Diagnóstico e Reparo de Código 13, 14, 15, 16, 22 e Problemas de Conexão - Yamaha YS 150 Fazer 2015
Introdução
Senhores reparadores, hoje vamos abordar o diagnóstico e a solução para os códigos de falha 13, 14, 15, 16 e 22, além do problema de conexão com o scanner, na Yamaha YS 150 Fazer 2015. Essas falhas estão associadas a sensores críticos do sistema de injeção eletrônica e à central ECU.
Códigos de Falha e Suas Relações
• Código 13 e 14: Relacionados ao Sensor MAP (Pressão de Admissão).
• Código 15 e 16: Relacionados ao TPS (Sensor de Posição do Acelerador).
• Código 22: Relacionado ao Sensor IAT (Temperatura do Ar de Admissão).
Mesmo após a substituição do módulo híbrido de sensores (MAP, TPS e IAT), as falhas persistiam.
Identificação do Problema
Após dois dias de testes na central (ECU) fora da motocicleta, usando o manual de serviço e verificando a pinagem, foi constatado que o problema estava no aterramento (fio preto com listra branca, conectado ao pino 28 da central).
Problema encontrado:
- A ausência de aterramento adequado fazia com que a central não alimentasse corretamente os sensores híbridos com os 5V necessários.
- Essa falha também impedia a conexão com o scanner de diagnóstico.
Procedimentos para Diagnóstico
1. Ferramentas utilizadas:
- Multímetro
- Diagrama elétrico da motocicleta
- Fios para conexões
- Lâmpadas de teste, resistores e outros simuladores de carga
2. Teste da alimentação elétrica na central ECU:
- Pino 1: Negativo (fio preto).
- Pino 6: Positivo (fio vermelho).
- Pino 17: Positivo chaveado (fio marrom).
- Pino 28: Negativo (fio preto com listra branca).
3. Leitura no multímetro:
- Alimente o pino 8 (fio azul, responsável pelos 5V para o sensor híbrido).
- Verifique a tensão. Com aterramento inadequado, a leitura será inconsistente (ex.: 8V).
4. Conexão com o scanner:
- Com a chave de ignição ligada, observe se a ferramenta de diagnóstico reconhece a central.
- Sem aterramento adequado, a conexão falhará.
Solução do Problema
1. Verifique o fio preto com listra branca:
- Inspecione o chicote elétrico.
- Limpe os conectores (especialmente o de 3 vias próximo à bateria).
- Repare ou substitua fios rompidos ou oxidados.
2. Certifique-se de que os dois positivos (pinos 6 e 17) e os dois negativos (pinos 1 e 28) estão corretamente conectados.
3. Após o reparo:
- Refaça os testes de alimentação e confirme 5V no pino 8.
- Teste a conexão do scanner.
Material Necessário para o Reparo
- Multímetro
- Limpador de contatos elétricos
- Fios e conectores compatíveis
- Ferramenta de diagnóstico (scanner)
- Diagrama elétrico da Yamaha YS 150 Fazer
Conclusão
Entender e estudar o sistema elétrico e os diagramas da motocicleta é essencial para identificar falhas. Problemas de aterramento são comuns e podem gerar diversas falhas no sistema de injeção eletrônica. Dedique tempo para estudar os manuais e realizar testes organizados.
Qualquer dúvida, estou aqui para ajudar!
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