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Marcador de Combustível Não Funciona - CG 150 Fan Esdi 2014.
Aula Prática: Diagnóstico e Reparo do Marcador de Combustível da Honda CG 150 Fan ESDi 2014
Olá, pessoal! Eu sou o Hélio da HRC-MOTOS e hoje vamos aprender como diagnosticar e reparar o marcador de combustível de uma Honda CG 150 Fan ESDi 2014. Vamos seguir o passo a passo detalhado para entender como identificar e resolver o problema.
Passo 1: Identificação do Problema
1. Comportamento Anômalo:
- Ao ligar a chave de ignição, os traços pretos no marcador de combustível surgem do centro para as extremidades, indicando um circuito aberto no sistema.
2. Possíveis Causas:
- Fio verde (aterramento) rompido.
- Fio amarelo com listra branca rompido.
- Trilha resistiva do sensor de combustível desgastada ou rompida.
Passo 2: Teste dos Fios de Alimentação
1. Teste do Aterramento (Fio Verde):
- Desconecte o conector do sensor de combustível.
- Insira um alfinete no fio verde e outro no fio amarelo com listra branca.
- Configure o multímetro na escala de continuidade.
- Conecte a ponta de prova negativa do multímetro ao borne negativo da bateria e a ponta de prova positiva ao alfinete no fio verde.
- Se o multímetro apitar, o aterramento está correto.
2. Teste do Fio de Sinal (Fio Amarelo com Listra Branca):
- Configure o multímetro na escala de 20 volts corrente contínua.
- Conecte a ponta de prova negativa ao borne negativo da bateria e a ponta de prova positiva ao alfinete no fio amarelo com listra branca.
- Ligue a chave de ignição e verifique se a tensão da bateria está presente. Se sim, o fio de sinal está correto.
Passo 3: Teste do Sensor de Combustível
1. Teste da Trilha Resistiva:
- Desconecte a tomada do sensor de combustível e insira os alfinetes nos fios do sensor.
- Configure o multímetro na escala de 200 ohms.
- Conecte uma ponta de prova ao fio amarelo com listra branca e a outra ao fio verde claro.
- Com a boia toda para cima, a resistência deve ser entre 6 a 10 ohms.
- Com a boia toda para baixo, a resistência deve ser entre 90 a 100 ohms.
2. Verificação de Continuidade:
- Movimente a boia para cima e para baixo e observe a leitura no multímetro.
- Se não houver alteração na resistência ou se a leitura for zero, a trilha resistiva está rompida e o sensor deve ser substituído.
Passo 4: Substituição do Sensor de Combustível
1. Instalação do Novo Sensor:
- Substitua o sensor defeituoso por um novo.
- Conecte os fios do novo sensor ao chicote da motocicleta.
2. Teste do Novo Sensor:
- Configure o multímetro na escala de 200 ohms.
- Verifique a resistência do novo sensor conforme o procedimento anterior.
- A resistência deve variar conforme a posição da boia.
Passo 5: Simulação do Funcionamento
1. Simulação com Lâmpada:
- Conecte uma lâmpada ao fio amarelo com listra branca e ao aterramento.
- Movimente a boia e observe a variação da intensidade da lâmpada.
- A lâmpada deve brilhar mais forte com a boia para cima e mais fraca com a boia para baixo.
Passo 6: Verificação Final
1. Reinstalação do Tanque:
- Recoloque o tanque de combustível na motocicleta e encha com combustível.
- Ligue a chave de ignição e observe o marcador de combustível.
- O marcador deve indicar corretamente o nível de combustível.
Conclusão
- Resultados Esperados:
- O marcador de combustível deve funcionar corretamente, mostrando o nível real de combustível no tanque.
- Problemas comuns como fios rompidos ou trilha resistiva desgastada podem ser identificados e corrigidos com os testes adequados.
Espero que essa explicação tenha sido clara e útil para vocês. Vamos agora praticar na oficina para garantir que todos entendam bem o processo. Se tiverem dúvidas, estou aqui para ajudar!
Administrador