Bem vindo ao Fórum MSBig, se você já é registrado e está vendo essa mensagem basta clicar em Entrar com seu usuário e senha!. Se você se registrou recentemente e preencheu todos dados corretamente a ativação demora de 24 a 48 horas, fique atento ao Celular iremos enviar um e-mail e um sms com instruções!

Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
CG TITAN 160 2019 - DIAGNÓSTICO E SOLUÇÃO PARA PERDA DE POTÊNCIA
#1
Video 


CG TITAN 160 2019 - DIAGNÓSTICO E SOLUÇÃO PARA PERDA DE POTÊNCIA



Olá, futuros mecânicos! Sou o Hélio Rodrigues, seu professor de mecânica de motos, e hoje vamos abordar um problema comum na Honda CG Titan 160, ano 2019: a perda de potência ao atingir 100 km/h. Vamos fazer um diagnóstico passo a passo para identificar a causa e corrigir o problema. Fiquem atentos, pois aprenderemos sobre a importância do sensor TPS (Throttle Position Sensor) e outros componentes do sistema de injeção eletrônica.



1. Identificando o Problema e Testando o Sensor TPS

Quando uma moto perde potência em uma determinada velocidade, o problema pode estar relacionado ao sensor de posição da borboleta, o famoso sensor TPS. O sensor TPS é responsável por informar à ECU (Unidade de Controle Eletrônico) a posição da borboleta do acelerador, e qualquer falha nele pode causar a perda de potência.

Localização do Sensor TPS: O sensor TPS está acoplado na unidade de sensores, próximo ao corpo de borboleta (TBI).

Procedimento de Teste do Sensor TPS:
- Para obter resultados mais precisos, faremos o teste diretamente na tomada da ECM (módulo de controle eletrônico). Dessa forma, verificamos tanto o sinal do TPS quanto a integridade do chicote elétrico.

Passos:
1. Remova o assento e as tampas laterais da motocicleta.
2. Insira um alfinete no pino 5 da tomada da ECM (fio amarelo).
3. Conecte a ponta negativa do multímetro no motor (aterramento) e a ponta positiva no alfinete no fio amarelo.
4. Configure o multímetro para a escala de 20 volts DC (corrente contínua).

Resultado do teste com a chave de ignição ligada: O multímetro deve mostrar a tensão vindo do TPS para a ECM. Se o sinal estiver presente, isso indica que o fio não está rompido e o sensor está enviando o sinal.

Teste de Aceleração:
- Acelere a motocicleta lentamente e observe a tensão no multímetro. Ela deve subir de forma contínua e sem falhas.

Resultado esperado: A tensão deve aumentar de forma suave até cerca de 4 volts quando o acelerador estiver totalmente aberto. No entanto, durante o teste, a tensão caiu subitamente, indicando uma falha no sensor TPS. A falha ocorre quando a tensão atinge cerca de 4,2 volts.



2. Verificação do Sistema de Injeção Eletrônica

Como a motocicleta também veio para revisão completa no sistema de injeção eletrônica, realizamos testes em outros componentes:

Limpeza do TBI (Corpo de Borboleta):
- O corpo de borboleta foi desmontado e limpo para garantir o funcionamento ideal.

Teste do Eletroinjetor:
- O eletroinjetor foi testado na máquina de teste de injetores e passou nos testes de estanqueidade, leque, vazão, equalização e resistência.

Teste de Resistência do Eletroinjetor:
- Configure o multímetro na escala de 200 ohms.
- Meça a resistência entre os fios do eletroinjetor. A leitura deve estar entre 11 a 13 ohms.

Resultado: O eletroinjetor apresentou 12,5 ohms, dentro do padrão. Portanto, o eletroinjetor está em boas condições.

Teste do Atuador de Marcha Lenta (IACV):
- Meça a resistência entre os fios de extremidade e depois entre os dois fios centrais.
- A resistência deve ficar entre 110 a 150 ohms para ambos os testes.

