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CG TITAN 160 2019 - DIAGNÓSTICO E SOLUÇÃO PARA PERDA DE POTÊNCIA
Olá, futuros mecânicos! Sou o Hélio Rodrigues, seu professor de mecânica de motos, e hoje vamos abordar um problema comum na Honda CG Titan 160, ano 2019: a perda de potência ao atingir 100 km/h. Vamos fazer um diagnóstico passo a passo para identificar a causa e corrigir o problema. Fiquem atentos, pois aprenderemos sobre a importância do sensor TPS (Throttle Position Sensor) e outros componentes do sistema de injeção eletrônica.
1. Identificando o Problema e Testando o Sensor TPS
Quando uma moto perde potência em uma determinada velocidade, o problema pode estar relacionado ao sensor de posição da borboleta, o famoso sensor TPS. O sensor TPS é responsável por informar à ECU (Unidade de Controle Eletrônico) a posição da borboleta do acelerador, e qualquer falha nele pode causar a perda de potência.
Localização do Sensor TPS: O sensor TPS está acoplado na unidade de sensores, próximo ao corpo de borboleta (TBI).
Procedimento de Teste do Sensor TPS:
- Para obter resultados mais precisos, faremos o teste diretamente na tomada da ECM (módulo de controle eletrônico). Dessa forma, verificamos tanto o sinal do TPS quanto a integridade do chicote elétrico.
Passos:
1. Remova o assento e as tampas laterais da motocicleta.
2. Insira um alfinete no pino 5 da tomada da ECM (fio amarelo).
3. Conecte a ponta negativa do multímetro no motor (aterramento) e a ponta positiva no alfinete no fio amarelo.
4. Configure o multímetro para a escala de 20 volts DC (corrente contínua).
Resultado do teste com a chave de ignição ligada: O multímetro deve mostrar a tensão vindo do TPS para a ECM. Se o sinal estiver presente, isso indica que o fio não está rompido e o sensor está enviando o sinal.
Teste de Aceleração:
- Acelere a motocicleta lentamente e observe a tensão no multímetro. Ela deve subir de forma contínua e sem falhas.
Resultado esperado: A tensão deve aumentar de forma suave até cerca de 4 volts quando o acelerador estiver totalmente aberto. No entanto, durante o teste, a tensão caiu subitamente, indicando uma falha no sensor TPS. A falha ocorre quando a tensão atinge cerca de 4,2 volts.
2. Verificação do Sistema de Injeção Eletrônica
Como a motocicleta também veio para revisão completa no sistema de injeção eletrônica, realizamos testes em outros componentes:
Limpeza do TBI (Corpo de Borboleta):
- O corpo de borboleta foi desmontado e limpo para garantir o funcionamento ideal.
Teste do Eletroinjetor:
- O eletroinjetor foi testado na máquina de teste de injetores e passou nos testes de estanqueidade, leque, vazão, equalização e resistência.
Teste de Resistência do Eletroinjetor:
- Configure o multímetro na escala de 200 ohms.
- Meça a resistência entre os fios do eletroinjetor. A leitura deve estar entre 11 a 13 ohms.
Resultado: O eletroinjetor apresentou 12,5 ohms, dentro do padrão. Portanto, o eletroinjetor está em boas condições.
Teste do Atuador de Marcha Lenta (IACV):
- Meça a resistência entre os fios de extremidade e depois entre os dois fios centrais.
- A resistência deve ficar entre 110 a 150 ohms para ambos os testes.
Resultado: O atuador de marcha lenta apresentou 130 ohms, dentro do padrão. O IACV está em boas condições.
3. Substituição e Teste do Novo Sensor TPS
Dado que o teste inicial indicou uma falha no sensor TPS, substituímos a unidade de sensores completa.
Teste do Novo Sensor TPS:
1. Realize o mesmo teste de tensão do sensor TPS conforme descrito anteriormente.
2. Acelere lentamente e observe a tensão no multímetro.
Resultado do teste: A tensão subiu de forma contínua até 4 volts sem qualquer queda. O novo sensor TPS está funcionando perfeitamente.
4. Resetando o Sistema e Testando o Funcionamento Completo
Após substituir o sensor TPS, é necessário realizar um reset no sistema para que a ECM faça a leitura correta da nova posição da borboleta.
Procedimento de Reset na Tomada DLC:
1. Conecte um fio entre o fio azul e o fio verde com listra preta na tomada DLC.
2. Ligue a chave de ignição e desconecte o fio após 5 segundos.
3. A luz de injeção (FI) deve começar a piscar rapidamente, indicando que o reset foi realizado.
4. Desligue a chave de ignição e desconecte o sensor EOT (sensor de temperatura do óleo do motor).
5. Faça uma nova ligação direta nos fios da tomada DLC e siga o mesmo procedimento para o reset completo.
Resultado: A luz FI piscou lentamente e depois rapidamente, confirmando que a inicialização foi concluída com sucesso.
5. Conclusão e Considerações Finais
Após substituir o sensor TPS defeituoso e realizar o reset da ECM, a Honda CG Titan 160 2019 voltou a funcionar normalmente, sem perda de potência aos 100 km/h. Este caso nos mostra a importância de diagnosticar corretamente o sistema de injeção eletrônica, especialmente o sensor TPS, que é fundamental para o bom funcionamento do motor.
Você pode acessar o manual de serviços online neste link: Manual de Serviços - Honda - CG160 - 2016~2022 - On-Line
Se tiverem alguma dúvida ou precisarem de mais informações, fiquem à vontade para perguntar. Até a próxima aula!
Hélio Rodrigues
Administrador