02-06-2020, 15:23:49
Reclamação:
• Motor quando quente apaga em desacelerações;
Diagnóstico:
• Sem código de falhas;
•Com o scanner ligado e com o veículo em movimento, nenhum parâmetro aparece fora da faixa normal de funcionamento quando surge a falha;
• Conectado um manômetro ao coletor de admissão, a pressão indicada é normal;
• Conectado outro manômetro na linha da tomada de vácuo do sensor de pressão verificou-se indicações diferentes de pressão entre um manômetro e outro. Sendo que o segundo manômetro apresentou uma variação lenta comparado ao primeiro manômetro.
Conclusão:
• A tomada de vácuo do sensor de pressão estava obstruída.
Causa:
• Com o aquecimento do motor a mangueira fica muito ‘mole’ e o vácuo da desaceleração torna-se mais do que suficiente para fazer a mangueira murchar-se e vedar a passagem. O sistema em desaceleração e muitas vezes em cut-off não consegue recuperar-se e apaga.
Comentário:
• Interessante notar que não foi percebida a falha com o scanner. E na verdade não era para ser, pois os parâmetros realmente ficavam dentro da normalidade, apenas existia uma ‘lentidão’ na resposta do sensor de pressão devido a obstrução momentânea da mangueira.
Solução:
• Substituir a mangueira do sensor de pressão e tentar, na medida
do possível, afasta-la do coletor de admissão.
• Motor quando quente apaga em desacelerações;
Diagnóstico:
• Sem código de falhas;
•Com o scanner ligado e com o veículo em movimento, nenhum parâmetro aparece fora da faixa normal de funcionamento quando surge a falha;
• Conectado um manômetro ao coletor de admissão, a pressão indicada é normal;
• Conectado outro manômetro na linha da tomada de vácuo do sensor de pressão verificou-se indicações diferentes de pressão entre um manômetro e outro. Sendo que o segundo manômetro apresentou uma variação lenta comparado ao primeiro manômetro.
Conclusão:
• A tomada de vácuo do sensor de pressão estava obstruída.
Causa:
• Com o aquecimento do motor a mangueira fica muito ‘mole’ e o vácuo da desaceleração torna-se mais do que suficiente para fazer a mangueira murchar-se e vedar a passagem. O sistema em desaceleração e muitas vezes em cut-off não consegue recuperar-se e apaga.
Comentário:
• Interessante notar que não foi percebida a falha com o scanner. E na verdade não era para ser, pois os parâmetros realmente ficavam dentro da normalidade, apenas existia uma ‘lentidão’ na resposta do sensor de pressão devido a obstrução momentânea da mangueira.
Solução:
• Substituir a mangueira do sensor de pressão e tentar, na medida
do possível, afasta-la do coletor de admissão.