09-06-2020, 12:31:39
Marca: Ford
Sistema: Injeção
Modelo: Ecosport
Fabricante: FIC
Motor: 2.0
Versão: EEC-VI
Ano: 2005
Combustível: Gasolina
Problema: Motor falhando 3º ou 4º cilindros em marcha-lenta.
Retorno do Scanner: Falha no circuito primário da bobina cilindros 1 e 4.
Histórico/Causa do Problema:
Ao ligar o ar condicionado a rotação do motor era compensada e o defeito deixava de ocorrer.
Durante a ocorrência do defeito o módulo deixava de enviar o pulso negativo para os injetores dos cilindros 3 ou 4.
Substituímos injetores de combustível, bobina de ignição e o defeito persistiu.
Testado todo o chicote, substituído o módulo de injeção, e ainda assim permanecia a falha.
Como o defeito deixava de ocorrer com o ar condicionado ligado, levantamos a possibilidade de haver alguma interferência causada por componentes do sistema de ar, desfeitas a ligações dos componentes do sistema o defeito permanecia.
Causa: Neste sistema de injeção o fio positivo dos bicos injetores vem direto do módulo de injeção e não do relé dos atuadores e é o mesmo fio do atuador de marcha-lenta (conector B pino 24), uma interferência causada pelo atuador de marcha-lenta implicava na falta de pulsos negativos para os injetores dos cilindros 3 e 4.
Solução: Substituição do atuador de marcha-lenta.
Sistema: Injeção
Modelo: Ecosport
Fabricante: FIC
Motor: 2.0
Versão: EEC-VI
Ano: 2005
Combustível: Gasolina
Problema: Motor falhando 3º ou 4º cilindros em marcha-lenta.
Retorno do Scanner: Falha no circuito primário da bobina cilindros 1 e 4.
Histórico/Causa do Problema:
Ao ligar o ar condicionado a rotação do motor era compensada e o defeito deixava de ocorrer.
Durante a ocorrência do defeito o módulo deixava de enviar o pulso negativo para os injetores dos cilindros 3 ou 4.
Substituímos injetores de combustível, bobina de ignição e o defeito persistiu.
Testado todo o chicote, substituído o módulo de injeção, e ainda assim permanecia a falha.
Como o defeito deixava de ocorrer com o ar condicionado ligado, levantamos a possibilidade de haver alguma interferência causada por componentes do sistema de ar, desfeitas a ligações dos componentes do sistema o defeito permanecia.
Causa: Neste sistema de injeção o fio positivo dos bicos injetores vem direto do módulo de injeção e não do relé dos atuadores e é o mesmo fio do atuador de marcha-lenta (conector B pino 24), uma interferência causada pelo atuador de marcha-lenta implicava na falta de pulsos negativos para os injetores dos cilindros 3 e 4.
Solução: Substituição do atuador de marcha-lenta.