Bem vindo ao Fórum MSBig, se você já é registrado e está vendo essa mensagem basta clicar em Entrar com seu usuário e senha!. Se você se registrou recentemente e preencheu todos dados corretamente a ativação demora de 24 a 48 horas, fique atento ao Celular iremos enviar um e-mail e um sms com instruções!

Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Instalação do Sistema Elétrico do Ar Condicionado: Passo A Passo - Ar Condicionado Un
#1
Video 


Instalação do Sistema Elétrico do Ar Condicionado: Passo A Passo - Ar Condicionado Universal

Olá, pessoal! Eu sou o professor Aparecido Oliveira, e hoje vamos explorar o funcionamento do sistema de ar-condicionado automotivo. Este sistema pode parecer simples, mas possui diversos detalhes importantes que garantem seu funcionamento eficiente e seguro.

Componentes Básicos do Sistema de Ar-Condicionado

1. Compressor
O compressor é responsável por comprimir o refrigerante em forma de vapor, aumentando sua pressão e temperatura.

2. Condensador
O refrigerante aquecido passa pelo condensador, onde é resfriado e volta ao estado líquido.

3. Válvula de Expansão
O líquido refrigerante é então introduzido no evaporador através da válvula de expansão. Essa válvula controla a quantidade de refrigerante que entra no evaporador.

4. Evaporador
No evaporador, o refrigerante absorve o calor do ar interno do carro, vaporiza e esfria o ar que será enviado para a cabine.

5. Pressostato
O pressostato é um componente crucial que monitora a pressão do sistema, garantindo sua operação segura e eficiente. Ele possui diferentes níveis de atuação para controlar a pressão e evitar problemas como falta de refrigerante ou excesso de pressão.

Funcionamento do Sistema

Ciclo de Refrigeração
1. Compressão: O compressor comprime o refrigerante, transformando-o em vapor de alta pressão e alta temperatura.
2. Condensação: O vapor quente passa pelo condensador, onde é resfriado e se transforma em líquido.
3. Expansão: O líquido refrigerante passa pela válvula de expansão, onde sua pressão e temperatura são reduzidas.
4. Evaporação: O refrigerante entra no evaporador e absorve o calor do ar interno do carro, vaporiza e resfria o ar da cabine.

Controle de Pressão e Temperatura
- Pressostato de Três Níveis:
  - Desligamento por Sobrepressão: Desliga o compressor se a pressão do sistema exceder 30 bar, protegendo-o de danos.
  - Ventilação do Radiador: Ativa a segunda velocidade do ventilador do radiador quando a pressão atinge 16 bar, ajudando a manter a temperatura do condensador.
  - Pressão Mínima: Garante que o compressor só ligue se a pressão estiver acima de 2 bar, indicando a presença suficiente de refrigerante.

Circuito de Atuação Simplificado

Ligação do Compressor
- Botão de Ativação: Quando pressionado, ativa o relé do ar-condicionado.
- Relé e Pressostato: A linha 30 da bateria alimenta a embreagem do compressor através do relé e do contato P1 do pressostato, que deve estar fechado para iniciar o ciclo de resfriamento.
- Primeira e Segunda Velocidade do Ventilador do Radiador:
  - Primeira Velocidade: Ativada junto com a embreagem do compressor.
  - Segunda Velocidade: Ativada pelo contato P2 do pressostato ao atingir 16 bar.

Proteção Contra Congelamento
- Termostato de Anticongelamento: Evita que as aletas do evaporador congelem, garantindo que o ar-condicionado só funcione com a ventilação interna ativada.

Sistemas Avançados

Centrais Eletrônicas e Sensores
- Compensação de Carga: Ajusta a rotação do motor ao ligar o compressor, garantindo estabilidade.
- Sensor de Temperatura do Evaporador: Monitora e evita o congelamento das aletas.
- Desligamento Inteligente: Desliga o compressor em condições extremas, como alta temperatura do motor ou plena carga, para proteger o sistema.

Diversidade de Circuitos
Existem várias configurações de circuitos de ar-condicionado. Por exemplo:
- Controle de Ventilação: Pode variar entre controlar o lado positivo ou negativo do circuito.
- Interação com o Motor: A primeira velocidade do ventilador do radiador liga com o compressor, enquanto a segunda velocidade depende da temperatura do motor e da pressão do sistema.

Espero que esta explicação tenha esclarecido o funcionamento do sistema de ar-condicionado automotivo. Se tiverem dúvidas, deixem nos comentários. Até a próxima!
Administrador
Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
Video Pulsador de Bobinas de Ignição Passo a Passo com Oscilador Esaki admin 0 470 07-12-2023, 20:30:19
Última Mensagem: admin
Video Como Verificar o Distribuidor de Ignição Passo a Passo admin 0 531 19-10-2023, 16:28:48
Última Mensagem: admin
Video Curso Ar condicionado Automotivo Básico admin 0 741 28-11-2022, 22:55:47
Última Mensagem: admin
Video Instalação dos Scripts no Programador Upa admin 0 1.230 28-11-2022, 20:44:58
Última Mensagem: admin
Video Diagnóstico na Íntegra, COMO SE USA OSCILOSCÓPIO, passo a passo com osciloscópio. admin 0 865 18-08-2022, 22:52:09
Última Mensagem: admin

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)