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Teste do Eletro Injetor - CG160 Start 2019.
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Teste do Eletro Injetor - CG160 Start 2019.

Aula Prática: Teste do Eletroinjetor da Honda CG 160 Start 2019

Olá, pessoal! Eu sou o Hélio da HRC-MOTOS e hoje vamos aprender como realizar testes no eletroinjetor de uma Honda CG 160 Start, ano 2019. O eletroinjetor é uma peça crucial do sistema de injeção eletrônica, responsável por pulverizar o combustível na câmara de combustão. Vamos passar por cada teste detalhadamente.

Passo 1: Teste de Estanqueidade

1. Configuração Inicial:
  - Conecte o eletroinjetor à máquina de testes e ajuste o manômetro para 3 bar de pressão.

2. Realização do Teste:
  - Acione o botão de teste de estanqueidade.
  - Observe se há algum gotejamento no injetor. Não deve haver nenhum gotejamento.

3. Verificação da Resistência:
  - A resistência do eletroinjetor deve ser exibida no visor da máquina.
  - A resistência correta deve estar entre 11 e 13 ohms. Neste caso, a leitura foi de 12 ohms.

Passo 2: Teste de Vazão e Leque

1. Configuração para Teste de Vazão e Leque:
  - Ajuste a máquina para o modo de teste de vazão e leque.
  - Mantenha o manômetro ajustado em 3 bar.

2. Realização do Teste:
  - Acione o botão de teste.
  - Observe o formato do leque de pulverização do combustível. Ele deve ser aberto e uniforme.
  - Verifique a quantidade de combustível injetada, que deve ser aproximadamente 16 ml.

3. Resultado do Teste:
  - O leque deve estar correto e a quantidade de combustível injetada deve ser de 16 ml. No teste, a leitura foi de 16 ml, o que está dentro do esperado.

Passo 3: Teste de Equalização

1. Configuração para Teste de Equalização:
  - Ajuste a máquina para o modo de teste de equalização.
  - Mantenha o manômetro ajustado em 3 bar.

2. Realização do Teste:
  - Acione o botão de teste de equalização.
  - Este teste simula o funcionamento do eletroinjetor em condições de operação, com variações no RPM.
  - O teste dura aproximadamente dois minutos.

3. Resultado do Teste:
  - Verifique a quantidade de combustível injetada. Deve ser aproximadamente 35 ml.
  - No teste, a leitura foi de 35 ml, indicando que o eletroinjetor está funcionando corretamente.

Conclusão dos Testes

1. Resultados Esperados:
  - Teste de Estanqueidade: Sem gotejamento, resistência entre 11 e 13 ohms.
  - Teste de Vazão e Leque: Leque uniforme, aproximadamente 16 ml de vazão.
  - Teste de Equalização: Aproximadamente 35 ml de combustível injetado.

2. Condição do Eletroinjetor:
  - Se o eletroinjetor passar em todos os testes, ele está em bom estado de funcionamento.
  - No nosso caso, o eletroinjetor apresentou:
    - 12 ohms de resistência.
    - Nenhum gotejamento no teste de estanqueidade.
    - Leque correto e 16 ml de vazão.
    - 35 ml no teste de equalização.

Explicações Adicionais

- Importância da Estanqueidade:
  Gotejamentos podem indicar desgaste ou danos no eletroinjetor, levando a um desempenho ruim do motor.

- Verificação da Resistência:
  Resistência fora do intervalo correto pode indicar problemas elétricos no eletroinjetor.

- Teste de Vazão e Leque:
  Um leque uniforme garante uma pulverização eficiente do combustível, essencial para a combustão adequada.

- Teste de Equalização:
  Simula as condições reais de operação, garantindo que o eletroinjetor funcione corretamente em diversas situações de RPM.

Espero que essa explicação tenha sido clara e útil. Vamos agora praticar esses testes na oficina para garantir que todos entendam bem o processo. Se tiverem dúvidas, estou aqui para ajudar!

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