Resultado: O atuador de marcha lenta apresentou 130 ohms, dentro do padrão. O IACV está em boas condições.



3. Substituição e Teste do Novo Sensor TPS

Dado que o teste inicial indicou uma falha no sensor TPS, substituímos a unidade de sensores completa.

Teste do Novo Sensor TPS:
1. Realize o mesmo teste de tensão do sensor TPS conforme descrito anteriormente.
2. Acelere lentamente e observe a tensão no multímetro.

Resultado do teste: A tensão subiu de forma contínua até 4 volts sem qualquer queda. O novo sensor TPS está funcionando perfeitamente.



4. Resetando o Sistema e Testando o Funcionamento Completo

Após substituir o sensor TPS, é necessário realizar um reset no sistema para que a ECM faça a leitura correta da nova posição da borboleta.

Procedimento de Reset na Tomada DLC:
1. Conecte um fio entre o fio azul e o fio verde com listra preta na tomada DLC.
2. Ligue a chave de ignição e desconecte o fio após 5 segundos.
3. A luz de injeção (FI) deve começar a piscar rapidamente, indicando que o reset foi realizado.
4. Desligue a chave de ignição e desconecte o sensor EOT (sensor de temperatura do óleo do motor).
5. Faça uma nova ligação direta nos fios da tomada DLC e siga o mesmo procedimento para o reset completo.

Resultado: A luz FI piscou lentamente e depois rapidamente, confirmando que a inicialização foi concluída com sucesso.



5. Conclusão e Considerações Finais

Após substituir o sensor TPS defeituoso e realizar o reset da ECM, a Honda CG Titan 160 2019 voltou a funcionar normalmente, sem perda de potência aos 100 km/h. Este caso nos mostra a importância de diagnosticar corretamente o sistema de injeção eletrônica, especialmente o sensor TPS, que é fundamental para o bom funcionamento do motor.

Você pode acessar o manual de serviços online neste link: Manual de Serviços - Honda - CG160 - 2016~2022 - On-Line

Se tiverem alguma dúvida ou precisarem de mais informações, fiquem à vontade para perguntar. Até a próxima aula!

Hélio Rodrigues

Administrador
Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
Video Honda Fan 150 (2012): Diagnóstico e Solução de Dificuldade de Funcionamento admin 0 21 9 horas atrás
Última Mensagem: admin
Video Diagnóstico de Variação de Pressão na Linha de Combustível da Honda Fan 150 (2012) admin 0 26 Ontem, 08:36:33
Última Mensagem: admin
Video Diagnóstico e Reparo de Falha na Partida da Honda SH 150i (2018): Problema na Bobina admin 0 93 14-11-2024, 15:59:27
Última Mensagem: admin
Video Diagnóstico e Solução: Barulho no Motor da Honda CB 300 (2011) admin 0 241 11-11-2024, 19:17:39
Última Mensagem: admin
Video Honda CG 150 Titan 2011 - Problema de Partida no Start (Botão de Partida) admin 0 337 02-11-2024, 20:50:00
Última Mensagem: admin
Video Moto ao Esquentar Se desliga cg 150 Titan 2014 admin 0 216 29-10-2024, 19:11:30
Última Mensagem: admin
Video Honda CG Titan 150 2008 - Resolvido Problema no Sistema de Carga admin 0 221 18-10-2024, 17:33:34
Última Mensagem: admin
Video Honda CB 300 2011 - Solução para Problema de Carregamento de Bateria (Passo a Passo) admin 0 266 07-10-2024, 20:55:42
Última Mensagem: admin
Video CG 150 Fan ESDi 2014 - Solução para Motocicleta que Desliga Quando Esquenta admin 0 298 02-10-2024, 11:50:55
Última Mensagem: admin
Video CG Titan 160 2019 - Solução para Pisca Dianteiro Direito Defeituoso admin 0 270 23-09-2024, 09:12:51
Última Mensagem: admin

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)