08-06-2020, 16:35:04
Sistema: Sistema de injeção Marelli - 5 NF
Combustível: Gasolina
Veículo: Palio 1.3 - 16 válvulas
Componente: Chicote elétrico
Problema: A lâmpada do imobilizador ficava acesa continuamente e o motor não entrava em funcionamento
Causa: O módulo de comando ECM estava sem aterramento
Procedimentos e solução: Esse defeito, segundo relato do cliente, começou a se manifestar após a retífica do cabeçote. Inicialmente, observamos que não havia centelha, nem acionamento da bomba ou terra eletrônico para as válvulas injetoras. Verificamos o sinal do sensor PMS. Ele estava correto. Como a lâmpada do sistema Code estava acesa, suspeitamos que pudesse ser um defeito no sistema de imobilização, mas nada de anormal foi detectado. Testamos a alimentação do ECM.
Tanto a alimentação da linha +30 quanto da linha +15 estavam corretas. Testamos o aterramento e detectamos que o ECM não estava aterrado. Fizemos um aterramento direto na sua carcaça. Imediatamente a lâmpada Code apagou e o motor entrou em funcionamento. Instalamos um cabo massa definitivo entre o bloco do motor e a carcaça do ECM. O defeito não se manifestou mais.
Esclarecimentos adicionais: Esse módulo de comando não possui fio de aterramento ligado no seu conector. O aterramento é feito diretamente na sua carcaça.
Combustível: Gasolina
Veículo: Palio 1.3 - 16 válvulas
Componente: Chicote elétrico
Problema: A lâmpada do imobilizador ficava acesa continuamente e o motor não entrava em funcionamento
Causa: O módulo de comando ECM estava sem aterramento
Procedimentos e solução: Esse defeito, segundo relato do cliente, começou a se manifestar após a retífica do cabeçote. Inicialmente, observamos que não havia centelha, nem acionamento da bomba ou terra eletrônico para as válvulas injetoras. Verificamos o sinal do sensor PMS. Ele estava correto. Como a lâmpada do sistema Code estava acesa, suspeitamos que pudesse ser um defeito no sistema de imobilização, mas nada de anormal foi detectado. Testamos a alimentação do ECM.
Tanto a alimentação da linha +30 quanto da linha +15 estavam corretas. Testamos o aterramento e detectamos que o ECM não estava aterrado. Fizemos um aterramento direto na sua carcaça. Imediatamente a lâmpada Code apagou e o motor entrou em funcionamento. Instalamos um cabo massa definitivo entre o bloco do motor e a carcaça do ECM. O defeito não se manifestou mais.
Esclarecimentos adicionais: Esse módulo de comando não possui fio de aterramento ligado no seu conector. O aterramento é feito diretamente na sua carcaça.