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Moto sem funcionar - Honda BIZ 125 ES 2009 - Versão de Impressão

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Moto sem funcionar - Honda BIZ 125 ES 2009 - admin - 11-01-2025



Moto sem funcionar - Honda BIZ 125 ES 2009


Problema relatado:
- Cliente informou que a motocicleta não estava funcionando corretamente.
- Sintomas:
  - Funcionava brevemente e desligava ao acelerar.
  - Pressão de combustível baixa.
  - Desempenho irregular ao tentar manter a moto funcionando.


Diagnóstico inicial:
- Primeira etapa: análise do sistema de alimentação, incluindo:
  - Pressão da bomba de combustível: Pressão estava em 2 bar, abaixo do ideal (3 bar).
  - Bico injetor: Suspeita de funcionamento inadequado.

Primeiras ações:
- Teste da bomba de combustível:
  - Pressão medida: 2 bar (insuficiente, mas deveria permitir funcionamento com falhas).
  - Vazão: 2 litros/minuto (dentro do esperado).
- Identificação de possível defeito no bico injetor ou em outros componentes.


2. Análise do bico injetor:
- Retirado o bico injetor para teste na máquina:
  - Vazão mono: Apenas 3 ml (ideal: 8 ml em 45 segundos).
  - Vazão multi: 11 ml (ideal: 25-30 ml).
- Conclusão: Bico injetor estava defeituoso e com fluxo inadequado.
- Limpeza ultrassônica realizada, mas o desempenho não melhorou o suficiente.
- Substituição do bico injetor por um novo.

Resultado parcial:
- Após troca do bico, a motocicleta começou a funcionar e responder ao acelerador, mas a pressão da bomba ainda estava irregular.


3. Diagnóstico da bomba de combustível:
- Desmontagem da bomba revelou:
  - Borrachinha de vedação do refil danificada: Causando pressão instável.
  - Regulador de pressão com possível entupimento: Não estava mantendo a pressão corretamente.
- Teste do refil:
  - Pressão medida: 3.5 bar (ideal: 5-8 bar).
  - Refletiu falha no regulador de pressão e refil.

Ações tomadas:
- Substituição do refil da bomba por um novo.
- Limpeza e teste do regulador de pressão:
  - Fluxo e vedação corrigidos parcialmente, mas o regulador ainda apresentava instabilidade.
- Teste final revelou pressão na linha de combustível variando acima do ideal (3.5 bar), indicando necessidade de troca do regulador.


Conclusão geral:
- Defeitos encontrados:
  - Bico injetor defeituoso.
  - Refil da bomba de combustível com baixa pressão.
  - Regulador de pressão irregular, causando sobrecarga na linha de combustível.
- Soluções implementadas:
  - Troca do bico injetor.
  - Substituição do refil da bomba.
  - Recomendação de troca do regulador de pressão.


Mensagem final:
- "O diagnóstico correto depende de conhecimento detalhado do sistema e ferramentas apropriadas. Cada componente deve ser analisado individualmente, mas com uma visão global do sistema. Revisões completas são essenciais para evitar danos futuros ao motor e outros sistemas."

Mais uma dica do Ivan Moto Show!