26-05-2020, 12:59:39
Marca: GM
Sistema: Injeção
Modelo: Vectra
Fabricante: Bosch
Motor: 2.2 8V
Versão: M1.5.4
Ano: 1998
Combustível: Gasolina
Problema: Luz da injeção acesa direto e marcha-lenta instável.
Retorno do scanner: Não utilizado.
Histórico/Causa do Problema:
Não dispondo de scanner na ocasião foi efetuado um jump (ponte) entre os pinos 4 e 6 da tomada de diagnose situada sob a alavanca do freio-de-mão.
Ao ligar a chave foi obtido o código de piscadas 39 que indica alta voltagem da sonda lâmbda.
Substituída a sonda lâmbda o defeito persistiu!
Colhendo informações sobre o histórico do veículo junto ao cliente, soubemos que o veículo havia trabalhado com gás durante um período.
Analisando sobre possíveis conseqüências em função do uso gás decidimos medir vazamentos nos cilindros e pressão de compressão.
Curioso é que a pressão de compressão estava normal, porém identificamos uma minúscula perda no teste de vazamento de cilindros entre os cilindros 2 e 3.
Removido o cabeçote identificamos uma falha mínima na vedação da junta entre os cilindros 2 e 3. Substituída a junta do cabeçote o defeito foi sanado.
Solução: Reparo do cabeçote.
Esclarecimentos Adicionais: O uso do gás promove na câmara de combustão um ambiente de temperatura mais elevada e mais desprovido de lubrificação em relação à gasolina (uma espécie de ressecamento), que a longo prazo pode implicar em conseqüências indesejáveis nos componentes do cabeçote.
Sistema: Injeção
Modelo: Vectra
Fabricante: Bosch
Motor: 2.2 8V
Versão: M1.5.4
Ano: 1998
Combustível: Gasolina
Problema: Luz da injeção acesa direto e marcha-lenta instável.
Retorno do scanner: Não utilizado.
Histórico/Causa do Problema:
Não dispondo de scanner na ocasião foi efetuado um jump (ponte) entre os pinos 4 e 6 da tomada de diagnose situada sob a alavanca do freio-de-mão.
Ao ligar a chave foi obtido o código de piscadas 39 que indica alta voltagem da sonda lâmbda.
Substituída a sonda lâmbda o defeito persistiu!
Colhendo informações sobre o histórico do veículo junto ao cliente, soubemos que o veículo havia trabalhado com gás durante um período.
Analisando sobre possíveis conseqüências em função do uso gás decidimos medir vazamentos nos cilindros e pressão de compressão.
Curioso é que a pressão de compressão estava normal, porém identificamos uma minúscula perda no teste de vazamento de cilindros entre os cilindros 2 e 3.
Removido o cabeçote identificamos uma falha mínima na vedação da junta entre os cilindros 2 e 3. Substituída a junta do cabeçote o defeito foi sanado.
Solução: Reparo do cabeçote.
Esclarecimentos Adicionais: O uso do gás promove na câmara de combustão um ambiente de temperatura mais elevada e mais desprovido de lubrificação em relação à gasolina (uma espécie de ressecamento), que a longo prazo pode implicar em conseqüências indesejáveis nos componentes do cabeçote.