24-10-2023, 08:30:29
O mecânico de motos Ivan diagnosticou e solucionou um problema em uma motocicleta Honda PCX 150 de 2014, que não estava marcando a velocidade e o sistema de "IDLING STOP" não estava funcionando. Abaixo estão os passos resumidos dos procedimentos de Ivan:
1. **Preparação para Teste**:
- Ivan criou uma conexão direta temporária para permitir o teste, levantando a roda traseira da moto para que o sensor de velocidade pudesse funcionar corretamente.
2. **Criação do Conector Direto**:
- Ele criou um conector simples para fazer uma ligação direta entre os fios necessários. Para isso, ele pulou o fio verde com branco para o fio azul com listra verde.
3. **Ativação do Sistema**:
- Ivan ativou o sistema "IDLING STOP" apertando a manete de freio e a manopla do acelerador.
4. **Verificação do Sensor de Velocidade**:
- Ivan observou que, ao acelerar a moto, a roda traseira estava girando, mas a velocidade não estava sendo registrada.
5. **Verificação do Sensor de Velocidade**:
- Ele desmontou a área da caixa do filtro de ar para acessar o sensor de velocidade.
6. **Teste de Continuidade**:
- Ivan realizou testes de continuidade nos fios do sensor de velocidade, identificando que o fio de alimentação positiva (preto com listra branca) estava rompido.
7. **Reparação do Fio Rompido**:
- Ele fez uma reparação no fio rompido, substituindo-o por um novo fio e conectando-o corretamente.
8. **Isolamento e Remontagem**:
- Após a reparação, ele isolou o fio e remontou a caixa do filtro de ar.
9. **Teste Final**:
- Com a moto funcionando novamente, Ivan testou o sistema "IDLING STOP", que agora funcionou corretamente quando o acelerador foi liberado, indicando que o problema foi resolvido.
O diagnóstico revelou que o único defeito na moto era um fio de alimentação positiva rompido no sensor de velocidade, o que afetou tanto a marcação de velocidade quanto o funcionamento do sistema de parada automática "IDLING STOP". A reparação desse fio resolveu o problema.
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