Moto sem funcionar - Honda BIZ 125 ES 2009 - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: Moto sem funcionar - Honda BIZ 125 ES 2009 (/showthread.php?tid=5986) |
Moto sem funcionar - Honda BIZ 125 ES 2009 - admin - 11-01-2025 Moto sem funcionar - Honda BIZ 125 ES 2009
Problema relatado:
- Cliente informou que a motocicleta não estava funcionando corretamente. - Sintomas: - Funcionava brevemente e desligava ao acelerar. - Pressão de combustível baixa. - Desempenho irregular ao tentar manter a moto funcionando. Diagnóstico inicial: - Primeira etapa: análise do sistema de alimentação, incluindo: - Pressão da bomba de combustível: Pressão estava em 2 bar, abaixo do ideal (3 bar). - Bico injetor: Suspeita de funcionamento inadequado. Primeiras ações: - Teste da bomba de combustível: - Pressão medida: 2 bar (insuficiente, mas deveria permitir funcionamento com falhas). - Vazão: 2 litros/minuto (dentro do esperado). - Identificação de possível defeito no bico injetor ou em outros componentes. 2. Análise do bico injetor: - Retirado o bico injetor para teste na máquina: - Vazão mono: Apenas 3 ml (ideal: 8 ml em 45 segundos). - Vazão multi: 11 ml (ideal: 25-30 ml). - Conclusão: Bico injetor estava defeituoso e com fluxo inadequado. - Limpeza ultrassônica realizada, mas o desempenho não melhorou o suficiente. - Substituição do bico injetor por um novo. Resultado parcial: - Após troca do bico, a motocicleta começou a funcionar e responder ao acelerador, mas a pressão da bomba ainda estava irregular. 3. Diagnóstico da bomba de combustível: - Desmontagem da bomba revelou: - Borrachinha de vedação do refil danificada: Causando pressão instável. - Regulador de pressão com possível entupimento: Não estava mantendo a pressão corretamente. - Teste do refil: - Pressão medida: 3.5 bar (ideal: 5-8 bar). - Refletiu falha no regulador de pressão e refil. Ações tomadas: - Substituição do refil da bomba por um novo. - Limpeza e teste do regulador de pressão: - Fluxo e vedação corrigidos parcialmente, mas o regulador ainda apresentava instabilidade. - Teste final revelou pressão na linha de combustível variando acima do ideal (3.5 bar), indicando necessidade de troca do regulador. Conclusão geral: - Defeitos encontrados: - Bico injetor defeituoso. - Refil da bomba de combustível com baixa pressão. - Regulador de pressão irregular, causando sobrecarga na linha de combustível. - Soluções implementadas: - Troca do bico injetor. - Substituição do refil da bomba. - Recomendação de troca do regulador de pressão. Mensagem final: - "O diagnóstico correto depende de conhecimento detalhado do sistema e ferramentas apropriadas. Cada componente deve ser analisado individualmente, mas com uma visão global do sistema. Revisões completas são essenciais para evitar danos futuros ao motor e outros sistemas." Mais uma dica do Ivan Moto Show! |