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CG Fan 150 2013 - Sem Centelha Elétrica.
Aula Prática: Diagnóstico e Reparo da Falta de Centelha na Honda CG Fan 150 2013
Olá, pessoal! Eu sou o Hélio da HRC-MOTOS e hoje vamos aprender como diagnosticar e resolver um problema de falta de centelha na Honda CG Fan 150 2013. A moto não está entrando em funcionamento e vamos passar por todas as etapas do diagnóstico e reparo.
Passo 1: Verificação Inicial
1. Sintomas Apresentados:
- Painel funciona normalmente ao ligar a chave de ignição.
- A luz MIL (Malfunction Indicator Lamp) realiza a leitura dos sensores sem indicar problemas.
- Moto não liga ao acionar o start, e a bateria parece um pouco descarregada.
2. Primeira Ação:
- Verificar se há centelha elétrica.
Passo 2: Verificação da Vela de Ignição
1. Remoção da Vela de Ignição:
- Remova o supressor de ruído e a vela de ignição.
- A vela estava quebrada na ponta, o que pode ser a causa da falta de centelha.
2. Teste da Centelha:
- Conecte uma nova vela de ignição ao supressor de ruído e verifique se há centelha ao acionar o start.
- Mesmo com a vela nova, não houve centelha elétrica.
Passo 3: Verificação do Sistema de Ignição
1. Componentes do Sistema de Ignição:
- Verificar a chave de ignição, ECU, sensor CKP (Crankshaft Position Sensor) e demais componentes.
2. Teste do Sensor CKP:
- Desconecte o conector do sensor CKP, que está localizado no estator.
- O fio azul com listra amarela é o positivo do sensor CKP, e o fio branco com listra amarela é o negativo.
Passo 4: Teste de Pico de Voltagem do Sensor CKP
1. Configuração do Multímetro:
- Use um adaptador de pico de voltagem.
- Configure o multímetro na escala de 20 volts.
2. Teste de Voltagem:
- Conecte a ponta de prova vermelha do adaptador no fio azul com listra amarela e a ponta de prova preta no fio branco com listra amarela.
- Acione o start e observe a leitura no multímetro.
- O valor mínimo esperado é 700 milivolts. No teste, a leitura foi bem abaixo disso, indicando um problema.
Passo 5: Verificação da Resistência do Sensor CKP
1. Configuração do Multímetro:
- Configure o multímetro na escala de 2k ohms.
2. Teste de Resistência:
- Conecte uma ponta de prova ao fio azul com listra amarela e a outra ao fio branco com listra amarela.
- A resistência esperada deve estar entre 180 a 280 ohms. No teste, não houve leitura de resistência, confirmando o problema no sensor CKP.
Passo 6: Substituição do Sensor CKP
1. Remoção e Instalação:
- Remova o sensor CKP defeituoso e instale um novo.
- Após a instalação, verifique a resistência do novo sensor, que deve estar dentro do intervalo esperado.
2. Teste de Voltagem do Novo Sensor:
- Repita o teste de pico de voltagem com o novo sensor.
- A leitura deve ser acima de 700 milivolts. No teste, o valor estava correto.
Passo 7: Verificação Final
1. Teste da Centelha:
- Conecte a nova vela de ignição e o supressor de ruído.
- Acione o start e verifique se há centelha. A moto deve agora ter centelha e funcionar corretamente.
2. Funcionamento da Moto:
- Ligue a moto e verifique se está funcionando corretamente.
- Se tudo estiver em ordem, o problema foi resolvido.
Conclusão
1. Resumo do Diagnóstico:
- Problema inicial de falta de centelha elétrica foi identificado como um sensor CKP defeituoso.
- Outras peças substituídas incluem a vela de ignição e o supressor de ruído.
2. Importância do Sensor CKP:
- O sensor CKP é crucial para o sistema de ignição, pois ele envia pulsos para a ECU, que, por sua vez, controla a centelha elétrica.
Espero que esta explicação tenha sido clara e útil para vocês. Vamos agora praticar na oficina para garantir que todos entendam bem o processo. Se tiverem dúvidas, estou aqui para ajudar!
Administrador