20-01-2022, 09:50:15
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 03-12-2023, 12:05:33 por admin.)
Olá pessoal, Ivan aqui, o mecânico de motos! Hoje vou explicar de uma maneira simples sobre a simulação de defeito no sensor CKP (Sensor de Posição do Virabrequim) e como isso afeta o funcionamento da moto, usando uma Pop 100 de 2007 como exemplo.
Bom, o CKP é responsável por enviar informações à central da moto sobre a posição do virabrequim. Se a central não recebe essas informações, pode causar problemas no acionamento de vários componentes, como a bobina de ignição, a bomba de combustível e os bicos injetores.
Vamos fazer um teste prático para identificar esse problema. Conectaremos alfinetes em pontos específicos: no pino 8 (fio marrom), que é o aterramento para a bomba de combustível, no pino 11 (fio rosa com a lixa azul), que é o pulsante negativo para a bobina de ignição, e no pino 16 (fio rosa com cinza/branco), que é o pulsante negativo para o bico injetor.
Se a central não receber sinal do CKP, esses atuadores não funcionarão. Então, ao ligar a chave de ignição, usaremos uma caneta de polaridade para verificar se há alimentação nos pontos corretos. No pino 11, a luz vermelha indicará se a bobina de ignição está recebendo energia. No pino 16, essa luz acenderá quando a moto estiver ligada, mostrando que o bico injetor está sendo acionado.
Se não houver sinal do CKP, a luz verde indicará que a bomba de combustível não está sendo acionada. Ao dar partida, essa luz deverá piscar, indicando o funcionamento correto.
Fizemos um teste simulando um problema cortando a fiação. Ao reparar a fiação, as luzes indicativas voltaram ao normal, confirmando que o problema era na fiação ou na bobina de pulso.
Então, pessoal, é assim que identificamos problemas no CKP, o sensor de posição do virabrequim, que podem afetar o desempenho da moto. Espero que tenham entendido. Se tiverem dúvidas, estou à disposição. Até a próxima!