Bem vindo ao Fórum MSBig, se você já é registrado e está vendo essa mensagem basta clicar em Entrar com seu usuário e senha!. Se você se registrou recentemente e preencheu todos dados corretamente a ativação demora de 24 a 48 horas, fique atento ao Celular iremos enviar um e-mail e um sms com instruções!

Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
GOL 1.6 – EEC-IV – CÓDIGO DE FALHA 14 (FALHA NO PULSO HALL)
#1
Livro - PDF 
Resolvendo o Código de Falha 14 (Falha no Pulso Hall) no VW Gol 1.6 com Sistema EEC-IV

No VW Gol 1.6 equipado com o sistema de injeção eletrônica EEC-IV, o código de falha 14, relacionado a uma falha no pulso Hall, pode aparecer na memória de erros da Unidade de Controle Eletrônico (UCE). Embora o código pareça indicar um problema no distribuidor, a causa pode ser diferente. Este caso específico revela como um eletroinjetor defeituoso pode ser a origem do problema.



Diagnóstico do Problema:

O código de falha 14 geralmente se refere a uma falha no sinal do sensor de pulso Hall, que é um componente fundamental no controle da ignição e da sincronização do motor. No entanto, mesmo após a substituição do distribuidor, o código de falha persistiu, sugerindo que o problema estava em outro componente.

Observações Importantes:
  • O distribuidor foi substituído por estar supostamente relacionado ao código de falha 14, mas o problema persistiu.
  • Diversos testes foram realizados sem uma conclusão definitiva, indicando que o problema poderia estar em outro local do sistema.
  • Foi observado que um dos injetores estava com vazão abaixo do normal e emitia um ruído estranho, semelhante ao de um transformador de tensão.
  • Após a substituição do eletroinjetor defeituoso, o código de falha 14 desapareceu.



Causa Identificada: Eletroinjetor com Vazão Abaixo do Normal e Ruído Anômalo

A causa do código de falha 14 foi identificada como sendo um eletroinjetor com vazão abaixo do normal que também apresentava um ruído anormal. Este ruído sugeria um problema elétrico que estava afetando o sinal de pulso Hall, levando ao código de erro na UCE.

Como um Eletroinjetor Defeituoso Pode Afetar o Pulso Hall?
- Um eletroinjetor que apresenta problemas elétricos, como baixa vazão ou um ruído semelhante ao de um transformador, pode criar interferências eletromagnéticas ou gerar ruídos no circuito elétrico.
- Essas interferências podem afetar o sinal do sensor de pulso Hall, levando a leituras incorretas pela UCE e resultando no armazenamento do código de falha 14.



Solução: Substituição do Eletroinjetor Defeituoso

A solução para o problema foi substituir o eletroinjetor defeituoso, que estava causando o ruído anômalo e a vazão inadequada. Após a substituição, o código de falha 14 desapareceu, indicando que o problema foi resolvido.

Passos para Substituir o Eletroinjetor Defeituoso:
  • Desligar a Bateria: Para garantir segurança ao trabalhar no sistema de injeção de combustível, desconecte o cabo negativo da bateria.
  • Localizar e Remover o Eletroinjetor Defeituoso: Localize o injetor que apresenta ruído ou está com vazão abaixo do normal. Desconecte o conector elétrico e solte as linhas de combustível. Remova o injetor com cuidado.
  • Instalar o Novo Eletroinjetor: Coloque o novo injetor no lugar, conecte as linhas de combustível e o conector elétrico. Certifique-se de que todas as conexões estejam bem apertadas.
  • Reconectar a Bateria e Testar o Veículo: Reconecte o cabo negativo da bateria, ligue o motor e verifique se o código de falha 14 desapareceu. Use um scanner automotivo para confirmar que não há mais códigos de erro.



Comentário Adicional:

Este caso demonstra que nem sempre a causa aparente de um código de falha é a causa real. Um diagnóstico cuidadoso deve considerar todos os componentes que podem influenciar o sistema. No caso do código de falha 14, a causa foi um eletroinjetor defeituoso e não o distribuidor, como normalmente seria esperado.

Ao lidar com códigos de falha, é importante realizar uma inspeção abrangente e considerar todas as possibilidades antes de substituir componentes que pareçam estar relacionados ao problema.

Conclusão: Com estas orientações, os aprendizes de mecânica estarão mais preparados para identificar e resolver problemas associados ao código de falha 14 no sistema EEC-IV em veículos Volkswagen como o Gol 1.6, garantindo um diagnóstico preciso e um reparo eficaz.
Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
Video Defeito Intermitente Código P0300 / P0302, Que Aparece A Cada 2 Semanas!!! admin 0 717 24-03-2024, 17:32:31
Última Mensagem: admin
  Carro Falha Dá Cabeçada E Fica Sem Força? Olha O Que Pode Ser! admin 0 589 22-10-2023, 20:33:41
Última Mensagem: admin
Video Fox não pega e quando pega falha. Sr.Big 0 1.315 19-06-2020, 17:43:43
Última Mensagem: Sr.Big
  Alta pressão de combustível, código 449. Cliente reclama falta de potência. Sr.Big 0 1.381 19-06-2020, 17:41:22
Última Mensagem: Sr.Big
Video GOL G5 MOTOR FALHA E CONTAGIROS PARA Sr.Big 0 1.231 19-06-2020, 16:34:11
Última Mensagem: Sr.Big
  Gol 1.6 MI 97 – Motor falha e morre Sr.Big 0 1.228 19-06-2020, 15:00:01
Última Mensagem: Sr.Big
  VW Kombi 1.6 - Motor perde potência nas retomadas e as vezes falha. Sr.Big 0 2.056 18-06-2020, 13:41:19
Última Mensagem: Sr.Big
  GM Montana 1.8 8V - Motor falha nas acelerações. Sr.Big 0 1.393 18-06-2020, 13:29:53
Última Mensagem: Sr.Big
  VW Parati 1.6 - Motor apagando, falha intermitente. Sr.Big 0 1.231 16-06-2020, 16:15:24
Última Mensagem: Sr.Big
  VW - Código no visor da quilometragem quando você liga o carro indicando "IN01”, “IN0 Sr.Big 0 1.002 16-06-2020, 15:28:35
Última Mensagem: Sr.Big

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)