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CG Fan 150 2013 - Sem Centelha Elétrica.
#1
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CG Fan 150 2013 - Sem Centelha Elétrica.


Aula Prática: Diagnóstico e Reparo da Falta de Centelha na Honda CG Fan 150 2013

Olá, pessoal! Eu sou o Hélio da HRC-MOTOS e hoje vamos aprender como diagnosticar e resolver um problema de falta de centelha na Honda CG Fan 150 2013. A moto não está entrando em funcionamento e vamos passar por todas as etapas do diagnóstico e reparo.

Passo 1: Verificação Inicial

1. Sintomas Apresentados: 
  - Painel funciona normalmente ao ligar a chave de ignição. 
  - A luz MIL (Malfunction Indicator Lamp) realiza a leitura dos sensores sem indicar problemas. 
  - Moto não liga ao acionar o start, e a bateria parece um pouco descarregada.

2. Primeira Ação: 
  - Verificar se há centelha elétrica.

Passo 2: Verificação da Vela de Ignição

1. Remoção da Vela de Ignição: 
  - Remova o supressor de ruído e a vela de ignição. 
  - A vela estava quebrada na ponta, o que pode ser a causa da falta de centelha.

2. Teste da Centelha: 
  - Conecte uma nova vela de ignição ao supressor de ruído e verifique se há centelha ao acionar o start. 
  - Mesmo com a vela nova, não houve centelha elétrica.

Passo 3: Verificação do Sistema de Ignição

1. Componentes do Sistema de Ignição: 
  - Verificar a chave de ignição, ECU, sensor CKP (Crankshaft Position Sensor) e demais componentes.

2. Teste do Sensor CKP: 
  - Desconecte o conector do sensor CKP, que está localizado no estator. 
  - O fio azul com listra amarela é o positivo do sensor CKP, e o fio branco com listra amarela é o negativo.

Passo 4: Teste de Pico de Voltagem do Sensor CKP

1. Configuração do Multímetro: 
  - Use um adaptador de pico de voltagem. 
  - Configure o multímetro na escala de 20 volts.

2. Teste de Voltagem: 
  - Conecte a ponta de prova vermelha do adaptador no fio azul com listra amarela e a ponta de prova preta no fio branco com listra amarela. 
  - Acione o start e observe a leitura no multímetro. 
  - O valor mínimo esperado é 700 milivolts. No teste, a leitura foi bem abaixo disso, indicando um problema.

Passo 5: Verificação da Resistência do Sensor CKP

1. Configuração do Multímetro: 
  - Configure o multímetro na escala de 2k ohms.

2. Teste de Resistência: 
  - Conecte uma ponta de prova ao fio azul com listra amarela e a outra ao fio branco com listra amarela. 
  - A resistência esperada deve estar entre 180 a 280 ohms. No teste, não houve leitura de resistência, confirmando o problema no sensor CKP.

Passo 6: Substituição do Sensor CKP

1. Remoção e Instalação: 
  - Remova o sensor CKP defeituoso e instale um novo. 
  - Após a instalação, verifique a resistência do novo sensor, que deve estar dentro do intervalo esperado.

2. Teste de Voltagem do Novo Sensor: 
  - Repita o teste de pico de voltagem com o novo sensor. 
  - A leitura deve ser acima de 700 milivolts. No teste, o valor estava correto.

Passo 7: Verificação Final

1. Teste da Centelha: 
  - Conecte a nova vela de ignição e o supressor de ruído. 
  - Acione o start e verifique se há centelha. A moto deve agora ter centelha e funcionar corretamente.

2. Funcionamento da Moto: 
  - Ligue a moto e verifique se está funcionando corretamente. 
  - Se tudo estiver em ordem, o problema foi resolvido.

Conclusão

1. Resumo do Diagnóstico: 
  - Problema inicial de falta de centelha elétrica foi identificado como um sensor CKP defeituoso. 
  - Outras peças substituídas incluem a vela de ignição e o supressor de ruído.

2. Importância do Sensor CKP: 
  - O sensor CKP é crucial para o sistema de ignição, pois ele envia pulsos para a ECU, que, por sua vez, controla a centelha elétrica.

Espero que esta explicação tenha sido clara e útil para vocês. Vamos agora praticar na oficina para garantir que todos entendam bem o processo. Se tiverem dúvidas, estou aqui para ajudar!


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