26-05-2020, 14:50:59
Marca: GM - Chevrolet
Sistema: Injeção
Modelo: Corsa
Fabricante: Delphi
Motor: 1.0
Versão: Multec H
Ano: 2004
Combustível: Gasolina
Problema: Acende luz de temperatura após rodar por longo período de tempo.
Retorno do scanner: Não indicava falhas.
Histórico/Causa do Problema:
Veículo segua normalmente em estrada, porém após longo período de tempo acendia a luz da temperatura no painel e começava a perder potência. Às vezes chegava a apagar.
O cliente havia trocado o sensor de temperatura do motor, válvula termostática e feito limpeza no sistema de arrefecimento.
Executado um teste prático utilizando uma lâmpada estroboscópica e ao se a”roximar a sua pinça indutiva dos cabos de velas (sem “atracar a pinça ao cabo) a luz estroboscópica “piscava” indicado a formação de forte campo magnético, isso normalmente ocorre quando a resistência elétrica dos cabos de velas é muito grande.
Ao remover as velas de ignição para análise foi constatado a aplicação de velas não resistivas no motor.
Como o sensor de temperatura fica montado bem próximo a bobina de ignição, considerou-se a possibilidade do campo magnético ou possíveis fugas de corrente causar interferência no sinal do mesmo, pois ao substituir as velas de ignição o defeito nunca mais ocorreu.
Solução: Substituir a s velas de ignição por outras resistivas e de aplicação correta.
Sistema: Injeção
Modelo: Corsa
Fabricante: Delphi
Motor: 1.0
Versão: Multec H
Ano: 2004
Combustível: Gasolina
Problema: Acende luz de temperatura após rodar por longo período de tempo.
Retorno do scanner: Não indicava falhas.
Histórico/Causa do Problema:
Veículo segua normalmente em estrada, porém após longo período de tempo acendia a luz da temperatura no painel e começava a perder potência. Às vezes chegava a apagar.
O cliente havia trocado o sensor de temperatura do motor, válvula termostática e feito limpeza no sistema de arrefecimento.
Executado um teste prático utilizando uma lâmpada estroboscópica e ao se a”roximar a sua pinça indutiva dos cabos de velas (sem “atracar a pinça ao cabo) a luz estroboscópica “piscava” indicado a formação de forte campo magnético, isso normalmente ocorre quando a resistência elétrica dos cabos de velas é muito grande.
Ao remover as velas de ignição para análise foi constatado a aplicação de velas não resistivas no motor.
Como o sensor de temperatura fica montado bem próximo a bobina de ignição, considerou-se a possibilidade do campo magnético ou possíveis fugas de corrente causar interferência no sinal do mesmo, pois ao substituir as velas de ignição o defeito nunca mais ocorreu.
Solução: Substituir a s velas de ignição por outras resistivas e de aplicação correta.