelerador, mas a pressão da bomba ainda estava irregular.
3. Diagnóstico da bomba de combustível:
- Desmontagem da bomba revelou:
- Borrachinha de vedação do refil danificada: Causando pressão instável.
- Regulador de pressão com possível entupimento: Não estava mantendo a pressão corretamente.
- Teste do refil:
- Pressão medida: 3.5 bar (ideal: 5-8 bar).
- Refletiu falha no regulador de pressão e refil.
Ações tomadas:
- Substituição do refil da bomba por um novo.
- Limpeza e teste do regulador de pressão:
- Fluxo e vedação corrigidos parcialmente, mas o regulador ainda apresentava instabilidade.
- Teste final revelou pressão na linha de combustível variando acima do ideal (3.5 bar), indicando necessidade de troca do regulador.
Conclusão geral:
- Defeitos encontrados:
- Bico injetor defeituoso.
- Refil da bomba de combustível com baixa pressão.
- Regulador de pressão irregular, causando sobrecarga na linha de combustível.
- Soluções implementadas:
- Troca do bico injetor.
- Substituição do refil da bomba.
- Recomendação de troca do regulador de pressão.
Mensagem final:
- "O diagnóstico correto depende de conhecimento detalhado do sistema e ferramentas apropriadas. Cada componente deve ser analisado individualmente, mas com uma visão global do sistema. Revisões completas são essenciais para evitar danos futuros ao motor e outros sistemas."
Mais uma dica do Ivan Moto Show!
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