04-01-2025, 11:30:49
Dica 20 - Ivan Moto Show: Teste do Sistema de Carga na Honda CG 160 Titan 2017
Dica do Ivan Moto Show!
Problema abordado:
- A motocicleta estava com consumo excessivo de corrente elétrica ao utilizar um farol de LED adaptado.
- Sistema de carga não conseguia manter a bateria carregada com o farol ligado.
- Voltagem e corrente elétrica apresentavam comportamentos anormais, indicando consumo além do normal.
Solução abordada:
Foi realizado um teste comparativo entre o sistema com farol de LED adaptado e o sistema original com lâmpada de farol original.
1. Diagnóstico Inicial:
- Teste do sistema de carga com LED adaptado:
- Multímetro na escala de 20V e alicate amperímetro na escala de 20A DC.
- Moto em funcionamento, bateria registrava 13.4V com farol desligado.
- Ao ligar o farol de LED, a voltagem começou a cair e a corrente elétrica passou para negativa (-0.7A), indicando que a bateria estava sendo consumida.
Conclusão do teste com LED adaptado:
- O farol de LED com ventilador consome mais corrente do que o sistema consegue gerar, resultando em descarga da bateria.
2. Solução Aplicada:
- Substituição do farol de LED por uma lâmpada original conectada corretamente ao regulador retificador.
- Refazendo os testes, com a mesma metodologia.
Teste do sistema de carga com lâmpada original:
- Moto em funcionamento, farol ligado.
- Voltagem na bateria começou em 13.1V e foi subindo gradualmente (13.2V, 13.4V...).
- Corrente elétrica permaneceu positiva, indicando que a bateria estava sendo carregada mesmo com o farol ligado.
3. Conclusão e Dicas Finais:
- A lâmpada original não sobrecarrega o sistema elétrico, garantindo o funcionamento correto do estator, regulador retificador e bateria.
- Sistemas adaptados, como faróis de LED com ventiladores, podem consumir mais corrente do que o sistema original foi projetado para gerar.
- Sempre que possível, mantenha o sistema elétrico original da motocicleta para evitar falhas e prolongar a vida útil dos componentes.
Mensagem aos reparadores e motociclistas:
- "Quanto mais original você deixar sua motocicleta, melhor para o seu sistema elétrico. O estator, regulador retificador e bateria agradecem por manter tudo conforme o projeto original."
Essa foi mais uma dica do Ivan Moto Show! Continue estudando os manuais de serviço, fazendo testes adequados e mantendo as motocicletas o mais original possível. Até a próxima!
Problema abordado:
- A motocicleta estava com consumo excessivo de corrente elétrica ao utilizar um farol de LED adaptado.
- Sistema de carga não conseguia manter a bateria carregada com o farol ligado.
- Voltagem e corrente elétrica apresentavam comportamentos anormais, indicando consumo além do normal.
Solução abordada:
Foi realizado um teste comparativo entre o sistema com farol de LED adaptado e o sistema original com lâmpada de farol original.
1. Diagnóstico Inicial:
- Teste do sistema de carga com LED adaptado:
- Multímetro na escala de 20V e alicate amperímetro na escala de 20A DC.
- Moto em funcionamento, bateria registrava 13.4V com farol desligado.
- Ao ligar o farol de LED, a voltagem começou a cair e a corrente elétrica passou para negativa (-0.7A), indicando que a bateria estava sendo consumida.
Conclusão do teste com LED adaptado:
- O farol de LED com ventilador consome mais corrente do que o sistema consegue gerar, resultando em descarga da bateria.
2. Solução Aplicada:
- Substituição do farol de LED por uma lâmpada original conectada corretamente ao regulador retificador.
- Refazendo os testes, com a mesma metodologia.
Teste do sistema de carga com lâmpada original:
- Moto em funcionamento, farol ligado.
- Voltagem na bateria começou em 13.1V e foi subindo gradualmente (13.2V, 13.4V...).
- Corrente elétrica permaneceu positiva, indicando que a bateria estava sendo carregada mesmo com o farol ligado.
3. Conclusão e Dicas Finais:
- A lâmpada original não sobrecarrega o sistema elétrico, garantindo o funcionamento correto do estator, regulador retificador e bateria.
- Sistemas adaptados, como faróis de LED com ventiladores, podem consumir mais corrente do que o sistema original foi projetado para gerar.
- Sempre que possível, mantenha o sistema elétrico original da motocicleta para evitar falhas e prolongar a vida útil dos componentes.
Mensagem aos reparadores e motociclistas:
- "Quanto mais original você deixar sua motocicleta, melhor para o seu sistema elétrico. O estator, regulador retificador e bateria agradecem por manter tudo conforme o projeto original."
Essa foi mais uma dica do Ivan Moto Show! Continue estudando os manuais de serviço, fazendo testes adequados e mantendo as motocicletas o mais original possível. Até a próxima!
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