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Diagnóstico e Reparo de Código 13, 14, 15, 16, 22 e Problemas de Conexão - Yamaha YS
#1
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Diagnóstico e Reparo de Código 13, 14, 15, 16, 22 e Problemas de Conexão - Yamaha YS 150 Fazer 2015


Introdução 
Senhores reparadores, hoje vamos abordar o diagnóstico e a solução para os códigos de falha 13, 14, 15, 16 e 22, além do problema de conexão com o scanner, na Yamaha YS 150 Fazer 2015. Essas falhas estão associadas a sensores críticos do sistema de injeção eletrônica e à central ECU.



Códigos de Falha e Suas Relações 

• Código 13 e 14: Relacionados ao Sensor MAP (Pressão de Admissão). 
• Código 15 e 16: Relacionados ao TPS (Sensor de Posição do Acelerador). 
• Código 22: Relacionado ao Sensor IAT (Temperatura do Ar de Admissão).

Mesmo após a substituição do módulo híbrido de sensores (MAP, TPS e IAT), as falhas persistiam.



Identificação do Problema 

Após dois dias de testes na central (ECU) fora da motocicleta, usando o manual de serviço e verificando a pinagem, foi constatado que o problema estava no aterramento (fio preto com listra branca, conectado ao pino 28 da central). 

Problema encontrado
- A ausência de aterramento adequado fazia com que a central não alimentasse corretamente os sensores híbridos com os 5V necessários. 
- Essa falha também impedia a conexão com o scanner de diagnóstico.



Procedimentos para Diagnóstico 

1. Ferramentas utilizadas: 
  - Multímetro 
  - Diagrama elétrico da motocicleta 
  - Fios para conexões 
  - Lâmpadas de teste, resistores e outros simuladores de carga 

2. Teste da alimentação elétrica na central ECU: 
  - Pino 1: Negativo (fio preto). 
  - Pino 6: Positivo (fio vermelho). 
  - Pino 17: Positivo chaveado (fio marrom). 
  - Pino 28: Negativo (fio preto com listra branca). 

3. Leitura no multímetro: 
  - Alimente o pino 8 (fio azul, responsável pelos 5V para o sensor híbrido). 
  - Verifique a tensão. Com aterramento inadequado, a leitura será inconsistente (ex.: 8V). 

4. Conexão com o scanner: 
  - Com a chave de ignição ligada, observe se a ferramenta de diagnóstico reconhece a central. 
  - Sem aterramento adequado, a conexão falhará.



Solução do Problema 

1. Verifique o fio preto com listra branca: 
  - Inspecione o chicote elétrico. 
  - Limpe os conectores (especialmente o de 3 vias próximo à bateria). 
  - Repare ou substitua fios rompidos ou oxidados. 

2. Certifique-se de que os dois positivos (pinos 6 e 17) e os dois negativos (pinos 1 e 28) estão corretamente conectados.

3. Após o reparo: 
  - Refaça os testes de alimentação e confirme 5V no pino 8. 
  - Teste a conexão do scanner.



Material Necessário para o Reparo 

- Multímetro 
- Limpador de contatos elétricos 
- Fios e conectores compatíveis 
- Ferramenta de diagnóstico (scanner) 
- Diagrama elétrico da Yamaha YS 150 Fazer 



Conclusão 
Entender e estudar o sistema elétrico e os diagramas da motocicleta é essencial para identificar falhas. Problemas de aterramento são comuns e podem gerar diversas falhas no sistema de injeção eletrônica. Dedique tempo para estudar os manuais e realizar testes organizados.

Qualquer dúvida, estou aqui para ajudar! 



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