29-09-2024, 16:44:58
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 29-09-2024, 16:47:12 por admin.)
Guia Completo para Iniciantes no Reset de Centrais IAW 4AFB com UPA 1.3
Olá, pessoal! Hoje, vamos aprender passo a passo como realizar o reset (ou decode) de uma central IAW 4AFB, comum em veículos da Fiat. Esse procedimento permite que o carro funcione sem a necessidade de um imobilizador. É uma prática muito útil, especialmente considerando que os imobilizadores da Fiat estão cada vez mais difíceis de encontrar no mercado. Vamos ao que interessa!
Ferramentas utilizadas:
Passo 1: Identificação da Memória EEPROM 95160
Na central IAW 4AFB, a memória EEPROM que vamos trabalhar é a 95160. Ela deve ser cuidadosamente removida da placa com a ajuda de uma pinça e estação de solda. A identificação do pino 1 é essencial. O pino 1 sempre estará apontado para o processador da placa. Esse detalhe ajuda a garantir que a EEPROM será colocada de volta na posição correta.
Passo 2: Dessoldagem e Limpeza
Aqueça a área em torno da EEPROM a 390°C e, com a ajuda da pinça, retire a memória da placa com cuidado. Após a remoção, utilize a malha de dessoldagem embebida em pasta de solda para limpar os contatos. Aplique o ferro de solda sobre a malha para aquecê-la, e mova suavemente de um lado para o outro até remover completamente o excesso de solda.
Passo 3: Leitura e Gravação do Arquivo Original
Conecte a EEPROM no programador UPA 1.3, que já deve estar conectado ao computador. No software da UPA, carregue o script correspondente à central IAW 4AFB e leia o conteúdo da memória. Se a leitura for bem-sucedida, o software mostrará a referência da central e, às vezes, o número do chassi.
Salve o arquivo original como backup antes de realizar qualquer modificação. Para isso, crie uma nova página de programação no software e clique em “Salvar” com um nome que identifique o arquivo, como “4FB_G_Original”. Esse passo é importante caso você precise restaurar o estado original da memória.
Passo 4: Reset da Central (Decode)
Agora, vamos realizar o reset. No software da UPA, selecione a opção de “Reset” ou “Decode” para remover as informações do imobilizador da EEPROM. Essa função elimina as partes do código que exigem o uso do imobilizador, permitindo que o veículo funcione sem ele.
Após realizar o reset, programe novamente o arquivo modificado na EEPROM. Marque a opção de regravar todo o arquivo, e não apenas as alterações, para evitar erros futuros.
Passo 5: Verificação do Processo
Após a regravação, o software realizará uma verificação para comparar o arquivo gravado com o que está na memória. Se não houver erros, a programação foi um sucesso.
Passo 6: Soldagem da EEPROM na Placa
Agora, limpe os contatos da placa e da EEPROM. Aplique uma fina camada de solda nas trilhas da placa e reposicione a EEPROM. Use o soprador para aquecer suavemente os terminais da memória, o que ajudará a fixá-la corretamente na placa. Verifique se todas as perninhas estão bem alinhadas e soldadas.
Dica: Espere esfriar por 10 segundos antes de mexer na EEPROM para garantir que a solda se fixou corretamente.
Passo 7: Teste no Veículo
Com a central montada, é hora de testá-la no carro. Neste caso, usamos um Fiat Uno. Após conectar a central no veículo, ligue a chave e observe se a luz do Code (imobilizador) não acende. Se tudo estiver correto, o carro funcionará normalmente sem o uso do imobilizador. No exemplo mostrado, o carro foi ligado sem problemas, e a luz de injeção apagou, indicando que o processo foi bem-sucedido.
Ferramentas utilizadas:
- Programador UPA 1.3
- Estação de solda com temperatura ajustável (390°C recomendada)
- Ferro de solda
- Malha de dessoldagem
- Pasta de solda
- Pinça
- Memória EEPROM 95160
- Computador com o software da UPA
Passo 1: Identificação da Memória EEPROM 95160
Na central IAW 4AFB, a memória EEPROM que vamos trabalhar é a 95160. Ela deve ser cuidadosamente removida da placa com a ajuda de uma pinça e estação de solda. A identificação do pino 1 é essencial. O pino 1 sempre estará apontado para o processador da placa. Esse detalhe ajuda a garantir que a EEPROM será colocada de volta na posição correta.
Passo 2: Dessoldagem e Limpeza
Aqueça a área em torno da EEPROM a 390°C e, com a ajuda da pinça, retire a memória da placa com cuidado. Após a remoção, utilize a malha de dessoldagem embebida em pasta de solda para limpar os contatos. Aplique o ferro de solda sobre a malha para aquecê-la, e mova suavemente de um lado para o outro até remover completamente o excesso de solda.
Passo 3: Leitura e Gravação do Arquivo Original
Conecte a EEPROM no programador UPA 1.3, que já deve estar conectado ao computador. No software da UPA, carregue o script correspondente à central IAW 4AFB e leia o conteúdo da memória. Se a leitura for bem-sucedida, o software mostrará a referência da central e, às vezes, o número do chassi.
Salve o arquivo original como backup antes de realizar qualquer modificação. Para isso, crie uma nova página de programação no software e clique em “Salvar” com um nome que identifique o arquivo, como “4FB_G_Original”. Esse passo é importante caso você precise restaurar o estado original da memória.
Passo 4: Reset da Central (Decode)
Agora, vamos realizar o reset. No software da UPA, selecione a opção de “Reset” ou “Decode” para remover as informações do imobilizador da EEPROM. Essa função elimina as partes do código que exigem o uso do imobilizador, permitindo que o veículo funcione sem ele.
Após realizar o reset, programe novamente o arquivo modificado na EEPROM. Marque a opção de regravar todo o arquivo, e não apenas as alterações, para evitar erros futuros.
Passo 5: Verificação do Processo
Após a regravação, o software realizará uma verificação para comparar o arquivo gravado com o que está na memória. Se não houver erros, a programação foi um sucesso.
Passo 6: Soldagem da EEPROM na Placa
Agora, limpe os contatos da placa e da EEPROM. Aplique uma fina camada de solda nas trilhas da placa e reposicione a EEPROM. Use o soprador para aquecer suavemente os terminais da memória, o que ajudará a fixá-la corretamente na placa. Verifique se todas as perninhas estão bem alinhadas e soldadas.
Dica: Espere esfriar por 10 segundos antes de mexer na EEPROM para garantir que a solda se fixou corretamente.
Passo 7: Teste no Veículo
Com a central montada, é hora de testá-la no carro. Neste caso, usamos um Fiat Uno. Após conectar a central no veículo, ligue a chave e observe se a luz do Code (imobilizador) não acende. Se tudo estiver correto, o carro funcionará normalmente sem o uso do imobilizador. No exemplo mostrado, o carro foi ligado sem problemas, e a luz de injeção apagou, indicando que o processo foi bem-sucedido.
Dicas Finais:
- Sempre faça um backup do arquivo original da memória EEPROM antes de realizar qualquer alteração.
- Tenha cuidado ao manusear a EEPROM para evitar danos aos componentes.
- Se você for iniciante, siga o processo com calma. A perfeição é mais importante que a agilidade nesse momento.
- Certifique-se de que o cliente esteja ciente dos riscos ao fazer o desbloqueio, e peça para ele assinar um termo de consentimento.
Espero que este guia tenha sido útil! Continue nos acompanhando para mais dicas de reparo automotivo e não esqueça de se inscrever no canal e seguir nossas redes sociais para mais conteúdos como este! Até o próximo vídeo!
Administrador