08-06-2020, 18:20:03
Outros detalhes:
• Aparece o código 1443 que indica falha no sistema evaporativo;
• Quando o inconveniente aparece, o motor dá uma “engasgada” e volta ao normal somente que com a luz de anomalias acesa;
• O defeito aparece com qualquer quantidade de combustível no tanque;
• Eletroválvula de purga do canister em perfeito estado de funcionamento;
• Sensor de fluxo de vapor de combustível responde com variação de sinal quando provocado um fluxo de ar na linha de canister;
• Corretor da marcha lenta em perfeito estado de funcionamento
Causas e procedimentos de testes executados:
• Uma possível causa para este inconveniente poderia ser algum esmagamento da mangueira de vapor. Isso ocorre principalmente quando é removida a carroceria por algum motivo e no remonta-la acontece este problema. Não era o caso desta Ranger.
• Por causa do elevado preço, o cliente havia substituído a tampa do reservatório de combustível por uma outra do mercado paralelo. Acontece que a tampa original possui uma válvula de segurança e que a que estava no veículo não a possui. Isso alterou as condições de pressão ou de depressão no tanque e também o fluxo de vapor pelo canister. Infelizmente, trocado a tampa do reservatório o problema não fora solucionado.
• Feito teste com vários combustíveis, mas também sem sucesso.
• Apagando a memória da Central e depois desligando o sensor de fluxo de vapor ou a eletroválvula de purga de canister aparecem os códigos correspondentes à falha de cada um dos componentes, mas não aparece o código 1443.
• Desconfiou-se da sonda lambda e a substituiu. Novamente sem sucesso.
• Trocou o sensor de fluxo de vapor apesar dos testes em contrário. O defeito sumiu, mas quando retornou a sonda lambda antiga a falha reapareceu.
Solução:
• Substituir o sensor de fluxo de vapor e a sonda lambda anterior ao catalisador.
• Aparece o código 1443 que indica falha no sistema evaporativo;
• Quando o inconveniente aparece, o motor dá uma “engasgada” e volta ao normal somente que com a luz de anomalias acesa;
• O defeito aparece com qualquer quantidade de combustível no tanque;
• Eletroválvula de purga do canister em perfeito estado de funcionamento;
• Sensor de fluxo de vapor de combustível responde com variação de sinal quando provocado um fluxo de ar na linha de canister;
• Corretor da marcha lenta em perfeito estado de funcionamento
Causas e procedimentos de testes executados:
• Uma possível causa para este inconveniente poderia ser algum esmagamento da mangueira de vapor. Isso ocorre principalmente quando é removida a carroceria por algum motivo e no remonta-la acontece este problema. Não era o caso desta Ranger.
• Por causa do elevado preço, o cliente havia substituído a tampa do reservatório de combustível por uma outra do mercado paralelo. Acontece que a tampa original possui uma válvula de segurança e que a que estava no veículo não a possui. Isso alterou as condições de pressão ou de depressão no tanque e também o fluxo de vapor pelo canister. Infelizmente, trocado a tampa do reservatório o problema não fora solucionado.
• Feito teste com vários combustíveis, mas também sem sucesso.
• Apagando a memória da Central e depois desligando o sensor de fluxo de vapor ou a eletroválvula de purga de canister aparecem os códigos correspondentes à falha de cada um dos componentes, mas não aparece o código 1443.
• Desconfiou-se da sonda lambda e a substituiu. Novamente sem sucesso.
• Trocou o sensor de fluxo de vapor apesar dos testes em contrário. O defeito sumiu, mas quando retornou a sonda lambda antiga a falha reapareceu.
Solução:
• Substituir o sensor de fluxo de vapor e a sonda lambda anterior ao catalisador.