24-04-2020, 12:14:17
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 01-01-2024, 22:23:09 por admin.)
Para verificar e regular a folga das válvulas em uma Honda NX 400i Falcon, é necessário seguir um procedimento específico, especialmente considerando a presença do descompressor no motor. Vamos detalhar o processo:
### Materiais e Ferramentas Necessárias
- Chaves adequadas para remover carenagens, banco, tanque e tampas do motor.
- Chave para girar o virabrequim.
- Feeler gauge (lâmina de espessura) para medir a folga das válvulas.
### Procedimento de Verificação e Regulagem
1. **Remoção das Carenagens**:
- Remova as carenagens laterais, banco e tanque da moto para acessar o motor.
2. **Acesso ao Motor**:
- Remova a tampa do tempo (onde o virabrequim é movimentado).
- Desconecte o conector do sensor de posição do virabrequim para facilitar o acesso.
3. **Posicionamento no Ponto Morto Superior (PMS)**:
- Gire o virabrequim utilizando a chave apropriada até alinhar a marca "T" no visor da tampa do magneto com a marca correspondente na carcaça do motor.
- Durante este processo, é crucial observar o comportamento das válvulas e ressaltos do comando. Se os ressaltos estiverem apontando para baixo e as válvulas estiverem fechadas (sem folga), o motor estará no PMS.
4. **Verificação da Folga das Válvulas**:
- Utilize a lâmina de espessura para medir a folga das válvulas. Deve haver uma pequena folga em cada válvula. Se uma válvula estiver sem folga, pode indicar que está desregulada.
5. **Atenção ao Descompressor**:
- A Falcon possui um descompressor que atua na válvula de escape para facilitar a partida. Se ao girar o virabrequim e passar do ponto "T", você não deve voltar atrás, pois o descompressor pode ser acionado e afetar a leitura de folga das válvulas.
- Se o motor foi modificado e o descompressor removido, a regulagem pode ser feita de maneira normal, sem a preocupação de passar do ponto e retornar.
6. **Regulagem das Válvulas**:
- Se necessário, ajuste a folga das válvulas conforme as especificações do fabricante.
### Observações Finais:
- A folga das válvulas deve ser verificada e ajustada com o motor frio.
- É importante não girar o virabrequim para trás quando o sistema de descompressor estiver ativo para evitar leituras incorretas de folga das válvulas.
- Certifique-se de que todas as válvulas estejam fechadas e sem pressão do descompressor quando o motor estiver no PMS para uma leitura correta.
Este procedimento é crucial para garantir o bom funcionamento do motor e evitar problemas relacionados à compressão e ao desempenho da moto.