26-05-2020, 12:41:52
Marca: GM
Sistema: Injeção
Modelo: Celta
Fabricante: Delphi
Motor: 1.0
Versão: Multec H
Combustível: Flex
Problema: Luz da injeção acesa.
Retorno do scanner: Falha no sistema de partida a frio.
Histórico/Causa do Problema:
Solução: Remoção do chicote elétrico adaptado no sistema de partida a frio e esclarecimento ao cliente.
Sistema: Injeção
Modelo: Celta
Fabricante: Delphi
Motor: 1.0
Versão: Multec H
Combustível: Flex
Problema: Luz da injeção acesa.
Retorno do scanner: Falha no sistema de partida a frio.
Histórico/Causa do Problema:
Cliente reclamava que após o veículo apresentar dificuldades na partida a frio, encaminhou-o a uma oficina onde instalaram (adaptaram) um interruptor no painel para controle manual do sistema de partida a frio. O interruptor ativava a eletrobomba da partida a frio através do pino 85 do relé, essa ligação entrava em conflito com o sinal que vinha do módulo da injeção para também acionar o relé causando o acendimento da luz da injeção.
Removida a instalação do interruptor a luz do sistema de injeção deixou de acender.
Apurando junto ao cliente em que circunstâncias a dificuldade na partida a frio havia ocorrido, fomos informados de que o veículo sempre rodava com gasolina, certo dia com o tanque na reserva, o cliente abasteceu-o com álcool logo em seguida guardou o carro na garagem. No dia seguinte pela manhã o motor não quis funcionar. Ressaltamos ao cliente que além do critério "temperatura", para que a partida a frio seja acionada o módulo leva em consideração o tipo de combustível que está sendo utilizado naquele momento e que a para que o módulo faça a "aprendizagem" (ou adaptação) é necessário que o motor tenha funcionado com o novo combustível por um período maior. Como o tempo de aprendizado não foi suficiente, pois o cliente guardou o carro logo após abastecer com álcool no dia seguinte na primeira partida, o módulo ainda trabalhava com os parâmetros antigos, ou seja, com mapeamento de injeção e ignição para o combustível gasolina, o que acarretou no problema.
Removida a instalação do interruptor a luz do sistema de injeção deixou de acender.
Apurando junto ao cliente em que circunstâncias a dificuldade na partida a frio havia ocorrido, fomos informados de que o veículo sempre rodava com gasolina, certo dia com o tanque na reserva, o cliente abasteceu-o com álcool logo em seguida guardou o carro na garagem. No dia seguinte pela manhã o motor não quis funcionar. Ressaltamos ao cliente que além do critério "temperatura", para que a partida a frio seja acionada o módulo leva em consideração o tipo de combustível que está sendo utilizado naquele momento e que a para que o módulo faça a "aprendizagem" (ou adaptação) é necessário que o motor tenha funcionado com o novo combustível por um período maior. Como o tempo de aprendizado não foi suficiente, pois o cliente guardou o carro logo após abastecer com álcool no dia seguinte na primeira partida, o módulo ainda trabalhava com os parâmetros antigos, ou seja, com mapeamento de injeção e ignição para o combustível gasolina, o que acarretou no problema.
Solução: Remoção do chicote elétrico adaptado no sistema de partida a frio e esclarecimento ao cliente.